Uma fiscalização do Ministério da Agricultura na Cooperativa Delta localizada em Parnaíba (a 357 km de Teresina) constatou que o leite e iogurte fabricados pela industria está contaminado por coliformes fecais acima da média permitida pelo Ministério. A informação consta em documentos do Ministério como também da Superintendência Federal de Agricultura do Piauí e de Serviços de Inspeção de Produtos Agropecuários.
Nos documentos há assinatura do fiscal Antônio Auro da Silva. Entre as papeladas há um Termo de Notificação e três Autos de Infrações contra a Cooperativa Delta.
O Termo de fiscalização datado de 12 de fevereiro deste ano, denuncia a empresa por ter fechado as portas de acesso para os funcionários da inspeção, dificultando assim o acesso independente dos funcionários Federais ao prédio da industria de beneficiamento de leite.
No primeiro Auto de Infração do dia 5 de maio, consta que durante a supervisão de 3 a 4 de julho a empresa apresenta a necessidade da adequação da barreira sanitária existente. E ainda no segundo Auto datado de maio no mesmo período de inspeção a empresa apresenta necessidade de instalação de um termômetro no tanque de estocagem de leite pasteurizado para garantir o monitoramento da temperatura.
O último termo, considerado mais grave, o documento apresenta que a bebida fermentada conforme o laudo de análises do leite pasteurizado, tipo C, e a bebida láctea fermentada sabor fruta Cajá, não atendem aos padrões micro-biológicos dos seus respectivos regulamentos técnicos de identidade e qualidade. O que significa a contaminação do produto por fezes.
O Termo de Notificação e os Autos de Infração são os seguintes:
Termo de Notificação Nº 001/SIPAG/SFA/PI/2009
Auto de Infração Nº 002/SIPAG/2009
Auto de Infração Nº 003/SIPAG/2009
Auto de Infração Nº 004/SIPAG/2009
Por Francisco Brandão e Gilson Brito
Fotos: Gilson Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.