Prezado amigo,
Na Sessão do dia 8 (segunda) usei a Tribuna da Câmara Municipal de Parnaíba para falar sobre o transporte rudimentar de caranguejos de Parnaíba à Fortaleza que resulta num alto índice de mortandade dos caranguejos, em torno de 50 a 60%.
Requeri providências ao Ministério da Pesca e Aquicultura, em caráter de urgência urgentíssima, em normatizar o transporte do caranguejo-uçá.
“Cerca de 140 mil caranguejos são extraídos do Delta do Rio Parnaíba, por semana. É um absurdo essa perda. Existe um estudo técnico-científico da EMBRAPA Meio Norte e uma minuta da Instrução Normativa que disciplina o transporte do caranguejo reduzindo a mortandade a 3%, falta publicá-la e fazer valer a legislação”, justifiquei.
Contatos: phergomes@ig.com.br
Por Fernando Gomes
Edição Blog do Pessoa
É meu caro Edil, você mais que ninguém conhece o assunto. Mas eu já o debati por muitas vezes inclusive enriquecendo essa norma para o transporte do catado. A embalagem adequada diminuí consideravelmente a perca e redundará numa melhor receita ao catador que é penalizado pelas perdas. Quando do pagamento ao catador o intermediário calcula considera apenas 3 de cada 10 que negocia.
ResponderExcluirE NÓS COSUMIDORES DO PIAUI FICAMOS SEM,PARA QUE O CEARENSE POSSA COLOCAR A MESA PARA TURISTAS E GRINGOS CARANGUEJOS DE BOA QUALIDADE,SERÁ Q O PIOR NÃO TINHA USUFLUIR DESSE FARTO CARANGUEIJO AO INVÉS DE LEVA-LO AO CHICO DO CANRANGUEJO NO CEARÁ,O QUAL JÁ ESTÁ PODRE DE RICO AS NOSSAS CUSTAS ATÉ PQ. O CAMINHÃO PASSA POR UM CAMINHO DE MATA FECHA BEM LONGE DO POSTO FISCAL,E QUANDO OS FISCAIS PEGAM CAI PROPINA ATRAS DAS MATAS,DIGO E PROVO!
ResponderExcluirÈ incrivel como nós Parnaibanos chegamos ao porto dos Tatus e não conseguimos comprar sequer uma corda de carangueijo porque tem que ir tudo para o Ceará e agora fico sabendo que grande parte ainda morre no caminho.Eita povo pobre de cultura, prefere privilegiar o cearense ao Parnaibano. Quando é que vamos evoluir com esse povo tão ingnorante?
ResponderExcluirSe eu fosse caranguejeiro eu vendia era p... pra fora da cidade. Vendia aki mesmo, pros da Parnaíba, e lucrava muito mais. Bando de bestas, vendem baratinho, baratinho pros de fora, e nas feiras querem explorar nós consumidores que somos daki.
ResponderExcluirIsso não é nada. Quando o Porto tiver pronto os navios vão sair cheios de caranguejo. Aí dar pra levar o bicho solto.
ResponderExcluirDa até pena de ver uma cena dessa,o único a ter lucro com isso são aqueles que vendem e quem paga esse prejuizo são os consumidores.
ResponderExcluir