16 de mai. de 2010

O que as escolas não ensinam...?

Bom dia Senhor Carlson

Em continuação da matéria “Causa da riqueza e miséria das pessoas”‏, postado por Blog do Pessoa na data de 27/04/2010 às 13:00, ministramos especialmente para a classe estudantil alguns conselhos que Bill Gates - um dos mais sucedidos e famosos homens do planeta - ditou em uma conferência numa Universidade sobre 11 pontos que os estudantes não aprenderiam na escola. Ele falou sobre "como a política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem conceito da "realidade", e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.

Regra 1: A vida não é fácil. Acostume-se com isso.

Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa de útil por ele (o mundo) antes de aceitá-lo.

Regra 3: Você não vai ganhar vinte mil dólares por mês assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com um carrão e um telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter seu próprio telefone.

Regra 4: Se você acha que seu pai ou seu professor são rudes, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avôs tinham uma palavra diferente para isso. Eles chamavam isso de "oportunidade"

Regra 6: Se você fracassar não ache que a culpa é de seus pais. Não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por terem de pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de tentar salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente arrumar o seu próprio quarto.

Regra 8: Sua escola pode ter criado trabalhos em grupo, para melhorar suas notas e eliminar a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar para ficar de DP até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola está despedido... RUA! Faça certo da primeira vez.

Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre férias de verão e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: TELEVISÂO NÂO É VIDA REAL! NA VIDA REAL, AS PESSOAS TÊM QUE DEIXAR O BARZINHO OU A BOATE E IR TRABALHAR.

Regra 11: Seja legal com os CDF´s - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. “Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.”

Por Carlson Pessoa

5 comentários:

  1. Sr.Josef Anton, concordo plenamente com seu pensamento e admiro-lhe por suas colocações onde tem um visão educativa. Nossas escolas(publicas e privadas) acostumam os futuros cidadãos a uma vida mediocre, não aceitando aquilo que é conduta para toda e qualquer pessoa. Sabemos que o Terceiro Setor, muito deles faz da sua sociedade dependentes de sobrevivencia. Eu, aos treze anos já trabalhava, e procurei desafiar meus limites em busca de conhecimentos, pois de familia muito pobre consegui meu espaço na vida profissional, e com um ponto favorável: não fiquei devendo favores a quem quer seja, principalmente os politicos. Toda minha formação educacional veio do ensino público. Por isso não aceito que pessoas com o mesmo espaço fisico vivam na vida de pedinte.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Senhor Anônimo de 16 de maio de 2010 15:03.
    O seu bom exemplo constitui o melhor e mais eficaz sistema de educar seus filhos.

    ResponderExcluir
  3. O Josef deveria fazer o concurso pra professor do município, teria várias vantagens:
    1 - Ia poder prestar seus ensinamentos pra nossas crianças;
    2 - Ia encher o saco do Zé Hamilton, agora como servidor público reivindicando seus direitos (vixe);
    3 - O Josef iria estar fazendo alguma coisa produtiva;
    4 - Ele poderia dar aulas de religião nas escolas primárias (hahaha).

    ResponderExcluir
  4. Sr.Josef, o anônimo do dia 17/05 com certeza é uma pessoa sem conhecimento e que seus comentarios de nada serve, ensinar uma pessoa, reivindicar os direitos é algo que qualquer pessoa pode fazer. Para ensinar não precisar ser professor, e só há reivindicação de direitos se algo não vai bem. O grande mal disso tudo é a chamada mão invisivel(Estado) que assume uma responsabilidade o qual não tem capacidade para desenvolvê-la. Em uma sociedade democrática, o ensino de religião é ensinado de forma direcionada, ou prega-se o catolicismo ou protestantismo. E as outras denominações, como fica? E a CF, não dá o direito do livre pensar, agir e professar sua fé? E o que é ser produtivo:trabalhar de CTPS assinada, não é assina que o MTE a mão de obra. Posso ser produtivo contribuindo ensinando a sociedade a não jogar lixo em lugares impróprios, reaproveitar aquilo que muitas vezes é jogado fora. É saber que agredindo a natureza, causo um efeito devastador no ecossistema, e por aí vai.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo.
    Talvez você não saiba, mas as escolas públicas não ensinam religião. Apenas as particulares lecionam essa disciplina, obviamente que sendo uma escola de formação protestante ou católica elas não irão ensinar candomblé ou budismo. Se existem muitas escolas protestantes ou católicas, obviamente que isso ocorre porque são as maiores religiões do país, e se as outras não possuem escolas, problema delas, os católicos ou protestantes não têm culpa disso.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...