26 de nov. de 2009

Wilson: Pré-Sal será decisivo na transformação do Nordeste















As esperanças que o Brasil deposita nos recursos a serem gerados pela exploração do Pré-Sal se tornam ainda mais expressivas no caso do Nordeste. “O Pré-Sal será decisivo na transformação do Nordeste”, avalia o governador em exercício Wilson Martins, que nesta quinta-feira (26/11) manteve conversação política sobre o tema, em Recife.

Wilson teve encontro com o governador de Pernambuco Eduardo Campos, que também é do PSB. Os dois trocaram experiências antes de uma discussão específica sobre o futuro do Pré-Sal. A avaliação do governador piauiense é que o Brasil atravessa um momento especial, com a perspectiva de crescimento econômico pelo menos pelos próximos 8 anos.

“O Brasil vem registrando aumento de emprego, bem ao contrário da Europa e Estados Unidos, onde cresce o desemprego”, destaca. Ele lembra que o país tem várias obras de infra-estrutura em andamento, especialmente as mantidas pelo PAC. Essa fase aquecida será mantida pelas obras de preparação para a Copa de 2014 e para as olimpíadas de 2016.

“Depois desses eventos, aí teremos o Pré-Sal já produzindo a um ritmo considerável, o que amplia a perspectiva de economia aquecida por muito tempo. Não é à toa que os especialistas colocam o Brasil como uma potência mundial num médio prazo”, ressalta Wilson Martins.


Pré-Sal Social
O governador em exercício diz que o modelo desenhado pelo governo Lula para exploração do Pré-Sal é importante porque estabelece um objetivo social, com especial atenção à educação. Wilson acredita que, por essa visão, o Nordeste certamente será uma das áreas prioritária.

“Não tenho dúvida, o Pré-Sal será decisivo para o projeto de transformação do Nordeste. E o Piauí será parte destacada nesse processo”, afirma.

Wilson diz que o importante é que há um conjunto de ações que se complementam: fortalecimento hídrico, infra-estrutura de transporte e energia, melhoria da educação e da saúde. “Esta é uma boa soma que terá como resultado um desenvolvimento consistente, continuado e socialmente responsável”, ressaltou. Para Wilson, os recursos do Pré-Sal vão dar um grande impulso à seqüência de crescimento econômico que o país e a região vêm registrando.

6 comentários:

  1. PRÉ-SAL: DESMASCARANDO O MENTIROSO E OPORTUNISTA LULA.
    Você se lembra do Alexis Stepanenko? Foi Ministro das Minas e Energia do Presidente Itamar Franco. Veja a carta abaixo:

    Caro Itamar Franco,
    Tenho que tirar o chapéu para a capacidade do Presidente Lula em criar novidades sobre as coisas antigas.

    Quando eu era o Ministro de Minas e Energia em seu Governo, a Petrobras já sabia da existência destas reservas que iam de Santos a Santa Catarina. O problema é que estão a mais de 2500m de profundidade e, hoje, foi comprovado que se encontram a mais de 3200m.

    Qual era o problema?
    Em 1993, não havia (nem hoje há), tecnologia para se chegar a essa profundidade. Apenas no ano passado conseguimos chegar a 2000m, a uma pressão dágua bárbara.
    Comentei contigo que tínhamos reservas, mas não tecnologia para chegar lá, mas o CE MP ES estava trabalhando para conseguir perfurar a essa profundidade.


    Segundo os geólogos da Petrobras, nas priscas eras, os continentes da América do Sul e da África se separaram.
    Nesta separação a costa ocidental da África (Nigéria, Angola, Guiné etc.) ficou com o petróleo mais perto da superfície e nós em águas profundas. Contudo, um dia chegaríamos a retirar petróleo destas nossas águas e o País seria independente.
    Pois bem, ontem a Dilma anunciou essa 'grande descoberta', prevista para produzir petróleo daqui a 8 anos!

    Essa profundidade, que nunca foi alcançada por ninguém, apresenta enormes desafios de engenharia para resolver a pressão dágua, a resistência de materiais, sondas adequadas etc. A engenharia da Petrobras tem trabalhado nestes problemas, mas não encontrou ainda todas as soluções.. Contudo acho que estão prevendo que em 2015 terão desenvolvido e dominado a tecnologia para essa profundidade. Hoje, a Petrobrás não tem.

    Estima-se que este petróleo deve ter um API de menos de 30°, talvez 25°. O que é isso? Petróleo muito pesado, parecido com o da Venezuela, mais custoso de refinar, pois rende 20% de combustíveis de cada barril extraído.
    O custo médio atual no Brasil, desse petróleo, para a Petrobras deve estar por volta de US a 13,00. O petróleo leve, como o encontrado no Oriente Médio, rende 50% de combustíveis e custa talvez US a 2,00 o barril.
    Onde se vê como é um negócio de grandes lucros movido por uma especulação desenfreada na economia globalizada.


    Claro que ao preço do barril de petróleo a US a 96,00 vale a pena extrair óleo até das areias de xisto como fazem agora os canadenses. A mídia e o povo com essa 'descoberta' estão euforicamente enganados.

    Nem se fala mais no problema do gás. O Sauer, que era o Diretor de Gás da Petrobras, nunca gostou de gás por ser um especialista em hidroelétricas...

    Em nossa época, tivemos o pudor de não anunciar algo que era impossível de extrair, da mesma forma que nunca falamos dos 2.000 pontos de ouro na superfície que poderiam ser encontrados na Amazônia etc. e tal. Questão de pudor e de seguir a sua orientação de não chutar a torto e a direita para não criar falsas esperanças e especulações nas bolsas de valores.
    Não creio que os técnicos da Petrobras quisessem divulgar a 'descoberta.
    Devem ter sido pressionados para dar uma noticia que acabasse com a 'crise do gás'.
    E assim vamos, no vai da valsa...

    Abraços,

    Alexis Stepanenko

    ResponderExcluir
  2. Onde vc encontrou essa carta? Como posso ter acesso a este documento? Existe algum video desse ministro de minas e energia falando? Sera que o Brasil seria capaz de inventar toda essa historia de pre-sal? Eu nao acredito em tudo que leio ou escuto na internet.

    Como brasileiro gostaria de saber.

    Eu me lembro de varias coisas que aconteceram no passado,inclusive fofocas involvendo paises europeus.

    Por exemplo,na guerra do Paraguai,a Inglaterra fez com que brazil, uruguai e argentina destruissem o Paraguai, por representar uma ameaca para o imperio ingles na America do Sul. Tem gente que gosta de fazer contenda.

    Vou-lhe dizer uma coisa. Eu nao acredito em tudo que vc fala. Assim tambem que nao acredito em tudo que o governo fala.

    So dou confianca com provas concretas, nao me deixo levar por qualquer coisa que alguem escreve ou diz. Quem tem sua boca fala o que quer. Eu penso criticamente. I am sorry Josef.

    Jovito Alves.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, JOsef. FOI MUITO ESCLARECEDOR.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Senhor Anônimo de 27 de Novembro de 2009 00:22, subscrito Jovito Alves. Também só dou confiança com provas concretas, não me deixo levar por qualquer coisa que alguém escreve ou diz. Por isso, não acredito em Deus até ele cumpre o convite de tomar umas canecas de cerveja comigo, como “Weizenbier” (cerveja de trigo) que é a minha preferência.

    ResponderExcluir
  5. Josef, queria lhe convidar para assistir LULA O FILHO DO BRASIL.

    Josef, nao adianta Lula e o meu presidente.

    Bush com diploma da Yale (leiam um pouco sobre a Yale) mentiu para provocar guerra.

    Os trabalhos da petrobras, embrapa e outras estatais existem ha varios anos. O mundo reconhecia e isso? NAO.

    O mundo so conhecia o brasil como terra das prostitutas. Esse era o nosso estereotipo la fora, e vc sabe disso muito bem. Nao venha querer mentir aqui, ta. (cinico)

    Josef, negar que as mudancas no Brasil estao acontecendo e impossivel. So que essas mudancas sao positivas.

    Quer fazer uma coisa muito legal pela PHB? Invista em algo para criar empregos para os pobres que vivem aqui. Eu sei vc tem capacidade intelectual e economica.

    5 ou 1000 empregos que vc criar aqui ja vai ajudar a parnaiba.

    ResponderExcluir
  6. * Prezado Senhor Anônimo de 27 de Novembro de 2009 13:15. Recomendo ler:
    Sedimentary Basins of the Brazilian Continental Margin Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil de L. A. Bizzi, C. Schobbenhaus, R. M. Vidotti e J. H. Gonçalves (eds.) CPRM, Brasília, 2003.
    Se a carta do Ex-Ministro Alexis Stepanenko não agradou, por favor fala com ele mesmo.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...