A Empresa Junior de Economia do Campus Ministro Reis Velloso realizou no período de 8 a 11 deste, o segundo simpósio de economia do litoral piauiense, sendo que para o encerramento estava previsto um debate entre o Secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Sérgio Miranda; o Secretário de Planejamento de Teresina, Felipe Mendes; o Vice-Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e o Representante da ADRS, Edson Teófilo.
Todo o debate deveria está em torno das perspectivas econômicas do Piauí, com enfoque para as oportunidades de desenvolvimento da planície litorânea. Foi um momento importante, pois todos os debatedores tiveram um excelente desempenho. No entanto, o que chamou atenção foi a riqueza de detalhes que o Secretário Sérgio Miranda e o Vice-Prefeito Florentino Neto forneceram sobre os trabalhos em torno da ZPE de Parnaíba.
O Secretário Sérgio Miranda, após falar sobre o planejamento estadual e sobre o crescimento do PIB do Piauí, enumerou vários vetores de desenvolvimento para a nossa região, mas se fixou no projeto da ZPE como o mais importante. Já Florentino Neto defendeu que a ZPE é importante não só para Parnaíba e para o Piauí, mas irradiará seus efeitos positivos também para o nordeste do Maranhão e para o noroeste do Ceará.
Na oportunidade os dois representantes da Prefeitura e do Estado falaram sobre as bases para implantação da ZPE, discorrendo sobre o Projeto, Terreno, Aeroporto Internacional, Universidade, Centro de Educação Tecnológica, Constituição de Empresa Administradora, Prospecção de Investidores, linha férrea Altos-Luís Correia e Porto Marítimo.
Florentino Neto fez uma defesa do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região do Meio Norte, que compreende a Planície Litorânea piauiense, a região dos cocais piauiense, o nordeste do Maranhão e o noroeste do Ceará, afirmando que a ZPE e o Porto, não serão de Parnaíba ou de Luís Correia, mas de toda a Região, que deve se unir e reconhecer a força dos seus 1,8 milhão de habitantes. Ele defendeu, ainda, a melhoria do sistema rodoviário do nordeste do maranhão e a instalação de um IFET naquela região, bem como da escola de hotelaria em Camocim.
O Professor Felipe Mendes lembrou da primeira visita à Parnaíba, de seu trabalho ao lado do parnaibano Pádua Ramos, ressaltando que podemos crescer em níveis superiores aos constatados atualmente, considerando importante a integração dos três estados. Sua participação foi extremamente valorizada, haja visto sua experiência a frente do planejamento estadual, o exercício de mandatos no legislativo federal, o exercício do cargo de Vice-Governador e, agora, a função de Secretário de Planejamento de Teresina.
Edson Teófilo, representando a ADRS, chamou a atenção para as questões ambientais e fez uma reflexão sobre qual o modelo de desenvolvimento devemos buscar, enfatizando a questão da sustentabilidade. O Economista enfatizou a importância dos tabuleiros litorâneos que já nos possibilitou a sermos o maior produtor de acerola orgânica do mundo.
Um ponto interessante foi que três dos quatro debatedores, em algum momento, citaram o trabalho de Pádua Ramos, que hoje é o Assessor da Prefeitura para Assuntos Relativos à ZPE de Parnaíba.
Fonte: Acesso 343
Esse debate em torno do futuro da economia da regiao norte do Piauí foi de suma importancia para academicos ali presentes e interessados neste tema, como tambem lembrar a todos da importancia do assunto ZPE que, com certeza avalancará o desenvolvimento desta regiao do Brasil.Parabéns aos debatedores torcendo que esse seja apenas o primeiro de vários debates onde o assunto ZPE esteja sempre presente para a imprensa e população, pois acreditamosno desenvolvimento economico do Piauí e Brasil.
ResponderExcluirEu nao posso acreditar que o curso de Economia da UFPI finalmente da sinais de vida. Pq falo assim? Pq esse curso foi um dos primeiros cursos a serem implantados nessa cidade desde que a UFPI se instalou aqui ha 30 anos atras. Nunca ouvi falar que UFPI estava discutindo a economia parnaibana. Finalmente, o curso de economia deve esta vendo que e ele pode ter um papel importante para fortalecimento de nossa economia que um dia ja foi forte e punjante. Fico feliz pelo o trabalho dos academicos da area de economia. Que boas ideas juntamente com as dos academicos de outras areas tenham surgido dessa conferencia. Afinal de contas, nosso potencial economico vai muito alem do turismo. Nao somos so uma cidade, mais uma regiao formado por varios municipios chamado baixo parnaiba.
ResponderExcluir