2 de nov. de 2009
Tendência de consórcio Rota das Emoções
Na área do turismo, a tendência dos estados é fazer consórcio. O objetivo é reduzir custos e potencializar roteiros. Foi esta modalidade que foi feita entre o Piauí, Ceará e Maranhão, do qual a governadora Roseana Sarney está botando banca para permanecer nele. Os outros governadores não acreditam que ele desista do consórcio, mas ela alega que o Maranhão estaria sendo prejudicado no consórcio. A perda começou pelo aeroporto de Barreirinhas, que segundo ela, seria internacional. O protocolo gerou um grupo de trabalho que envolveu doze ministérios e um sem número de reuniões para detalhar as ações. Tudo feito com a lógica de mercado e melhorando a infra-estrutura dos municípios envolvidos no roteiro. Foi encaminhado um documento para o presidente Lula otimizar o que cada estado apontou como principal necessidade, mais urgente. O Piauí solicitou a internacionalização do aeroporto de Parnaíba, a um custo de R$ 22 milhões. O Ceará solicitou a instalação de uma escola de turismo em Camocim. O Maranhão requereu a recuperação da BR-404, que liga Barreirinhas a Parnaíba. O que está sendo reclamado agora pela governadora é que Barreirinha seja a porta de entrada do consórcio, o que demandaria num replanejamento de todo o projeto. Apesar da vontade da governadora, agora, os prefeitos é que querem continuar no consórcio, vendo os benefícios que a parceria pode trazer para seus municípios. Sabendo disso, os governadores do Piauí e do Ceará vão investir em cima destes gestores, que são 33 cidades ao todo, inclusive as do Maranhão. O consórcio tem um custo R$ 900 mil por ano que deve ser rateado pelos três estados. Se Roseana desistir, os outros dois governadores estão dispostos a assumir este custo. Uma coisa é certa: o consórcio é uma tendência mundial. Outros estados estão copiando a idéia do consorcio Rota das Emoções para potencializar seus roteiros como Bahia e Sergipe, sobre o Rio São Francisco; Paraíba, Pernambuco e Sergipe, sobre o São João; e já tem até um roteiro internacional que envolve o Mato Grosso do Sul, Paraná e o Paraguai para trabalhar o Pantanal. Será que os prefeitos vão seguir a governadora ou vão seguir a tendência? Tudo deve se resolver esta semana, numa reunião dos três governadores em Fortaleza.
Fonte DP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Espero que a governadora saiba da existencia da palavra descentralizacao. A governadora Roseana nao pode concentrar tudo na capital Sao Luis. O plano dela e fazer Sao Luis porta de entrada da rota das emocoes,e nao barreirinhas. Usando o pretesto de fazer aeroporto internacional em Barreirinhas. O que e um absurdo se o aeroporto de Parnaiba esta pronto e fica bem mais perto de jericocoara, lencois maranhenses e do delta do Parnaiba, que pertence ao piaui e maranhao. Sera que a governadora esqueceu que Araioses, MA, (que so e lembrada na epoca das eleicoes) fica a poucos quilometros do aeroporto de Parnaiba, do Porto de Luis Correia e da ZPE? Apesar de ser Maranhao Araioses e parte da Grande Parnaiba. Sera tambem que ela esqueceu que Parnaiba e uma sintese de maranhenses e cearenses?
ResponderExcluirEla deveria era apoiar mais ainda a integracao desse regiao que fica mais de 350km de distancia de suas capitais estaduais. A integracao e necessaria para aumentar o fluxo de visitantes entre os 3 estados.
Falando em capital estadual, a capital maranhanese vai receber investimentos de varios bilhoes de dollares, com instalacao da maior refinaria da petroleo do pais. Alem disso a capital maranhense vai receber ainda um estaleiro e uma siderurgica gigantes. Sem falar na reforma ampliacao do porto de Itaqui e duas ZPE bem na regiao metropolitana de Sao LUis. O que Araioses, Maganhaes de Almeida, Agua doce, Tutoia e Barreirinhas vao sair ganhando com isso apesar de ser no MA? Nada pq essa cidades nao fazem parte da regiao metropolitana de Sao Luis. Ela tem que deixar as outras partes do Maranhao se desenvolver, e deixar concentrar tudo em Sao Luis. Aqui no Piaui ja tivemos um pau de briga com os governantes sobre concentracao de investimentos na capital. O povo do Maranhao deve seguir o mesmo exemplo, e protestar contra essa governadora egoista e centralizadora. Nos desta parte do Brasil devemos nos unir para crescermos juntos. Basta de tanta centralizacao, em estados gigantes como Maranhao e o Piaui.
Quem saira perdendo com ideia do maranhao nao participar do consorcio integrado?
ResponderExcluirDe acordo com o consorcio a BR-402 do lado maranhense ligando Barreirinhas a Araioses, MA, deveria ser construida. Pq o Piaui e Ceara ja estao ligados pela mesma rodovia e o aeroporto internacional da Parnaiba esta praticamente pronto (sem falar na UFPI PHB que oferece curso de turismo outros para todos da regiao, 100 vagas anuais cada curso) .
Nao seria melhor a governadora se esforca e falar com seu " painho" para terminar a BR-402 ligando Araioses a Barreirinhas,MA? Motivo pq os turistas que sairem do Ceara e Piaui rumando aos Lencois Maranhenses vao poder deixar dinheiro em Araioses e em outras cidades menores ao longo da rodovia ate Barreirinhas, gerando mais empregos e aumentando a qualidade vida o povo de la. Eu acho que o Maranhao vai sair ganhando mais com isso. Por favor, se estiver errado alguem me corrija?
Atualmente a economia dessas cidades maranheneses e baseada na agricultura de subexistencia, e possuem um IDH muito baixo. Sera que nao e hora de mudar isso? Quem saira perdendo ou ganhando com a exclusao do proprio MA? Quem pessoal de Agua Doce, Araioses, Tutoia, e Barreirinhas? Quem ? Quem? Cearenses? Piauienses? Ou os proprios queridos e esquecidos MARANHENSES que nao fazem parte da Regiao Metropolitana de Sao Luis, capital do Maranhao ( maior colegio eleitoral daquele estado, e a ambicao de todo e qualquer politico maranhense que quer ser re-eleito)?
Vamos parar para pensar um pouco,queridos maranhenses? Sera que estou inventando coisas, ou e realidade o que vos falo?
Se alguem duvidar que nao conheco essa parte o nordeste do Maranhao sou capaz de descrever em detalhes as caracteristicas daquela regiao.
Nao deveria fazer este tipo de comentario pq sou piauiense, mas me lembro de minha mae e de meu pai que sao da Lagoa das Cafusas municipio de Araioses, MA. Sera que a governadora sabe onde fica isso? Se ela nao sabe, eu sei e conheco a realidade de la. Meu tio Raidinho distribuia presentes e lanches para criancas pobres daquela regiao, que mesmo com tanta agua sofriam com desnutricao.
Agora pergunte a governadora se ela conhece os hoteis de luxo de de Miami ou Los Angeles nos EUA, ou senao os famosos palacios e castelos franceses como ja a vi em capas de algumas revistas,como a Caras.
Para terminar, perguntarei novamente. Sera que a Governadora Roseane Sarney esta preocupada com com o nordeste do Maranhao? Sera? Alguem poderia responder minha pergunta?
Muito Obrigado!
Sr. Antonio Bento Sifirino