Há semanas, o abastecimento de leite Delta vem sendo feito de forma irregular em Teresina. Era o alarme de que algo não ia bem com a cooperativa de laticínios Delta, sediada em Parnaíba e cujos produtos são consumidos em larga escala na capital. Mas a situação é mais grave do que se possa imaginar. A cooperativa está, na verdade, agonizando.
A Delta foi fundada nos anos 1970, no primeiro governo Alberto Silva, e deu um impulso significativo ao desenvolvimento da bacia leiteira do Norte do Piauí, ao longo de décadas. Porém, a sua situação, hoje, é de penúria e ela caminha para o inevitável fechamento dentro de pouco tempo, se não for socorrida.
Com capacidade para produzir 80 mil litros de leite pasteurizado, a cooperativa só produz hoje 4 mil litros. Ela poderia gerar 3 mil empregos, mas tem apenas 104 funcionários, que estão com os salários atrasados há três meses. A indústria, abastecida por pequenos produtores, encontra-se atolada em dívidas, que totalizam mais de R$ 10 milhões.
O ex-prefeito Sílvio Mendes foi ontem a Parnaíba e fez uma visita à cooperativa. Conversei com ele pelo telefone. O ex-prefeito ficou apreensivo com a situação da cooperativa. Segundo ele foi informado, muitos produtores estão vendendo as matrizes, por falta de pagamento, com um sério risco para toda a bacia leiteira da região.
Sílvio Mendes disse que, quando foi presidente da Fundação Municipal de Saúde, só a Prefeitura de Teresina comprava 2 mil litros de leite da cooperativa, para o Programa "Leite é vida". Depois de conversar com diretores e empregados, ele lamentou que a cooperativa tenha chegado a esta situação.
Nos últimos anos, a cooperativa Delta vem enfrentando problemas também na Justiça, na disputa pelo seu comando. Isso tem abalado a sua gestão. Outro problema que agravou a situação, foi o rompimento da barragem de Algodões, no ano passado. Muitas fazendas foram atingidas, havendo morte de animais e perda de pasto.
Na situação em que se encontra, a Delta está tirando leite de pedr
É óbvio que as arrogantes e incompetentes administrações, com o ápice da atual, inevitavelmente levará ao fechamento da Delta. É uma questão de dias. A empresa gasta mais que arrecada há muito tempo, seus gestores acham que é o Estado (no seu todo) que tem que resolver os problemas de má gestão, os associados esperam em berço esplêndido uma solução que não chegará, a sociedade não tem consciência da sua importância e todos que passaram por lá querem tirar uma beirada, inclusive essa diretoria que só quer se promover politicamente.
ResponderExcluirPODEM ENCOMENDAR A LÁPIDE COM AS INCRIÇÕES "AQUI JAZ A DELTA"
ResponderExcluir