Sou Professor de História no Ensino Médio, Orientador de TCC no Ensino Superior e ministro Oficinas de Práticas Inovadoras para professores da Rede Pública.
Mas acima de tudo, sou um apaixonado por Educação. E foi essa paixão que me fez acreditar na possibilidade de construir alternativas inovadoras para serem aplicadas na sala de aula de qualquer disciplina.
Há cerca de dois anos venho pesquisando sobre educação e propondo possibilidades de uso pedagógico das TICs na “alfabetização” de professores e alunos.
Observando os relatos de professores, pude constatar que muitos não possuem domínio das TICs e os que possuem não utilizam de forma correta. Existe também uma resistência e inacessibilidade muito grande por parte dos professores no que diz respeito ao uso das TICs. Não estou propondo o domínio de Softwares e Hardwares, mas alternativas para que estes professores possam utilizar as TICs na sala de aula com fins pedagógicos.
Por outro lado, temos alunos que, em sua maioria, desde as camadas mais altas às mais baixas têm cada vez mais acesso à tecnologia, mas que infelizmente utilizam de forma desregrada e sem orientação.
Pensando nisso tudo comecei a trabalhar em buscar propostas tanto para professores como para alunos, pois acredito que o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula tem que passar por esses dois atores, enquanto o primeiro é aquele tem a melhor capacidade de aprender e deve, portanto, ensinar o segundo a aprender bem. É esse o grande objetivo, construir conhecimento de forma coletiva e pedagogicamente correta com o uso das TICs.
Comecei então a pesquisar para chegar ao meu objetivo, e a partir daí começaram a surgir alternativas inovadoras para se trabalhar na sala de aula. Primeiramente, passei a produzir paródias e cantava na sala de aula com uso de violão para os alunos, depois fui descobrindo programas para produção de paródias com fundo musical e as transformava em karaokê. Muitos alunos que não tinham PC em casa passaram a solicitar que eu criasse uma forma de eles assistissem no DVD, aí com a ajuda de outro programa, criei a VÍDEO PARÓDIA (ideia minha).
Comecei também a aplicar os Jogos Operatórios do Celso Antunes, os alunos formaram equipes e passaram a competir entre si, construindo conhecimentos, espírito de coletividade e motivação. Mesmo sabendo que era uma atividade competitiva e que alguém teria que vencer.
Mais tarde fui percebendo que toda vez que eu pedia uma pesquisa aos alunos, eles simplesmente copiavam, colavam, imprimiam e entregavam. Não existia nenhuma produção de conhecimento nesse trabalho, eles não aprendiam nada. Então fui atrás e descobri a Metodologia Webquest, em que as pesquisas são feitas na internet de forma orientada e, tanto professores quanto alunos têm papel de autoria e produção de conhecimento.
O uso do cinema também foi outra opção, mas de forma diferenciada. Além de assistir e discutir filmes, eles criavam, editavam e relacionavam a produção com outras fontes.
Os resultados foram os melhores possíveis, meus alunos tiveram aumento de rendimento e as aulas ficaram mais dinâmicas e atraentes.
Passei então a desenvolver oficinas de práticas inovadoras na sala de aula para professores da Rede Pública em minha cidade, Parnaíba no Piauí.
Mas eu achava que ainda estava faltando algo, eu precisava de um espaço para partilhar minhas práticas para outros professores de todo o país e disponibilizar conteúdos para os alunos. Foi aí que surgiu o Blog O Historiador.
Além de todas as práticas citadas anteriormente passei a produzir games educativos, slides, vídeo paródias, resumos, chat, quiz e muitos outros conteúdos para alunos e professores disponibilizados de forma gratuita.
Atualmente venho recebendo muitos elogios e solicitações de conteúdos de pessoas de toda parte do país. O Blog O HISTORIADOR, foi uma ideia que deu certo.
Espero que este meu relato possa servir de estimulo e exemplo para outros professores do Brasil, pois acredito que de forma colaborativa e inovadora poderemos alcançar resultados magníficos na educação.
Aguardo uma visita de todos no Blog O Historiador, enquanto isso estarei fazendo a minha parte, pesquisando e contribuindo para a melhoria da qualidade de nosso ensino.
*Francisco Antonio Machado Araujo, tem 29 anos e é conhecido por Professor Chiquinho. Nós o conhecemos pelo Orkut. Você já participa de nossa comundade? Clique e conheça.
Categoria: Ensino Médio; Educadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.