Estive no mercado publico da caramuru, aqui na cidade de Parnaíba e observei um crime a saúde da população parnaibana.
Vi com os meus próprios olhos alguns feirantes que não tem o menor senso e responsabilidade quanto a atitude de chegar a permitir um desconhecido aplicar venenos sobre frutas e verduras.
Explicando melhor: vi um senhor chegando com uma dessas bombas de dedetização na costa, apenas de bermudas, camiseta cavada e tênis ofereceu o serviço para acabar com as baratas, ratos e moscas que tanto atormentam os feirantes; cobrou 15,00 por banca (alegando que é arriscado o serviço e o produto é caro) , os donos de algumas banca resistirão mais acabaram aceitando. E ele começou a borrifar veneno com um fedor muito forte (insuportável), por todos os lados, inclusive sobre algumas fruta e legumes. Ao terminar pediu que na comentasse para os responsáveis do mercado e para os clientes e passou para o outro galpão. Fiquei horrorizado com esta ação, desistir das compras, onde fui direto para casa com um mal está e com a consciência pesada por não fazer nada. No caminho de casa fiz um promessa pra mim mesmo que eu iria denunciar; fiz também pra mim mesmo várias perguntas:
A onde está a fiscalização?
Cadê a vigilância sanitária?!
Cadê a secretaria de saúde?
Cadê a prefeitura e os outros órgãos competentes que não fazem alguma coisa?
Se o serviço é de uma empresa, quem são os responsáveis?
Quantos fazem estes serviços clandestinamente em nossa cidade?
E o principal a onde fica a nossa saúde????????
Revoltado fui buscar uma forma de denunciar esta irresponsabilidade, este envenenamento de nossos alimentos.
comentei com um vizinho meu, o mesmo disse já esteve trabalhado neste ramo em Fortaleza, onde ele informou que no ceará este serviço é bastante fiscalizado e quem trabalha deve fazer uns cursos, deve estar também legalizado, deve usar uns equipamentos de proteção como mascara, roupas próprias para os serviço e ainda ser supervisionado por uma pessoa formada, que se responsabiliza pelos serviços e venenos usados.
No Ceará, todas as vendas, o uso dos venenos e o controle dos vasilhames são fiscalizado pelo prefeitura, governo do estado; não existindo clandestinos porque a vigilância sanitária faz propaganda para conscientizar os moradores e empresários.
Então eu e meu vizinho (que pedir para não ser revelado o seu nome) tomamos uma iniciativa, buscando fazer um levantamento de quem dedetiza na cidade de Parnaíba.
Descobrimos varias empresas e pessoas clandestinas. Que essa lista sirva para os órgãos competentes tomarem algumas providencia.
Por Joao Batista Silva
E o cancer que isso pode causar?
ResponderExcluirNossa q coisa seria,isso é muito serio, estou abismada com tamta iresponsabilidade, + na hora da prefeitura mandar seus cobradores lá pro mercado todo dia em todas as bancas ele não esquece, e quando o feirante ñ tem naquele momento o dinheiro, esses ditos cobradores ficam reclamando,falando alto fazendo constragimento com o dono da banca, isso é um absurdo.
ResponderExcluirSabe o q eu acho, ñ deveria se passar quantro anos para se elger outro politico, pois quando chega os finalmente de cada um, ai é só robalheira ISSO É UMA VERGONHA!!!!!
Acredito em tudo que vc falou!!! A vigilância sanitária só pensa em visitar restaurantes!!! e preencher papel, agora fiscalizar espetinho no meio da rua, treiler que lava copo dentro da bacia, feirante que colcoa a mão na carne depois de pegar no dinheiro, as carnes que ficam penduradas a madrugada toda e etc, Este trabalho ela não faz!!!!
ResponderExcluirConstatamos com fortes indícios que a cidade de Parnaíba apresentaria um aspecto muito melhor se tivéssemos promotores de justiça no Ministério Público Estadual que cumprem seus deveres funcionais, em vez de omitir as denúncias ministradas.
ResponderExcluir