25 de nov. de 2009

Wilson quer agilidade para criação das ZPEs no PiauÍ















O governador em exercício, Wilson Martins, discutiu nesta quarta-feira (25/11), em Fortaleza, a agilização do processo de criação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba e Elizeu Martins. Wilson participou da reunião da Sudene e teve conversa reservada com a direção do Banco do Nordeste (BNB).

Na Sudene, um dos principais pontos da pauta foi a definição das metas para 2010. Nessa questão, Wilson enfatizou o fortalecimento das cadeias produtivas. “É uma preocupação do Piauí, como estratégia de fortalecimento econômico e transformação social”, disse Wilson.

Outro tema em discussão foi o relacionado com a criação das ZPEs. Para o governador em exercício, as Zonas de Processamento de Exportação terão um papel importante na redefinição do perfil sócio-econômico do estado. Tanto que o assunto foi parte, também, da reunião com diretores do BNB.

Wilson foi recebido pelo presidente do banco, Roberto Schmidt, e outros diretores. Um deles, José Ciprião, que é coordenador do ETENE – núcleo de estudos técnicos sobre o Nordeste – estará no próximo mês em Teresina precisamente para discutir sobre as ZPEs.

Nessas reuniões, a preocupação de Wilson Martins foi assegurar condições para que o Piauí leve adiante seu projeto de desenvolvimento. “Temos um projeto definido. E, nele, algumas ações são fundamentais, entre elas o fortalecimento dos arranjos produtivos tradicionais e o desenvolvimento de novas atividades focadas na geração de emprego e renda. A ZPE faz parte dessa nossa estratégia”, ressalta Wilson.

Troca de experiência com Cid Gomes

Ainda em Fortaleza, o governador Wilson Martins almoçou com o governador Cid Gomes, que também é do PSB. Os dois trocaram experiências administrativas. Cid quis saber sobre o trabalho do Piauí pra deixar a área de risco desconhecido para a aftosa. O Ceará, como a Paraíba, está fazendo um trabalho com o mesmo propósito.

O governador do Ceará fez uma explanação sobre as ações do visinho estado nas áreas de educação, saúde e, principalmente, segurança. Para os dois governadores, a troca de experiências é importante. “Sempre há algum aspecto no trabalho de um estado que pode ajudar o outro”, ressalta Wilson Martins.

Um comentário:

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...