A revista - Referência - Produtos de Madeira do mês de dezembro de 2009, que trata de construção, engenharia, arquitetura, design, paisagismo e decoração, traz interessante matéria com o arquiteto parnaibano Tothe Ibiapina.
Tothe é referência no estilo de construção praiana utilizando produtos naturais em suas construções.
Veja matéria na íntegra!
Casamento perfeito: simplicidade praiana e responsabilidade ambiental
Nada melhor do que uma casa nova, ainda mais quando ela é construída “sem culpa”, ou seja, respeitando a natureza. Se espaços urbanos também fossem projetados seguindo este conceito, seria praticamente a realização de um sonho para os defensores da causa. Aos poucos a sociedade está se alertando para esta necessidade e temos como exemplo, a utilização do etanol como combustível, a separação do lixo e o uso de papel reciclado.
Na construção civil, os cuidados com o meio ambiente também são notáveis, porém de modo mais lento. Hoje em dia a madeira utilizada nas obras já provém de áreas de reflorestamento. Os acabamentos, como pisos, janelas e portas também carregam selo de certificação que comprovam a maneira ecológica de trabalhar a madeira.
E já que estamos falando em cuidados com o meio ambiente, um ótimo exemplo desse trabalho na construção civil vem do estado do Piauí. O arquiteto Tothe Ibiapina, desenvolve projetos inovadores buscando a sustentabilidade em casas, pousadas, espaços públicos, resumidamente em todos os ambientes em que o ser humano convive. São as conhecidas construções ecossustentáveis. Tothe Ibiapina acredita que é preciso reverter o impacto da construção civil ao meio ambiente utilizando componentes naturais. “A utilização dos produtos naturais é mais do que estilo de projetar obras arquitetônicas, é uma opção de vida. Além disso, está cientificamente comprovado que os produtos naturais agridem bem menos o meio ambiente”, declarou.
Segundo Ibiapina, o mercado e a sociedade estão exigindo dos profissionais de todas as áreas, uma atitude de maior respeito ao meio ambiente. “A construção de taipa de mão, coberta com palhas, renasce admirada e procurada por pessoas com consciência ambiental. É claro que as técnicas evoluíram e hoje, podemos contar com opções diversas de materiais e acabamentos que permitem um visual muito mais arrojado que antigamente além de maior durabilidade”, explica.
O arquiteto piauiense utiliza nos projetos produtos de fibras naturais, como o algodão, cerâmica, couro, palhas de carnaúba e piaçava, talos de palmeiras como: carnaúba de coco de babaçu e coco da praia. Além da taipa, grande paixão de Ibiapina, estes materiais podem ser, para algumas pessoas, sinônimo de retrocesso, mas para o arquiteto é a junção de recursos tecnológicos e naturais. “São nas coisas mais simples que está o sentido da vida. Portanto, projetar, produzir e consumir de forma consciente contribui para o presente e o futuro do planeta”, avaliou.
A madeira utilizada em seus projetos é apresentada com muita criatividade e evidência, além de todas possuírem licença ambiental, concedida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Tothe Ibiapina acredita que a preocupação com o meio ambiente no momento da construção é o futuro da arquitetura. “Pensar o espaço construído só é possível com o entendimento do espaço natural, assim é possível projetar o futuro e medir as conseqüências, afinal, é no futuro que existe a obra concluída, assim como o impacto causado na cidade e nos habitantes”.
Veja mais imagens e projetos do arquiteto Tothe Ibiapina em sua coluna no Proparnaiba www.proparnaiba.com.br/tothe
Imagens cedidas pelo arquiteto Tothe Ibiapina
Por Dora Rodrigues
Muito bom ver minha Barra Grande estampada nos noticiários locais, regionais, nacionais e até internacionais. Nunca imaginei, ao conhecer Barra Grande a uns 10 anos atrás que este lugar seria tâo explorado e valorizado como está sendo, muito bom mesmo ouvir em diferentes locais que este lugar que conheci quando era apenas o que qualquer um chamaria de "interior" , hoje é um verdadeiro paraíso!Lamento pela exploraçâo de forma inadequada que mais cedo ou mais tarde aparecerá, pois a natureza quase intocada da bela Barra Grande, é, de fato, o que tem atraido muitos até o local; Porém me alegro em ver nas visitas constantes que faço até Barra Grande o interesse das pessoas pelo lugar e em ouvir lá, aqui ou em quaquer outro que Barra Grande é o pointe, essas fotos Carlson, sâo apenas uma pequenina demostraçâo do que minha bela Barra Grande tem para oferecer em termos de beleza e tranquilidade. Visitem, divulguem e preservem este paraíso.
ResponderExcluir