26 de out. de 2009

Ilha Grande prepara-se para o Festival do Caranguejo

Nesta terça-feira, 27, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Ilha Grande lançam o Festival do Caranguejo do município, num café da manhã para convidados e imprensa. O lançamento acontece na sede do Sebrae em Teresina, no quarto andar do prédio da instituição, localizado no centro da capital.

O evento, que acontece de 13 a 15 de novembro, vai movimentar a gastronomia, o turismo, o artesanato e a cultura de Ilha Grande, cidade distante 326 quilômetros ao norte de Teresina.

'O Festival de Ilha Grande não prioriza somente o turismo naquela região, mas especialmente o extrativismo do caranguejo, principal fonte de renda do município, e o artesanato. O Sebrae e a prefeitura de Ilha Grande estão realizando uma série de consultorias para preparar a cidade para o evento. Tivemos a primeira edição em 2008 e acredito que mais turistas vão visitar o festival agora em novembro', ressalta o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

O festival conta ainda com o apoio do Governo do Piauí, do Banco do Brasil e do Instituto Cooperforte.

Na programação em Ilha Grande estão um festival gastronômico à base da carne de caranguejo, feira de artesanato,escolha da Rainha do Festival do Caranguejo, regatas de canoas, passeios turísticos e shows com artistas regionais.

'Estamos programando uma variedade de atividades em Ilha Grande para que os turistas possam conhecer todas as potencialidades do município. Nossos profissionais estão trabalhando juntamente com os empreendedores de Ilha Grande com o objetivo de promover positivamente o festival, seja através da culinária do caranguejo,seja no artesanato em renda de bilro, seja nos passeios turísticos pelo Delta do Parnaíba. A idéia é alavancar diversas oportunidades de negócios naquela região', explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

Limpeza, Segurança e Acessos

Na avaliação do secretário municipal de Turismo de Ilha Grande, Marcelo Santos Silva, a estrutura da cidade está sendo preparada para o festival. São ações para tornar melhor a segurança, a limpeza e o acesso à cidade.

'Nosso objetivo é contratar um serviço de segurança para o festival, mas ainda estamos fazendo um levantamento de quantos profissionais de segurança vamos selecionar. Já a equipe de limpeza da prefeitura está mobilizada para tornar o festival ainda mais organizado, com a limpeza das ruas e da Praça Nossa Senhora da Conceição,onde vai acontecer todo o evento', informa Santos Silva.

Segundo o secretário, outro ponto importante são os acessos à Ilha Grande. Na primeira edição do festival foram registrados pontos de congestionamento e falta de estacionamento próximo à praça.

'O objetivo é deixar o acesso livre na estrada que liga Parnaíba a Ilha Grande e quem desejar sair do município pode retornar a Parnaíba pela estrada do Povoado Labino', explica o secretário.

Outro ponto forte do evento é a mobilização da população e dos empreendedores de Ilha Grande.

'A realização do festival é algo irreversível, a população entendeu e abraçou o evento. Tanto a população quanto os empreendedores perceberam o sentido e a importância do festival para a cidade, sempre com foco na geração de negócios. Para isso capacitamos os empreendedores da região como o guia de condutores, em roteiros turísticos, em artesanato, em culinária', confirma o gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima Nunes.

Regatas
No dia 15 de novembro vão acontecer as Regatas de Canoas de Ilha Grande. As inscrições encerraram-se e serão realizadas três modalidades: Vela a Mar; Vela a Rio, Canoa Remo Masculino e Canoa Remo Feminino.

Na modalidade Vela a Mar (vela com 15 metros de tecido), concorrerão quinze canoas. Já a modalidade Vela a Rio( vela com 10 metros de tecido ) também contará com outras quinze canoas. A terceira modalidade de regata é a Canoa a Remo, que terá dez canoas com tripulação masculina; e seis embarcações com tripulação feminina.

Sabores de Ilha Grande
O caranguejo, crustáceo extraído na região de Ilha Grande e que tem grande participação econômica e social no município.

Por conta dessa característica, desde a primeira edição do festival acontece um concurso gastronômico que vai escolher o melhor prato criado para o evento. A data do concurso ainda será definida pela organização do festival.

Mas antes o Sebrae realiza uma variedade de consultorias junto aos empreendedores e culinaristas da região para que tudo esteja dentro dos padrões. As consultorias começam amanhã, segunda-feira,dia 26.

'Inicialmente vamos tratar da higiene e manipulação dos alimentos, na verdade é todo um serviço de segurança alimentar como o congelamento desses alimentos, o uso de uniforme,das luvas e toucas. Teremos também um momento para dar uma explicação sobre o caranguejo e suas características nutricionais', explica a nutricionista e consultora do Sebrae em Parnaíba, Liana Carneiro.

Durante o período de consultorias, que terá cerca de três semanas, também será vista a elaboração de cardápios para o Festival do Caranguejo.

Shows
Durante todas as noites do Festival de Ilha Grande haverão shows gratuitos na Praça Nossa Senhora da Conceição, centro do município. Mastruz com Leite, Banda Bali e Banda Libanos estão entre as principais atrações musicais do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...