4 de mai de 2017

Parque Ecológico, Parque Florestal ou Floresta Urbana?


Por: Benedito Gomes

Não tenho a menor ideia se um difere do outro. Quando se fala em ecológico vem a lembrança de uma área com bastante água, muito verde e vegetação própria, de pântano ou ribeirinha.
Falando em floresta, o pensamento é outro: vem em mente grandes árvores como jatobá, sapucaia, pau d’arco, angico e aroeira, por exemplo.
Quando esta floresta é urbana ela deve ser acrescida de árvores frutíferas, tais como: manga, jaca, caju, abacate e se possível pequi e bacuri.
Olhando a história, encontramos parques com mais de quinhentos anos, na Alemanha e em outros países da Europa. Isso mostra que naquela época o homem já procurava preservar a natureza, tanto pela sua beleza que é ímpar, como pela qualidade de vida que dá ao ser humano. No Brasil a criação de parques é recente: o Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em agosto de 1954, embora sua construção viesse sendo trabalhada desde 1920. E foi eleito em 2015 “o melhor parque urbano do mundo”.

                                     Parque do Ibirapuera

No Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca, com 3.958 hectares, possui dezenas de atrações turísticas e foi visitado em 2016 por mais de quatro milhões de pessoas. Aqui bem perto, no centro de Fortaleza- Ceará, está o Parque Ecológico do Rio Cocó, um dos maiores da América do Sul, recebe em média oitenta mil visitantes por ano, e é uma grande área de conservação da vida e considerada pelos cearenses uma verdadeira fábrica de oxigênio.
A Praça da Graça, a Praça Santo Antônio, Avenida São Sebastião e outros logradouros públicos em Parnaíba foram pensados por alguém há muito tempo e construídos para serem utilizados por todos.

                                    Parque Nacional da Tijuca

E nós, o que estamos preparando para as futuras gerações? A poluição de diversas formas já começa a incomodar. Precisamos com urgência destinar uma grande área de cinquenta a cem hectares e implantar ali nossa Floresta Urbana, para que possamos um dia ter um local para respirar ar puro, com melhor qualidade de vida.

                    Parque Ecológico do Rio Cocó - Ceará

Quando digo vida estou me referindo ao conjunto animal e vegetal, uma área formada por vegetação nativa e intercalada com plantas frutíferas. Um parque que seja verdadeiro atrativo para pessoas, pássaros, répteis e outros animais. Lugar propício para reuniões, trilhas, pista de atletismo, restaurantes, lanchonetes e algo mais. Ali você vê a vida em movimento, sente o cheiro de terra molhada, ouve-se o cantar dos pássaros e gargalhadas de crianças brincando, é um lugar de paz e felicidade.
O poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias, admirador das florestas, consciente das belezas do campo, se deliciava olhando as palmeiras onde cantava o sabiá. Tinha certeza que o meio ambiente conservado faz nascer e crescer vida, melhora a auto -estima e a saúde agradece. Tanto era que lá pelos idos de 1847 escreveu em um dos seus poemas: “Nossos Bosques têm mais vida/ nossa vida mais amor”. Concordo plenamente.

Benedito Gomes
Contador UFPI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...