17 de dez. de 2009

Conselho fechou curso da UESPI em Parnaíba em 2009


















Eliana Sampaio: cursos não tinham condições de funcionamento


O Conselho Estadual de Educação fechou seis cursos da Universidade Estadual do Piauí este ano por não oferecerem nenhuma estrutura para os alunos. Entre os cursos fechados estão Licenciatura Plena em História no município de São Raimundo No-nato, Letras habilitação em In-glês nos campi de Floriano e Par-naíba e Ciências Biológicas em Floriano e Campo Maior.
De acordo com a professora presidente do Conselho Estadual de Educação, Eliana Sampaio, o caso do curso em li-cenciatura plena em História, no município de São Raimundo Nonato foi devido a carência de professores e por não possuir um plano adequado e específico para funcionar em plenitude. A medida de suspensão serve para que o conselho trabalhe em sua melhoria e volta com qualidade para a população.
"Quando problemas são evidenciados buscamos normatizar a situação", disse a presidente do Conselho, que confirma também a suspensão no vestibular 2010 dos cursos em Letras, habilitação em Inglês nos campi de Flo-riano e Parnaíba e Ciências Biológicas em Floriano e Campo Maior, este último curso, segundo Eliane Sampaio, não possuía laboratórios básicos para realização de aulas práticas.
"Temos um quadro de profissionais qualificados com professores gabaritados com mes-trado e doutorado. Nosso maior entrave tange a estrutura física da instituição", ressalta a professora. Um dos cursos da Uespi que teve destaque na mídia no que diz respeito a avaliação negativa dos acadêmicos foi o de Licenciatura plena em Pedagogia que, com exceção do cam-pus Torquato Neto, em Teresina, foi extinto nos demais campi em que era oferecido.
Para o estudante Juarez Fer-nandes, que abandonou o curso de Licenciatura em Histórica, no campus Torquato Neto, o quadro de professores da Uespi é excelente, mas faltam reparos na estrutura da instituição. "Não tenho o que reclamar quanto aos professores, que, a meu ver, é quem fazem a universidade funcionar através de seus esforços e dedicação, porque a estrutura de livros, salas de aulas e aparelhos deixa muito a desejar", definiu o estudante.
O vestibular 2010 da Uespi teve inscrições abaixo do esperado pela instituição. A redução do número de inscritos pode ser explicada pelos últimos resultados divulgados quanto a precariedade de alguns cursos oferecidos pela instituição. Um exemplo foram as notas baixas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Fonte: DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...