Bom Jesus:Dessa vez a vítima estava internada no interior do Piauí. O caso acordou a população para o risco.
Uma mulher grávida de seis meses faleceu ontem à noite no Hospital Regional de Bom Jesus (a 632 quilômetros de Teresina) com suspeita da gripe H1N1. É o terceiro caso de óbito suspeito da nova gripe no Piauí. A mulher, de 35 anos, chegou por volta das 10 horas e faleceu às 20 horas.
Segundo a diretora clínica do Hospital, a médica Regina Áurea do Monte, a grávida sentia febre alta e tossia muito há pelo menos cinco dias, depois de ser atendida no posto de saúde e na unidade básica, ela foi encaminhada para o hospital regional, com uma crescente falta de ar.
“A sua dispnéia (falta de ar) era crescente e a febre não baixava, mas não podíamos transferi-la para Teresina com o quadro instável. A evolução do quadro foi muito rápida. Em menos de 12 horas ela veio a óbito”, explicou a médica.
A suspeita da gripe surgiu quando foram descartadas outras doenças como cardiopatia e pneumopatia. “Foram recolhidos peças do pulmão dela ainda ontem e enviados hoje para Teresina, para serem analisados”, destacou a diretora clínica, que será encaminhado para o Hospital Adolfo Lutz em São Paulo.
A família da grávida também está sendo monitorada por profissionais de saúde.
Caso deixou cidade em alerta:
A médica admite que o caso deixou todo o hospital e a população de Bom Jesus em alerta. “Não tínhamos nenhum suspeito até então, e aparecer um caso com uma evolução para o óbito tão rápido deixou não só o hospital, mas como toda a população em alerta. Acordou a equipe de saúde para um risco que é real e pode estar próximo”, declarou a dra. Regina do Monte.
Na tarde de ontem, o governador Wellington Dias decretou estado de emergência para a nova gripe no Estado.
Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:
Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio
Caroline Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.