12 de out. de 2009

LEITOR: Não Entendo o porquê de tanta pobreza

Carlson:

Eu sempre fui muito curioso em saber o porquê de sermos tão pobres tendo tantos recursos naturais, enquanto outras partes do nordeste que são tão secas são mais desenvolvidas que nos, mesmo essas cidades não sendo capitais. A cidade Campina Grande e a segunda maior cidade da Paraíba parece mais um metrópole em pleno sertão que uma cidade interiorana do nordeste. A tecnologia não ficou só nas universidades, mas se espalhou por toda região da Rainha da Borborema. Campina Grande tem muita influencia em suas cidades adjacentes como Parnaíba tem com as cidades menores do PI,MA e CE. A EMBRAPA de lá melhorou o algodão colorido, EMATER implantou a cultura nas pequenas cidades. Hoje as cidades vizinhas produzem o algodão colorido, na agricultura familiar, no qual mandam para Campina Grande onde esse material e industrializado e depois exportado para o Brasil e resto do mundo. Não da para fazer coisas desse tipo aqui na região do baixo Parnaíba? Será que a EMATER regional daqui não pode copiar o mesmo projeto, de Campina Grande? Parnaíba pode se torna um pólo de moda, usando algodão orgânico colorido plantado em cidades menores do Piauí e Maranhão. Muitos empregos podem ser criados com a indústria da confecção de roupas de algodão orgânico colorido.

http://www.youtube.com/watch?v=BnZT_sCOjGg
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2007/junho/2a-semana/noticia.2007-06-15.5055892674/
http://www.youtube.com/watch?v=59OD7g7kLiw

Um abraço,
Roberto Santana

4 comentários:

  1. Concordamos em gênero número de grau com o autor. Desde radicado em Parnaíba notamos que uma grande quantidade de pessoas quer ganhar muito com pouco ou nenhum trabalho e sem esperar nem gastar tempo. O frenesi na procura do mais fácil e rentável leva muitas vezes a entrar por caminhos enviesados e escusos, à margem da lei ou sob uma proteção duvidosa da mesma permitida o aumento da corrupção, da marginalidade, da irresponsabilidade social. Muita gente não quer regras, as obediências traduzem-na por sujeição de escravos, cada um sabe sempre mais do que os outros e só o que ele faz e diz é que tem valor e mérito. Os outros existem para incomodar quem se incomoda com pouco. A sociedade está a empobrecer progressivamente. Sugerimos dar uma iniciativa própria, plantar o que sugeriu que pode levar outras pessoas a imitar o mesmo, como aconteceu em relação a nossa adoção de três canteiros baldios na Avenida São Sebastião para arborizá-los, por fim de melhorar a qualidade ambiental e embelezar a cidade. Só ações valem e para conseguir algo válido é às vezes necessário ir ao extremo.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Roberto Santana, muito interessante a sua observação! Eu tambem não consigo entender porque esta cidade esta estagnada no tempo. Uma região com tantas riquezas esta jogada às traças por falta de visão administrativa e como citou o Sr. josef, seria interessante outras pessoas tomarem a iniciativa de arborizar e cuidar dos canteiros das avenidas...ok..isso deveria ser feito pela prefeitura, mas ja que esta não se manifesta, quem sabe, com a iniciativa dos moradores, alguem la da administração publica se tocava e agia!!!

    ResponderExcluir
  3. A EMBRAPA,EMATER e as universidades daqui deveriam organizar reunioes como as prefeituras do baixo parnaiba. A nossa regiao nao e so turismo.Existem centenas de arranjos produtivos que podem ser desenvolvidos aqui. Existem muito miseraveis na regiao do baixo parnaiba. Se eles produzissem mel, algodao colorido,pescados, caju e castanha, e outros produtos,as cooperativas desses produtores poderiam ser em Parnaiba. O AGRONEGOCIO e uma de nossas vocacoes economica.

    ResponderExcluir
  4. O Senhor Anônimo (16:14) tem razão. Porém, a realidade testemunha que muitas pessoas preferiram e preferem invadir, apropriar e ocupar espaços públicos na zona urbana, que é crime, em lugar de trabalhar legalmente em lugares próprios ou alugados, conforme das formalidades legais. Culpa de quem? Dos invasores, dos prefeitos perjúrios, dos vereadores coniventes, dos omissos promotores de justiça e last but not least da sociedade apática, que expõe a falta de amor pela pátria.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...