25 de set. de 2011

Golfinho morto é encontrado por velejador na Praia do Coqueiro


Foto: César Vieira para o Proparnaiba.com
No começo da tarde deste sábado, dia 24, na Praia do Coqueiro em Luís Correia, um dos velejadores que participam do campeonato de kite e surf em frente ao hotel Aimberê encontrou um boto-cinza-marinho boiando próximo à praia durante intervalo das baterias.
Ao constatar que o animal, também conhecido por golfinho tucuxi, estava morto, o kitesurfista trouxe o boto para a areia. Os competidores fizeram contato com biólogos dos projetos ambientais no litoral piauiense, Tartarugas do Delta e Aquasis, que foram até o local onde o animal foi achado.
“Não conseguimos identificar de imediato o que pode ter ocasionado a morte do golfinho, ele será levado para análise no laboratório da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba para sabermos se o óbito tem a ver com ingestão de lixo ou algo do tipo. O boto-cinza é um mamífero que faz parte da fauna da Área de Proteção Delta do Parnaíba e sua presença é comum nas praias dessa região”, explicou a bióloga Werlanne Santana.
Os técnicos lamentaram que ao receberem o golfinho, os olhos do animal tinham sido retirados por um pescador. “Existem várias lendas em torno do olho do boto e isso motiva este tipo de atitude de algumas pessoas”, explicou a bióloga.
Animal fotografado antes da chegada dos biólogos.
O animal foi levado para o campus da UFPI em Parnaíba e após análise, o golfinho ficará disponível para observação da comunidade no Centro de Visitação do Projeto Tartarugas do Delta, localizado no SESC Praia em Luís Correia.
Por César Vieira/Proparnaiba.com

3 comentários:

  1. Que lastima senhor blogueiro,uma especie quase que em extinção.E a atitude deste pescador foi desumana,incredula,pois lendas são lendas,alguem la no local poderia ter impossibilitado-o de fazer isso com o pobre golfinho que ja estava agonizando em seu proprio habitat!É tão satisfatorio poder saber que nosso lioral tem esses animais meigos,o porem que eles são assassinados pela ação do homem. Parnaibana.

    ResponderExcluir
  2. "Infelizmente isso sempre aconteceu..."

    Toda vez que ocorre um enclalhe de um animal morto, como no caso do boto, as pessoas retiram os dentes dos animais, que são utilizados para confecção de cordões; usados por muitas pessoas que, na maioria das vezes, não sabem como estes dentes foram obtidos. Estes dentes poderiam serem utilizados em futuras analises. Ainda sobre a questão dos olhos, é um cultura que não traz nenhum benefício a socidade. QUE FALTA FAZ O PROCEMA (Projeto Cetáceos do Maranhão)

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...