9 de fev. de 2010
Wilson cresce e JVC recua, diz pesquisa
Sondagem do Instituto Jales mostra que vice-governador tem menor rejeição entre todos os pré-candidatos ao governo
Faltando pouco mais de um mês para a definição do candidato da base aliada ao governo do Estado, o vice-governador Wilson Martins (PSB) ganha força na corrida pelo Palácio de Karnak. É o que indica a nova pesquisa de opinião pública, realizada pelo Instituto Jales, publicada hoje pelo Diário do Povo e o Portal 180 Graus.
A pesquisa foi realizada entre 29 de janeiro e 6 de fevereiro, ouvidos 1.070 votantes em 45 municípios. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de apenas 2,9%. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, conforme exigência da legislação que regula a campanha deste ano.
Segundo a pesquisa, Wilson nunca esteve tão próximo de João Vicente Claudino (PTB) na intenção de voto estimulada e supera o senador na intenção espontânea. Já o candidato do PT, Antonio José Medeiros, também cresce, mas divide com Claudino a posição de mais rejeitado. No caso de Medeiros, a rejeição é superior à intenção de voto.
De acordo com a pesquisa Jales-Diário do Povo-180 Graus, o maior índice de intenção de voto cabe ao prefeito Silvio Mendes (PSDB), que concentra a preferência da oposição. Na espontânea, Silvio Mendes tem 12,9% da intenção. Contados só os pré-candidatos, Wilson é o segundo na geral e o primeiro da base aliada, com 7,5%. Depois vêm João Vicente (6,8%), Antônio José (4,9%) e o peemedebista Marcelo Castro (1,6%). Wellington Dias, que não pode ser candidato ao governo, é citado por 8,23% dos entrevistados. Vários outros nomes são lembrados, mas nenhum alcança sequer meio por cento de intenção.
Na estimulada, outra vez o prefeito de Teresina lidera com 31,8% de intenção. Os governistas somam 54,48% das intenções de voto. O primeiro da base é João Vicente (20%), seguido de Wilson Martins (14,8%), Antônio José Medeiros (13,8%) e Marcelo Castro (5,7%). A pesquisa Jales reafirma a tendência de queda do senador, já apontada por outras sondagens. E de crescimento do vice-governador Wilson Martins, que também aparece com o menor índice de rejeição entre todos os postulantes ao governo.
A sondagem do Instituto Jales relacionou entre as opções para o governo o nome do procurador municipal Ivaldo Fontenele. Ele não é citado na espontânea e alcança 0,37% na estimulada. Por outro lado, sua rejeição é de 14,48%, a terceira maior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.