O preço das passagens aéreas ficou, em fevereiro, no menor nível desde janeiro de 2002, quando teve início o levantamento feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O passageiro pagou, no mês, R$ 0,37 por quilômetro voado ("yield tarifa'), queda de 10,7% ante janeiro. Na comparação com fevereiro de 2009, a redução foi de 26,6%.
A retração ocorre mesmo com um aumento da demanda pelo transporte aéreo, que cresceu 43% no segundo mês em relação ao mesmo período de 2009.
A tarifa média desses voos foi de R$ 253,71, o que representa queda de 28,4% ante fevereiro de 2009 e de 16,8% sobre janeiro deste ano
Os indicadores de "yield" e de tarifa média, que começaram a ser divulgados pela Anac no ano passado, são feitos com base em informações fornecidas pelas companhias. Eles levam em conta apenas o preço pago pelo consumidor comum. As tarifas especiais para empresas ou de fretamentos turísticos não entram na conta.
Para permitir a comparação, os valores são atualizados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Os indicadores diferem do "yield" que consta no balanço financeiro das companhias abertas e que engloba todas as receitas.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.