Blog do Pessoa: Redação do ENEM pode ter privilegiado alunos da rede privada de ensino


23 de out. de 2011

Redação do ENEM pode ter privilegiado alunos da rede privada de ensino


OLÁ , PESSOA, gostaria que voce postasse ou fizesse uma materia sobre o tema da redação do enem que foi muito tendencioso

TEMA DA REDAÇÃO PRIVILEGIA ALUNOS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO


Sou professor de lingua portuguesa da rede pública de ensino do estado do Maranhão.
 NA MINHA OPINIÃO beneficiou alunos da rede particular de ensino, uma vez que por dedução todos os alunos da rede particular têm acesso a internet e por consequência vivem o TEMA DA REDAÇÃO.
Já, grande parte dos alunos não tem acesso a intenet ( e sequer sabem o que é internet)



De já obrigado,

joelcanabrava

www.canabravama.blogspot.com


Edição Blog do Pessoa 

45 comentários:

  1. Não sabe o que é internet? meu querido isso nao exite mais, mesmo sem acesso a internet, se sabe e o que é ... é minha opinião. Nãm! eu sempre estudei em escola pública pra efeito de informação.

    ResponderExcluir
  2. Discordo. O tema foi bastante interessante, já que vivemos a revolução da internet. Temos computadores nas casas, nas inúmeras lan-houses, nas escolas públicas, em telecentros, é tema de malhação, novelas, filmes, enfim...Impossível hoje ficar alheio ao tema. Não sou professor de escola particular e estudei minha vida toda em escola pública.

    ResponderExcluir
  3. ja começou mal . . . Professor no maranhao so serve pra fazer oq a familia sarney quer, ensinar eh outra historia ! entao nao me venha com revolta de meia tigela !

    ResponderExcluir
  4. Prof., essa sua opinião está totalmente sem nexo,venhamos e convenhamos, todos os alunos nos dias de hoje têm acesso à Internet,também sou professora de escola pública, do PI,e vejo essa realidade,muitos têm até aparelhos celulares modernos e navegam na Internet quando bem entendem. Deixo claro que não é motivo de desvantagem do dito tema, melhor procurar outro tópico a ser reclamado,afinal de contas, sempre acham do que reclamar.

    ResponderExcluir
  5. Isto que este professor fala nao tem nada a ver. Todo aluno inscrito no ENEM sabe o que é Internet, pois tiveram que se inscrever pela Internet.

    ResponderExcluir
  6. Este professor está ofendendo os alunos da escola pública dizendo que eles nao sabem o que é Internet.

    ResponderExcluir
  7. JOEL NA BOA SEI QUE FOI VC QUE POSTOU ESSA MATÉRIA, SE HOJE EM DIA VC OU QUALQUER PESSOA QUE NÃO ESTIVER LIGADO NA REDE, NÃO SABE O QUE É INTERNET É MELHOR NÃO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO. DA UM TEMPO COM ESSAS MATÉRIAS BESTAS.

    ResponderExcluir
  8. Professor, um estudante q não sabe o q é internet não vive neste mundo, deve ser um ET. Minha filha tem 9 anos e sabe o q é internet. Um estudante desses não passa nem na Provinha Brasil.....

    ResponderExcluir
  9. antes de comentar, gostaria de saber como foram feitas as incrições desses alunos que não sabem o que é internet, já que estas só poderiam ser feitas através dela....
    também sou professora da rede pública e digo com absoluta certeza: se os candidatos não conhecem ou nem sabem o que é, talvez a culpa seja de seus professores, pois os meus conhecem e tem acesso, na escola , em lan-houses, etc e mais o tema não exigia que os alunos tivessem o acesso a internet, queria apenas saber a opinião deles sobre o assunto em questão e se no mundo de hoje é possível que haja alunos de ensino médio que não conhecem ou mesmo não sabem do que se trata ou mesmo se posicionar diante do assunto creio eu, que esta mais do que explicito que não estão hápitos a conquistarem uma vaga na universidade.

    ResponderExcluir
  10. Não concordo.
    A velocidade das comunicações esta a cada instante surpreendendo. Quando se pensa que já inventaram tudo, surge uma novidade. O acesso à Internet não é diferente, as redes sociais são uma realidade possível, e a inclusão digital está aí para provar isso. Um cadidato deve estar ciente que irá fazer uma prova sobre "Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias". Ora, o canditado não precisaria necessariamente ter acesso a internet para fazer a redação, neste caso, ao invés do acesso a Internet, ele precisaria sim, de um embasamento teórico, de uma opinião formada à respeito dessas 'Tecnologias' no qual poderia ser obtido através de conversas com o professro na sala de aula, grupo de discussões, TV, jornais e revistas.

    ResponderExcluir
  11. Ah... qual foi, isso é uma tendência natural, ter acesso à grande rede, independente de ser de escola pública ou particular.

    ResponderExcluir
  12. NAO É NECESSÁRIO SABER O QUE É INTERNET E NEM TER ACESSO A MESMA COM FREQUENCIA PRA SE SABER A IMPORTANCIA DA MESMA NO NOSSO DIA A DIA.NAO TEM NADA A VER SER DA ESCOLA PUBLICA OU PRIVADA PRA SE COMENTAR SOBRE INTERNET.

    ResponderExcluir
  13. Esse professor anda meio desinformado. A maioria dos jovens, sejam eles estudantes da rede pública ou particular, hoje já tem acesso a internet e participam de redes sociais.

    ResponderExcluir
  14. acho que o digníssimo professor não foi feliz na sua ''dedução''...uma vez que não só os alunos de escolas particulares - por possuírem um poder aquisitivo maior - têm acesso a internet,pois um simples estudante de escolas da rede publica de ensino de alguma forma mantêm contato com a ''grande rede''... quer seja na própria escola , em lan-house, ou ate mesmo em casa. Acho que o ensino é que é bastante diferenciado, mas a ''nuvem'' está aí para todos...

    ResponderExcluir
  15. Menas verdades professor joel...também sou professora do Maranhão e posso lhe garantir que hoje em dia nossos alunos estão muito bem antenados com relação à essas tenologias, se os que não podem ter um computador em casa mas estão sempre em lan house, fora que quase todo celular hoje em dia tem esse acesso à internet.

    ResponderExcluir
  16. Vamos parar com essa demagogia de que a rede privada de ensino leva vantagem em tudo. Parece que professores da rede pública, automaticamente, se rebaixam, se desqualificam e desprestigiam seus alunos. O bom professor é aquele, que mesmo em condições adversas, consegue mostrar seu potencial; consegue elevar e projetar estudantes ao sucesso. A escola do século XXI precisa ser desvinculada da indústria mercadológica. Educadores e educandos, predestinados ao sucesso, mostrarão nobreza e grandiosidade, praticando educação de qualidade até debaixo de uma ponte. Fora educação brasileira mercenária e excludente! Por favor, Pessoa, publique este legítimo repúdio.

    ResponderExcluir
  17. beneficiou aqueles que realmente se preparam para fazer o enem...infelizmente alguns acharam que era nenem

    ResponderExcluir
  18. “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)

    É inadmissível a estupidez deste sofisma.

    Lula sancionou a Lei 12.249/10, que institui o Programa Um Computador por Aluno
    (ProUca) e prevê também isenção de impostos federais para matérias-primas e produtos usados na fabricação dos equipamentos que serão destinados ao programa. A lei institui também que as empresas beneficiadas devem aplicar 5% de seu faturamento bruto em pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
    Fonte: http://www.informes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4415:governo-lula-subsidia-compra-de-computadores-para-escolas-publicas-&catid=1:latest-news&Itemid=108

    ResponderExcluir
  19. quem diz oq quer ouvi oq nao quer !??! Hoje em dia eh mais facil o aluno participar de uma rede social do que viver socialmente presente !! entao total fora de questao esse seu argumento !

    ResponderExcluir
  20. E hoje essa mulecada só que faz é orkut, facebook ... KKKK, dizer que não sabe o que é internet é o mesmo que dizer que nunca viu um computador ou um celular!

    ResponderExcluir
  21. Brincadeira, esse professor é que está totalmente desinformado.

    ResponderExcluir
  22. Isso é absurdo kkkkkkkk! Esse professor está menosprezando os alunos de rede pública e o tema do Enem é assunto onde todos os jovens DOMINAM com tranquilidade. Só se for no Maranhão que existem alunos que ''não sabem'' o que é internet (o que eu acho muuuuuito difícil), porque eu tenho total certeza que todos os brasileiros sabem o é internet e grande parte tem acesso, seja em casa ou em outros locais! Essa pessoa não é digna de ser chamado de PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  23. o professor foi infeliz no seu comentário, agora como pode alguns alunos fazerem as provas em salas com ar condicionado na maior tranquilidade e muitos outros em salas quentes sem nenhuma estrutura? vantagem para quem faz as provas em salas com ar condicionado.concorda?

    ResponderExcluir
  24. O JOEL DEVERIA ESTAR BEM BÊBADO QUANDO ELE ESCREVEU ISSO, PQ ALI GOSTA DE TOMAR UM RUM COM UMA COCA COLA. KKKK

    ResponderExcluir
  25. Concordo plenamente com esse ilustre professor, pois fiscalizei a aplicação das provas do ENEM e pude constatar que muitos candidatos entregaram a prova com a redação em branco, outros ao verificar o tema da mesma desistiram no inicio e não concluíram nem mesmo a prova!!!! Isso é fato gente! No Brasil existem multidões que jamais tiveram acesso à computadores e muito menos à internet... Abraço!

    ResponderExcluir
  26. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... lendo agora todos os comentários acima citados a vontade que sinto é de ri, meu povo vocês vivem em que mundo???? Aluno que nao tem acesso a internet é ET? Et é quem fala uma coisas dessas, pois não conhece a realidade do Brasil, vive só no seu mundinho, a lei que o Lula criou existe mesmo, mas colega Roderico, certifique-se se ela funciona depois conversamos! O triste é ver que o abismo entre as classes sociais é tão grande que muitas pessoas ignoram o que acontece no mundo! Pelo amor de Deus, informem-se... vocês estão alienados viu! beijos

    ResponderExcluir
  27. Não houve exagero do professor... ha regiões no Brasil em que comunidades vivem sem qualquer contato com a NET.

    ResponderExcluir
  28. Se há alunos que estão tendo aula embaixo de mangueira, imagina se vão ter acesso a net.... concordo com o professor

    ResponderExcluir
  29. ELE DISSE que alguns alunos não têm acesso a net... enão todos.... nosso estado do Piaui, a maioria das cidades tem acesso a net.. mas a realidade de outras regiões como o norte não eh a mesma... deixem de se alienados.... o governo não quer pobre em universidade...

    ResponderExcluir
  30. os comentários falam de falsas demagogias, sofismos, projetos do governo.... como se o Brasil fosse um país homogeneo em todos os aspectos..(princiapmente o economico). saber o que é computador não eh o mesmo que saber o que é internet... quem critica o professor eh porque vivem uma relaidade bem CÔMODA.

    ResponderExcluir
  31. analisei os temas dos anos anteriores e todos eram mais DEMOCRÁTICOS do que esse... CONCORDO com o professor

    ResponderExcluir
  32. TAMBEM SOU PROFESSOR NO MARANHÃO...EM UM INTERIOR DE VERDADE... OS LABORATÓRIOS NUNCA FUNCIONARIOS... NÃO HA TELEFONE... TÃO POUCO INTERNET.
    REALIDADE DIFERENTE DA NOSSA AKI DO PIAUI....
    ANALISEMOS MELHOR OS FATOS

    ResponderExcluir
  33. Parnaiba é a 2ª cidade do Piaui....nossa realidade é bem diferente de milhoes de brasileiro...
    o projeto do Lula funciona mesmo? será que todo mundo tem NET??
    Quem não tem NET É ET (de outro mundo)ACHO QUE ET DEVE TER OUTRA TECNOLOGIA.... SEI LÁ.
    Só sei que todo aluno da escola particular tem NET.. já os da publica;......

    Questão de logica:

    aluno particular = internet
    aluno pblica +- internt

    logo: ha desigualdade

    ResponderExcluir
  34. esse professor eh um doido... só sendo MAranhão mesmo... quem eh hoje q não sabe o q face. orkut, skype, msn. acho q ele eh q não sabe

    ResponderExcluir
  35. Vejam com mais criticidade a questão posta.. o professor JOEL é competentisso e tem reazão....
    Todo ponto de vista é a vista de um ponto... quem critica eh porque está na matrix.. logo não consegue por se colocar na posição de outras pessoas de regioes longiquas do brasil onde a INTERNET não eh uma realidade.
    abraço prof JOEL - TE ADMIRO

    ResponderExcluir
  36. Nada haver hein' Ja estudei em escola Pública e privada e esse lance e o tema REDE SOCIAL da redação do enem foi muito bem cabivel. Cara hoje em dia quem é o vivente que não tem um perfil no FACE, ORKUT, TWITTER etc, etc ?? Todo mundo tem, ate os animais de estimação tem.

    ResponderExcluir
  37. JOEL.... Parabens pela matéria.... vc tem razão... o acesso a net não eh para todos.... não foi um tema DEMOCRATICO... E realmente todo mundo da escola particular tem acesso net...

    ResponderExcluir
  38. esse prof deve se um idiota pra posta uma coisa dessa ... eu sempre estudei em escola publica ela eles sempre falava so um computador atem aulas de internete agente tinha ..prof por favor se atualizix por favor...

    ResponderExcluir
  39. Ridiculo! pq fazer um tema tao tolo? acesso a rede de internet hoje todos tem em suas maos! por um celular, um smartphone, se vc for em qualquer interior do piaui, cabaçeiras por ex la tem um LAN HOUSE! entao a informaçao hoje esta muito facil, mas so que imagina, essa e ideia preconsetusa sem qualquer base logica! O tema foi muito bem elaborado, nao so o tema a prova toda foi muito bem feita e super inteligente!

    ResponderExcluir
  40. Rapaz... n vou comentar com relação ao tema em questão, mas na falta de qualidade de ensino, duas pessoas que aqui se intitularam com professores cometeram erros absurdos... Uma disse "hápitos" a outra diz "menas", espero que pelo menos n sejam professoras de português,kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  41. Não concordo. Quem deixa uma prova de redação em branco, não merece entrar na universidade. Independente se a culpa é do aluno, do governo, da escola, dos pais. Não quero ser defendido por um advogado ou ser atendido por um médico que entraram na universidade perdidos no tema discutido aqui. Acredito que tenha sim crianças que nunca tiveram acesso à internet. porem isso nao significa que nunca terão acesso. Muitos agurmentos poderiam ser expostos aqui contra a opinião do professor, além do que já foram colocados.

    fábio brito

    ResponderExcluir
  42. Concordo com o professor Joel, pois uma coisa é ser usuário da internete, como nós somos, uma outra bem diferente é a desses alunos que não sabem usar e quando precisar usar, são outras pessoas que os ajudam, sejam numa lan house ou coisa parecida. Já tivemos muitos programas do governo pra essa questão da inclusão da internt, mas vcs que tanto criticaram o Professor em questão, dê uma volta no seu município, veja se OS LABORATÓRIOS DAS ESCOLAS ESTÃO FUNCIONANDO? É muito fácil criticar sem saber da real situação de muitos alunos das escolas públicas. Hoje uma aluna veio me dizer, que não sabia o que escrever sobre a redação. Fiquei com pena da mesma, pois foi uma aluna que sempre se esforçou nos estudos, mas devido suas condições financeiras não sabe o que argumentar sobre o uso da internet como meio social, pois quando esses alunos são obrigados a usarem a internet para fazerem suas incrições, não são eles que usam, muitos casos devem até usar, porque tiveram sorte e pegaram aquele laboratório ou o TELECENTRO funcionando. Vamos deixar de bobeiras e assumamos que exitem sim alunos que não sabem que é internet e há os que sabem, mas não usam. Há diferenças, sim, senhores!

    ResponderExcluir
  43. "Ora, o canditado não precisaria necessariamente ter acesso a internet para fazer a redação, neste caso, ao invés do acesso a Internet, ele precisaria sim, de um embasamento teórico, de uma opinião formada à respeito dessas 'Tecnologias' no qual poderia ser obtido através de conversas com o professro na sala de aula, grupo de discussões, TV, jornais e revistas."

    concordo com a Parnaibana.
    abraço.

    ResponderExcluir
  44. parabéns pela observação prof. Joel vc q é prof. do MA já lecionou no PI sabe a realidade.Podemos citar até a realidade de nossas cidades temos uma biblioteca que disponibiliza o acesso, mas apenas para pesquisa e como um aluno onde sua escola não tem como ensinar a manipular um computador irá aprender e como tal saberá falar de um assunto q desconhece?
    e fala sério professora escrevendo MENAS tá lascada mesmo!!!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...