17 de nov. de 2009

Mão Santa destaca importância da arte

"Vivo da arte por não saber viver só da vida". A frase é de Dalva Santana, natural de Teresina (PI), formada em História e professora universitária de Artes Industriais e Educação Artística durante 18 anos. Ela é a autora do quadro "A mulher e o pássaro" e participa da exposição "Artistas Brasileiros 2009 - Novos Talentos - Pinturas" indicada pelo senador Mão Santa (PMDB-PI). De acordo com o regulamento da mostra, cada senador pode indicar um artista plástico.

Mão Santa participou da solenidade de abertura, representando o presidente José Sarney (PMDB-AP). Ele ressaltou a importância da arte na transformação do mundo, dando como exemplo o período do Renascimento, marcado por transformações em diversas áreas da humanidade, que serviu de marco para a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Mão Santa citou artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael e registrou que a pintura na Renascença seguia a concepção de arte como imitação da natureza, reservando ao homem um espaço privilegiado.

Mão Santa também leu texto enviado por José Sarney, para comemorar a abertura da exposição. O presidente do Senado lembrou Rui Barbosa, que ao encantar-se com uma exposição em Londres, em 1851, teria percebido que o ensino do desenho e da arte tem o poder de transformar o mundo "sem o derramamento de uma gota de sangue".

"De fato, a arte tem em si o inigualável poder de transformar o espírito de quem a produz e de quem a aprecia; Nas suas múltiplas formas de manifestação, traz uma linguagem universalista que congrega o ser humano em torno do valor estético e da emoção. A arte ajuda o homem a crescer porque o faz mais humano, compreensivo e aberto à percepção do outro", escreveu Sarney no texto lido por Mão Santa.



Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...