Blog do Pessoa: Lideranças populares do PT vão desaparecer


29 de mar. de 2010

Lideranças populares do PT vão desaparecer

É o que vai acontecer com as lideranças populares criadas a partir da ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder, caso o presidente Lula não faça um sucessor. Toda esta máquina ideológica que demorou trinta anos para se ver conhecida corre um sério risco de ficar paralisada.

Para o país e sua dinâmica social e política, independente de quem venha a ser o próximo presidente, é como se fosse o solavanco em cima de um caminhão, onde as pessoas e a bagagem ficam desajeitadas por um bom pedaço de tempo.

Para quem estuda a formação dos movimentos sociais e conhece as dificuldades de se criar lideranças a partir de uma sociedade sem cultura política há de se enriquecer ainda mais com este quase atual exemplo brasileiro. O que vai acontecer, repito, com o enfraquecimento e até a extinção das lideranças é todo um desmonte de programas sociais, que bem ou mal, hoje assistem a população mais carente. Para ser mais próximo da realidade, seria igual à destruição de uma ponte.

Neste momento deve causar preocupação uma derrota de Lula para a oposição. Toda a base de líderes formada nos campos e nas cidades tende a desaparecer caso ele não faça seu sucessor. Todo um elenco de medidas até então tomadas pelos programas sociais deve perder velocidade. Com isto, a criação de um canal de comunicação entre os políticos e a população volta a ser o cabo eleitoral e a empatia entre as duas partes não será mais automática. Explicando melhor, deixa de funcionar na prática a ideologia e volta o clientelismo.

Porque a oposição ao governo do presidente Lula não é oposição ao presidente Lula. É a oposição pura e simples de tudo o que está sendo desenvolvido ou em alguns casos, aperfeiçoado. A oposição nunca vai permitir um avanço das camadas sociais mais baixas, de ver os trabalhadores do campo e das cidades dialogando e participando, dando palpites em projetos ou sendo recebidos e até agraciados pelo presidente da República.

Naturalmente que não está nos sonhos da oposição, a formada e a que se está formando, continuarem a conviver com o MST, invasões de fábricas, as greves prolongadas, as rebeliões em presídios, a facilidade de concessões disto ou daquilo, a corrupção no serviço público e um sem tamanho de coisas que, acha a oposição, foram criadas no governo do presidente Lula. Também há de se observar um grande preconceito social pelo presidente e seus amigos de base do PT.

Alimentada pela chamada “grande imprensa” do Rio de Janeiro e São Paulo, esta oposição nunca se conformou com a ascensão de uma categoria social, a expectativa de elevação de seu padrão de vida e mais ainda, a imensa popularidade do presidente. O certo é que estas lideranças, formadas dentro do movimento operário e no campo, que praticamente formaram a base do governo de Lula, tem dois caminhos a partir de agora: ou desaparecem de vez ou migram para outras siglas.

Por Pádua Marques/proparnaiba

5 comentários:

  1. A maioria do povo brasileiro é virtualmente escrava
    O problema atual do Brasil é que o povo não tem consciência do caráter ilimitado da criatividade da pessoa humana. Lá se vê uma imensa classe pobre preguiçosa, sem criatividade, vagando sem destino, acreditando que é educada.

    O carry trade parece um desfile de caixões. Eles te levam quando tudo acaba. Não se tem um propósito na vida. Ou seja, o brasileiro típico, composto pelos pobres, está condenado a ser, nada mais que um carregador, sem outro objetivo na vida que carregar as tralhas do patrão. A maioria da população do Brasil, é virtualmente escrava. Um país que manteve a escravidão negra até por volta de 1880.

    Porém, alguns dizem que o Brasil é um grande país. Sim, é grande em tamanho, com algumas grandes riquezas, mas o tratamento dado ao povo não é invejável.

    Repare as ruas do Rio de Janeiro. Olhe as ruas de suas principais cidades. O que se vê? Crianças – pequeninas – pelas ruas, com facas de todos os tamanhos e cacos de vidro, assaltando e matando. Crianças pequenas, em bandos como gafanhotos, rondando as ruas. Ninguém se atreve a sair na rua em determinadas áreas sem tomar algum tipo de cuidado ou proteção, mesmo no que eles chamam de “vizinhanças do hotel”. Ninguém ousa passar desses limites. É um pesadelo! Isso é país?

    Qual é a causa? Essa situação provém de um grupo privilegiado, que, como tiranos sem criatividade, governa esmagando o povo, não o considerando humano, nem que sua humanidade reside na criatividade potencial que eles têm, pois se esta fosse desenvolvida, teriam uma existência humana infinita, num universo ilimitado.

    O que se pode dizer a um povo desse tipo, que não tem tal consciência? Apenas que ele está corrompido. Essa é a questão. Estamos lidando com uma sociedade cujo povo não tem consciência dos direitos elementares inerentes à vida.
    Por Lyndon LaRouche. Fonte: O POVO.

    ResponderExcluir
  2. Texto inutil esse do Padua marques, parece mais um apelo de quem está agarradinho ao cargo dado pelo PT(morrendo de medo de ficar sem). Quanto ao assistecialismo social, nem pra isso o governo do Pt tem competencia, pois se vc não lembra foi criado no governo FHC (bolsa escola), então resumindo tudo esse Pt só veio pra beneficiar tão somente a petezada a apaniguado e sò nego véio.

    ResponderExcluir
  3. Padua Marques o meu medo é só de uma recaida sua pela branquinha (fubuia)depois que acabar a mamata petista. Seja forte meu caro, o mundo politico é mesmo uma roda gigante!!!

    ResponderExcluir
  4. Ô Pádua! Que texto triste é esse!? Tá parecendo mais uma tragédia Grega! kkkkkkkk! Você está com medo de perder as regalias dadas pelo PT? Saiba de uma coisa: os dias do PT no governo do estado e na presidência da república estão com os dias contados! Já chega de tanta imcompetência dos governos desse partido!

    ResponderExcluir
  5. GRAÇAS A DEUS ESTA CHEGANDO AO FIM. CONHEÇO GENTE DO PT QUE NÃO TINHA NEM O QUE COMER E HOJE TEM DOIS APARTAMENTOS EM TERESINA DOIS CARROS ZERO E AINDA ZOMBA DE QUEM COMPRA CARRO A PRESTAÇÃO. O LEITINHO DA VACA VAI SECAR CAMBADA, QUERO VER AGORA ONDE VOCÊS VÃO MAMAR. ACABOU AS VIAGENS DE AVIÃO E PASSEIOS NO MAR.
    ACABO OOU OOOU, A CA BÔ!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...