Blog do Pessoa: Governador critica ação da Anatel e defende rádios comunitárias


31 de out. de 2009

Governador critica ação da Anatel e defende rádios comunitárias

O governador Wellington Dias (PT) criticou duramente a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e defendeu as rádios comunitárias do Piauí. Segundo ele, o órgão fiscalizador federal age, muitas vezes, de forma truculenta, tolhendo a liberdade de comunicação de populares. Só esse ano, mais de 100 emissoras foram fechadas e tiveram seus equipamentos aprendidos pela Polícia Federal, em todo o Estado.

“Me dói, como democrata, termos uma agência cujo objetivo é ser reguladora, colocar como criminoso quem trabalha e quem atua pela democratização das comunicações em rádio. Lamento profundamente, e registro sempre esse meu pensamento ao presidente Lula, ministro das comunicações e presidente nacional da ANATEL”, falou Dias, em pronunciamento na abertura da I Conferência de Comunicação do Piauí, ocorrida ontem em Teresina.

A fala do governador foi presenciada por mais de 400 pessoas, entre estudantes, comunicadores e empresários, que participam do evento, em salão de um hotel da capital, localizado na zona Sul da cidade. Wellington Dias ressaltou ainda que vai assinar mensagem ao Governo Federal junto com a carta da Conferência. “Precisamos ter coragem, não apenas pelas rádios, mas por todas as entidades que lutam pela democratização das comunicações”, falou, sob aplausos da platéia.

A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que também participou da abertura do evento, na noite desta quinta-feira, também apoiou a posição do governador Wellington Dias argumentando que veio a Conferência por conta própria, e não do Congresso. “Não é do interesse dos parlamentares a defesa da comunicação, pois a maioria deles é dono de rádios convencionais”, detalhou.

O diretor regional da Anatel, Carlos Bezerra, não compareceu a abertura da Conferência. Ele também não foi localizado nesta sexta-feira, para comentar sobre as críticas. Ainda ontem, a rádio comunitária Liberdade, situada em Campo Maior, foi fechada pela PF por ordem da Anatel. “Eles apenas foram lá e mandaram fechar, levando meu transmissor e computar que custaram mais de R$ 7 mil”, relatou Arnaldo Ribeiro, diretor da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...