Quem não lembra o que aconteceu exatos 12 meses atrás na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Parnaíba quando se formou uma chapa encabeçada por Geraldinho para substituir seu colega Beto Teles a frente do legislativo municipal?
Lembro bem dos vereadores Ronaldo Prado e Reinaldinho declarando na TV Delta que Geraldo Alencar apesar de ter sido o mais faltoso do ano, alegando inclusive problemas de saúde como “stress”, teria mudado sua postura para assumir de fato a cadeira de presidente. Estes mesmos dois edis poucos meses depois estavam indo à mídia para declarar guerra ao então presidente em virtude de uma polêmica em torno de diárias e anulá-lo durante as sessões. Foi montada uma CPI para investigar o caso e tudo não passou de beicinho.
Na mesma época que Ronaldo e Reinaldo lançavam Geraldo, Neto também se declarou como preparado para disputar a vaga, o que gerou divergências internas inclusive dentro do PTB (partido de Zé Hamilton, Beto Teles, Gustavo Lima e Neto) já que estes dois últimos estavam juntos e Beto com Geraldinho, Zé Hamilton se absteve destas questões (certo ele). Neto tinha na bagagem o quinto mandato, o mais votado de seu partido e o apoio dos dois vereadores petistas além do petebista Gustavo. Ainda sim insuficiente, já que do outro lado estavam Geraldinho, Ronaldo, Beto, Evalto Linhares, Gerivaldo e Francisca Neta.
As negociações começaram novamente, dessa vez sem alardes. Enquanto isso o batizado G-4 se tornou G-6. A tática foi simples: negociar no erro do “inimigo”. Do outro lado existiram diversas tentativas de anular os aliados, gente querendo deixar colega de fora dos conchaves e ridicularizar a própria base dentro e fora da câmara. As acusações foram muitas e os alvos também: ladrão, analfabeto, comedor de diária, pavão e outros tantos adjetivos impublicáveis.
O fato é que agora Neto é o nome mais cotado para presidir o legislativo no próximo ano, mas nem tudo é festa para o petebista e seus aliados, a euforia teve seu freio de mão puxado depois de boatos correntes na rádio calçada do legislativo (a única que deveria ser realmente desativada naquela casa) que um dos mais ofendidos com os antigos aliados estaria querendo voltar atrás em troca de dinheiro, fala-se em valores de até 150 mil reais pago em duas vezes (virou mercado, foi?). Os mais próximos do vereador em questão declaram que tudo não passa de blefe da oposição. – É esperar pra ver onde a corda é mais frágil!
Independente de quem será o presidente da câmara no próximo ano, espero que o mesmo tenha o mínimo de visão e reative a assessoria de imprensa, mesmo que não seja através da rádio. Os legisladores precisam entender que desde sempre a população e o legislativo nem de longe estão próximos, apesar de muitos arrotarem em seus discursos que aquela é a casa do povo. De fato é, porém não na prática. É preciso realizar campanhas publicitárias com as ações dos vereadores (e não apenas do presidente em exercício) e suas contas no rádio, TV, impresso e internet. Os vereadores sabem que em Parnaíba existem todos estes veículos de comunicação?
Sorte a quem se apresentar como melhor estrategista, é preciso deixar os gabinetes e se apresentar de forma mais transparente. – A população agradecerá e certamente irá reconhecer, a recompensa vem em forma de votos e da boa imagem adquirida. Isso chama-se investimento a médio prazo de político inteligente!
Por Francisco Brandão
Seu progrma é o melhor programa de jornalismo do rádio parnaibano. É uma pena que só tenha 2 horas de duração quando merecia ter no minino 4, pois 2 horas é pouco diante dos inumeros problemas que tem nossa linda cidade. Ouço seu progrma todos os dias. E parabéns pelo seu Fluminense, sou Flamengo mais adimirei muito a vontade de viver do Fluminense, pois lutar pra permanecer na primeira divisão é como lutar pela vida futebolisticamente falando.
ResponderExcluirUm abraço Cleiton.