FIZ ESTA DENUNCIA A QUASE UM MÊS, E OBSERVEI QUE APENAS DOIS SITE FIZERAM INTERESSE DE DIVULGAR. POREM NENHUM PROCUROU OS ORGÃO COMPETENTE PARA SABER SE ALGUM MEDIDA FOI OU ESTÁ SENDO TOMADA.
O problema ainda continua
Recebi uma resposta da ANVISA por telefone e e-mail onde diz: que quem deve tomar providencia quanto a esse caso é a vigilância do município, mas como se posso denunciar se o próprio chefe da vigilância sanitária tem uma empresa de dedetização?!!!!!!
Fiz uma listagem dos principais site,portal, tv e blogg e estou pedindo de vocs o apoio na denuncia
Acredito na impressa e sei que está irresponsabilidade será combatida.
Abaixo o mesmo texto da denuncia anterior
ESTÃO COLOCANDO VENENOS SOBRE OS ALIMENTOS E POR TODA A CIDADE E NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO
Estive no mercado publico da caramuru, aqui na cidade de Parnaíba e observei um crime a saúde da população parnaibana.
Vi com os meus próprios olhos alguns feirantes que não tem o menor senso e responsabilidade quanto a atitude de chegar a permitir um desconhecido aplicar venenos sobre frutas e verduras.
Explicando melhor: vi um senhor chegando com uma dessas bombas de dedetização na costa, apenas de bermudas, camiseta cavada e tênis ofereceu o serviço para acabar com as baratas, ratos e moscas que tanto atormentam os feirantes; cobrou 15,00 por banca (alegando que é arriscado o serviço e o produto é caro) , os donos de algumas banca resistirão mais acabaram aceitando. E ele começou a borrifar veneno com um fedor muito forte (insuportável), por todos os lados, inclusive sobre algumas fruta e legumes. Ao terminar pediu que na comentasse para os responsáveis do mercado e para os clientes e passou para o outro galpão. Fiquei horrorizado com esta ação, desistir das compras, onde fui direto para casa com um mal está e com a consciência pesada por não fazer nada. No caminho de casa fiz um promessa pra mim mesmo que eu iria denunciar; fiz também pra mim mesmo várias perguntas:
A onde está a fiscalização?
Cadê a vigilância sanitária?!
Cadê a secretaria de saúde?
Cadê a Doutora Ivanete e o Inaldo da Vigilancia?
Cadê a prefeitura e os outros órgãos competentes que não fazem alguma coisa?
Se o serviço é de uma empresa, quem são os responsáveis?
Quantos fazem estes serviços clandestinamente em nossa cidade?
E o principal a onde fica a nossa saúde????????
Revoltado fui buscar uma forma de denunciar esta irresponsabilidade, este envenenamento de nossos alimentos.
comentei com um vizinho meu, o mesmo disse já esteve trabalhado neste ramo em Fortaleza, onde ele informou que no ceará este serviço é bastante fiscalizado e quem trabalha deve fazer uns cursos, deve estar também legalizado, deve usar uns equipamentos de proteção como mascara, roupas próprias para os serviço e ainda ser supervisionado por uma pessoa formada, que se responsabiliza pelos serviços e venenos usados.
No Ceará, todas as vendas, o uso dos venenos e o controle dos vasilhames são fiscalizado pelo prefeitura, governo do estado; não existindo clandestinos porque a vigilância sanitária faz propaganda para conscientizar os moradores e empresários.
Então eu e meu vizinho (que pedir para não ser revelado o seu nome) tomamos uma iniciativa, buscando fazer um levantamento de quem dedetiza na cidade de Parnaíba.
Descobrimos varias empresas e pessoas clandestinas. Que essa lista sirva para os órgãos competentes tomarem algumas providencia.
São eles:
Clinica Veterinária Animais e companhia (localizada na av. são Sebastião) além dos serviços de veterinárias faz dedetização em Parnaíba e Luiz Correia.
Dedetizadora FAPSSA com sede na rua desembargador Sales – bairro nova Parnaíba, atende a maioria das clinicas da cidade.
Protecta S. Ambiental ltda. – é de Sobral no Ceará, não tem sede em Parnaíba; e tem uma pessoa que arruma os serviço nas empresas, hospitais, industrias onde vem uma pessoa por mês despeja venenos na nossa cidade sem nenhuma fiscalização.
Agro Expansão - empresa nova, funciona na Av. São Sebastião, parece que atende toda as cidades região. é formado por umas pessoas da universidade.
Flávio Dedetizador ou Flávio do veneno – fui informado que ele é funcionário da antiga SUCAM, reside e guarda os venenos na rua Osvaldo cruz, quadra:05; casa 022 próximo a um frigorífico.
Ricardo Sousa dedetizador (vigia da UESPI) reside na rua James Clack, 620 próximo a escola arco Iris.
Antonio Moreno dedetizador – mora na rua Belarmino Pires, numero 400 no bairro Reis Veloso em Parnaíba, trabalha clandestinamente.
Edson dedetizador – não encontramos o endereço do mesmo, só o telefone de contato 3322-3339 / 9466-6485 trabalha clandestinamente a muito tempo.
Clivet e CIP do Dr. Inaldo da vigilância sanitária de Parnaíba , atende em um escritório na avenida são Sebastião próximo ao mercado de Fátima. Faz dedetização em Parnaíba e região.
Dedetizadora Carioca – fomos informados que esta empresa é de João Pessoa e não tem sede em Parnaíba. Mais faz dedetização clandestina por toda a cidade.
Dedetizadora Sobral – anda com um carro visitando de porta em porta, (residências, comercio, padarias, etc) e não tem sede em Parnaíba. Detalhe, comercializa veneno diluído nas casas.
Kasinsetos – é de Teresina, não tem sede em nossa cidade e são eles que fazem a dedetização da prefeitura de Parnaíba nos postos de saúde, mercados, escolas e outros.
Dedetizadora Control System é de João Pessoa na Paraíba e tem endereço na rua continental, 241 no bairro rodoviária em Parnaíba.
Extinseto - é de Teresina, não tem sede em nossa cidade.
Mata inseto de fortaleza – não conseguimos informações.
Portanto a exemplo do senhor Alemão que mora na avenida são Sebastião, NÃO DEVEMOS FICAR CALADO E EXIGIRMOS PROVIDENCIAS.
JOÃO BATISTA DE ARAÚJO OLIVEIRA
Militar aposentado.
Parnaíba - PI
A maioria dos venenos aplicados são de uso proibido e nenhuma dessas empresas ou pessoas estão habilitadas. A denúncia procede, é real, o fato é antigo, mas não tem ação nenhuma. É raposa tomando conta de galinheiro e aí não tem jeito.
ResponderExcluirUma barata pode trazer uma giárdia que se cura com um vermífugo. Resíduo de veneno pode trazer um câncer agressivo e que não tem cura.
Prezado Senhor João Batista de Araújo Oliveira. Para que seja perscrutada e apurada a sua denúncia, enviamo-la pelo ofício nº. D-029-2010 de 11 de março de 2010 aos órgãos públicos competentes, como o Ministério Público e a Prefeitura, por exemplo.
ResponderExcluirConfere pelos seguintes processos protocolados na Prefeitura: 2010/4160: 2010/4163 a 4165. Abraço.