6 de jan. de 2010
Zózimo Tavares: Turismo insustentável no Piauí
1. Com o título acima, recebi do médico Franck Janes Paula Lira: “O que constatei no litoral piauiense, passando por Luis Correia, Barra Grande, Barrinha e Cajueiro da Praia (sede) na última semana de 2009, é dígno de uma matéria jornalísta extensa, crítica e de intervenção do Poder Público, ainda muito tímido e passivo no que diz respeiro à promoção e desenvolvimento de nosso potencial turístico, que não pode se limitar à pulverização de placas “para inglês ver”, ou para qualquer turista jamais ver, como uma placa DESOVA DE TARTARUGAS, em Barra Grande com barracas de camping e de bares se instalando ao lado. Parte da Praia de Atalaia, mais parece um lixão abandonado, na Praia do Coqueiro, esgotos e valas a céu aberto ao lado de entrada de restaurantes, em Barra Grande, desrespeito ao meio ambiente, com veículos circulando pelas praias e turistas desconsiderando áreas de preservação de tartarugas, além de “gringos” e nativos (alguns menores e sozinhos) praticando kitesurf sem área demarcada, trazendo problemas para as colônias de pescadores, que perdem espaço para atividade pesqueira, bem como para banhistas e amantes de caminhadas, com fios dos kites subindo e descendo, com risco de lesão física com o impacto. Ouve-se de vários membros respeitáveis da comunidade a preocupaçao com a proliferação das drogas e da prostituição infantil, com a imigração e exploração sem controle deste potencial. Acrescenta-se também a sistemática falta de energia elétrica, diária, de Barra Grande a Cajueiro da Praia, com grande perda de produtos perecíveis para panificadoras, restaurantes, bares e comércio em geral. Ainda estamos no “Piauí Colônia”. Esperamos mais ação e menos placas”.
2. Do secretário municipal de Turismo de Luís Correia, Alcide Filho, ontem: “Tenho plena convicção de que acima de 30 mil turistas teremos dificuldades”. A afirmação do secretário foi a propósito da série de problemas que a cidade apresentou durante o final do ano. Foram registradas falta de energia elétrica, água, combustível e até mesmo dinheiro nos caixas eletrônicos.
É isso, então: os turistas é que foram os culpados pelo caos no litoral piauiense, na passagem do ano. Eles bem que poderiam ter escolhido outro destino!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Deveriam ter escolhido outro destino, sim, como por exemplo: Angra dos Reis, de preferência nas pousadas da Ilha Grande... Gente, esta turma que faz crítica sistematica ao nosso litoral já é conhecida, é toda oposição, não ajuda em nada e só quer atingir os atuais governantes para tirar dividendos políticos. Infelizmente, é isso aí. Reconheço nossas deficiências, mas, não é com críticas desse tipo que iremos
ResponderExcluirviabilizar nosso litoral.