27 de jul. de 2025

Trio é preso por tráfico de drogas e receptação de portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba

 A Polícia Militar do Piauí, por meio do 2º Batalhão, prendeu três homens na tarde deste sábado (26) por envolvimento com tráfico de drogas, receptação de produtos furtados e uso de entorpecentes. A ação aconteceu por volta das 12h30, no Conjunto Padre Anchieta, bairro Frei Higino, em Parnaíba, litoral do estado.

Homem é preso com portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba - (Divulgação/PM-PI)Divulgação/PM-PI
Homem é preso com portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba

Entre os conduzidos estão Edvaldo Tiago da Silva, conhecido como “Coisinha”, de 47 anos; Denilson Alves dos Santos, vulgo “Mata Pato”; e Washington de Sousa Silva, conhecido como “Negão”, de 34 anos.

Segundo a PM, equipes de inteligência já monitoravam Edvaldo por suspeita de continuar vendendo drogas e receptando materiais furtados, mesmo após ter sido preso em maio deste ano. Durante a abordagem em sua residência, os policiais flagraram Washington comprando uma pedra de crack.

No local também foram encontrados diversos itens compatíveis com materiais furtados recentemente de um condomínio no bairro Reis Veloso Correia, onde já havia boletim de ocorrência registrado. Com Edvaldo, foram apreendidas seis portas de madeira, dois vasos sanitários, oito cadeiras de plástico, uma mesa branca, um ventilador Mallory, um celular Motorola, R$ 440 em espécie e 24 pedras de crack.

Homem é preso com portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba - (Divulgação/PM-PI)Divulgação/PM-PI
Homem é preso com portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba

Após a confissão de Edvaldo de que Denilson estaria com o restante dos produtos furtados, os policiais localizaram o suspeito e apreenderam com ele mais seis portas de madeira, duas pias, duas portas de vidro de box, uma janela de vidro e uma bancada de granito.

Com Washington, foi encontrada uma pedra de crack. Segundo a PM, ele também é suspeito de ter cometido o furto no condomínio e foi autuado por uso de droga e como autor do furto.

Diante dos fatos, Edvaldo foi autuado por tráfico de drogas e receptação; Denilson, por receptação; e Washington, por uso de entorpecente e furto. Todos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba, juntamente com o material apreendido.

Materiais apreendidos

* 12 portas de madeira,

* 2 vasos sanitários,

* 2 pias,

* 2 portas de vidro de box,

* 1 janela de vidro,

* 1 bancada de granito,

* 8 cadeiras de plástico,

* 1 mesa branca,

* 1 ventilador Mallory,

* 2 celulares,

* R$ 440 em espécie,

* 25 pedras de crack (sendo uma com o usuário W.S.S.).

Homem é preso com portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba - (Divulgação/PM-PI)Divulgação/PM-PI
Homem é preso com portas e vasos furtados de condomínio em Parnaíba

Ciclista de 83 anos morre após ser atropelado na BR-343


Um idoso de 83 anos morreu após ser atropelado por um veículo não identificado no início da noite deste sábado (27), por volta das 18h20, na BR-343, quilômetro 332, no trecho que passa por Teresina.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi do tipo transversal e envolveu uma bicicleta e um automóvel cujo condutor fugiu do local sem prestar socorro. A vítima, que conduzia a bicicleta, morreu ainda no local e teve o corpo removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

A dinâmica do acidente ainda está sendo apurada, mas uma das causas presumidas é que o ciclista teria acessado a via sem observar a presença de outros veículos. O motorista do carro não foi localizado e o teste de alcoolemia não pôde ser realizado.

Peritos criminais também foram acionados para auxiliar na investigação do caso.

Praça Constantino Correia e a estatua da Mulher do Pote

A estátua da Mulher do Pote fica localizada na Praça Constantino Correia, no centro de Parnaíba. Diariamente, milhares de pessoas passam pelo local e algumas delas não imaginam o significado da escultura, que foi um presente do então Ministro do Planejamento no Governo Ernesto Geisel para Parnaíba. A obra é uma homenagem às mulheres que passavam diariamente com panelas e roupas para serem lavadas no Rio Igaraçu e foi presenteada ao parnaibano Ministro João Paulo dos Reis Velloso por artesãos de Nova Jerusalém, Pernambuco. A estátua foi esculpida em granito originalmente em 1974 e instalada em Parnaíba em 1977.

Por Arlindo Leão.

26 de jul. de 2025

Maranhão vence Altos e se garante na segunda fase do Brasileirão Série D


Em jogo sem muitas inspirações das duas equipes, o Maranhão venceu o Altos por 1 a 0, roubou a posição do Iguatu e avançou para a segunda fase do Brasileirão Série D 2025. O embate foi neste sábado (26), pela décima quarta e última rodada do grupo 2. O Jacaré entrou em campo já classificado e agora aguarda o adversário no mata-mata.

Retrospecto e próximos compromissos

O Altos já estava classificado e com a liderança assegurada e não teve a vida mudada, permanecendo em primeiro com 26 pontos. Já o Maranhão conseguiu entrar no G-4 com a vitória, chegando aos 19 pontos e ultrapassando o Iguatu, que empatou em 1 a 1 com o Sampaio Corrêa e ficou fora. Agora as equipes aguardam seus adversários que irão sair do grupo 1, que será definido neste domingo (26).

Suspeito de assassinar rival a tiros no litoral do Piauí é preso pela polícia

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas (DFHT), deu cumprimento a um mandado de prisão, nesta quarta-feira (23), contra um jovem identificado como Breno Araújo da Conceição por suspeita de envolvimento na morte de um homem identificado como Álvaro Francisco em junho deste ano, em Luís Correia, litoral do Piauí.

De acordo com as informações da polícia, contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva. A vítima teria sido sequestrada no dia 05 de junho, por dois indivíduos que invadiram sua residência e a levaram para uma zona de matagal. Neste local, Álvaro Francisco foi executado com vários disparos de arma de fogo.

Ainda segundo as informações, as investigações dão conta de que o homicídio teria sido motivado devido a uma disputa de facções criminosas pelo domínio do tráfico de drogas na região. A vítima morta pertencia a uma organização criminosa oriunda do estado do Ceará.

A Polícia segue com as investigações para identificar o outro criminoso envolvido no assassinato. O preso foi levado e fica sob disposição da Justiça.

Fonte: Portal A10+

Dia dos Avós: Viva nós!

 

CNI organiza missão aos EUA para alertar governo sobre tarifaço


O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, disse na sexta-feira (25) que a entidade está organizando uma missão empresarial aos Estados Unidos, nas próximas semanas, para discutir a possível aplicação das tarifas de 50% sobre produtos importados brasileiros.

Alban disse que a mobilização da CNI tem o objetivo de sensibilizar empresas brasileiras e norte-americanas, junto aos respectivos governos, sobre os prejuízos mútuos da medida, que poderá ser implementada a partir de 1 de agosto. O objetivo é facilitar negociações e entendimentos entre os dois países para evitar perdas com a sobretaxação.

"Hoje temos a oportunidade de discutirmos a conveniência e adequação da necessidade de juntarmos empresas brasileiras e americanas num futuro próximo, duas ou três semanas, em caso se confirmada a tarifa de 50%, para que possamos fazer uma viagem aos Estados Unidos para sensibilização das empresas brasileiras, junto ao governo brasileiro, na sensibilização das empresas americanas, junto ao governo americano", disse, durante o Fórum Nacional das Indústrias.

"Isso para que possamos ser um facilitador dessa convergência de negociações, sem estar nessa mesa de negociação a presença politica do tema, mas sim os interesses comerciais e econômicos", completou.

Polícia Militar realiza diligências após onda de assaltos em Parnaíba

A cidade de Parnaíba foi palco de uma sequência de assaltos na noite desta quinta-feira (24), gerando pânico entre comerciantes e moradores. De acordo com relatos, ao menos quatro ocorrências foram registradas em diferentes pontos da cidade.

Na Rua Benedito Santos Lima, três criminosos armados, utilizando uma motocicleta, invadiram uma lanchonete e anunciaram o assalto, levando dinheiro e pertences das vítimas. Já na Rua Ceará, uma churrascaria também foi alvo de criminosos, que agiram de forma semelhante.

No bairro São Benedito, na Rua Sebastião Bastos, uma dupla armada em uma motocicleta modelo Bros abordou moradores na porta de uma residência e levou um aparelho celular e uma caixa de som (boombox). Outro caso foi registrado na Avenida Pinheiro Machado, onde um comércio de autopeças foi invadido e teve mercadorias subtraídas.

A Polícia Militar segue em diligências para identificar e capturar os autores dos crimes. Uma fonte da corporação informou ao portal que as investigações estão avançadas e que a resposta à sociedade virá com a prisão dos envolvidos.

Por Rurik Araújo 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado

O concurso 2.893 da Mega-Sena será sorteado neste sábado (26), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio está acumulado e pode pagar até R$ 42 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Foto: Marcello Casal jr/Agência BrasilMega-sena

A transmissão ao vivo será feita pelo canal da Caixa no YouTube e na página oficial das Loterias Caixa no Facebook.

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas em todo o país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Se ninguém acertar as seis dezenas, o prêmio acumula para o próximo concurso.

Fonte: Agência Brasil

Imperatriz x Parnahyba: onde assistir, possíveis escalações, ingressos e horário


Entrando em campo com objetivos diferentes, Imperatriz e Parnahyba se despedem da fase de grupos do Brasileirão Série D neste sábado (26), pela 14ª e última rodada da chave 2. O duelo será no Estádio Frei Epifânio, no Maranhão, às 16h. O Tubarão não tem chances de avançar para a segunda fase e apenas cumprirá tabela. Já o Cavalo de Aço já está classificado e busca assegurar a vice-liderança. No duelo do primeiro turno, as equipes empataram em 0 a 0 no Estádio Pedro Alelaf, no Litoral.

Retrospecto

O Imperatriz já está classificado para a segunda fase, mas ainda joga para assegurar a vice-liderança, ganhando o direito de decidir em casa e enfrentando uma equipe do grupo 1 que ficou mais abaixo no G-4. Com 21 pontos, o Cavalo de Aço também busca se reerguer após vim de uma derrota por 1 a 0 sobre o Iguatu.

Em seu último compromisso, o Parnahyba precisava vencer para se manter vivo, mas acabou empatando em 2 a 2 com o Sampaio Corrêa, sendo matematicamente eliminado, estando na sétima posição com 14 pontos.

Como deve vir o Imperatriz

O técnico Paulinho Kobayashi terá como baixa o lateral-esquerdo Robson Negueba, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, contará com o retorno os meias Rayllan e Ícaro que cumpriram suspensão. Com esse cenário, o comandante deve vir com o que tem melhor para consolidar a segunda posição.

Com isso, Paulinho Kobayashi poderá entrar em campo com o seguinte time – Júnior Conceição; Fabrício, André Penalva, Ronny e Wyldson; Gleidson, Clóvis e Ícaro; Rayllan, Papel e Café

Como deve vir o Parnahyba

O técnico Betinho terá poucas opções para escalar seu time titular, já que contará com 11 desfalques. Bruno Miranda, Leandro Sobral, Serginho, Baltazar e Rafael estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já Athirson e Jeferson estão no departamento médico. Além disso, Lalim, Michael, Gabriel Cardoso e Emerson foram desligados do clube. Por outro lado, terá o retorno do volante Xéxeu.

Com isso, Betinho Nascimento poderá escalar a seguinte equipe – Janilson; Edson, Jailton, Diego Mota e Henrique; Xexéu, Kennedy, Venâncio e Bismarck; Wesley e Vitão.

Transmissão: AÇO TV (Youtube).

Ingressos:

Arbitragem:

Árbitro - Jonata de Souza Gouveia (AL)

Assistente 1 - Wellington Thiago de Almeida Fontes Nascimento (AL)

Assistente 2 - Widcir Santana de Oliveira (AL)

Quarto árbitro - Roberto Santos Sá (MA).

Falso funcionário da Equatorial é denunciado por aplicar golpes em idosos no Piauí

 O Ministério Público do Estado do Piauí denunciou Sebastião Vieira Feitosa Filho por enganar moradores de baixa renda ao se apresentar falsamente como funcionário da Equatorial Piauí. Vestido com uniforme completo, crachá funcional e utilizando uma caminhonete com a logomarca da empresa, o acusado oferecia falsos benefícios para capturar dados pessoais e aplicar fraudes financeiras.

Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada na Proteção de Bens e Serviços Públicos (DEBESP), Sebastião abordava vítimas prometendo descontos na conta de luz e até a entrega gratuita de eletrodomésticos, como forma de “incentivo social”. No entanto, ao conseguir os documentos das vítimas, contratava empréstimos em seus nomes — sem qualquer autorização.

Foto: Divulgação / SSP-PIDivulgação / SSP-PI

Um dos casos mais graves envolveu uma idosa de 68 anos. Convencida de que receberia uma geladeira nova, ela entregou seus dados e posteriormente descobriu que um empréstimo havia sido feito em seu nome, com descontos automáticos sobre o valor da aposentadoria.

Sebastião foi preso em maio de 2025. Durante a operação, policiais apreenderam a caminhonete utilizada nos golpes e realizaram buscas em três imóveis ligados ao investigado. O Ministério Público requereu sua responsabilização por estelionato majorado, além de reparação por danos materiais e morais, em especial pelo fato de a principal vítima ser idosa.

A Equatorial Piauí informou que nenhum colaborador está autorizado a coletar documentos ou oferecer benefícios financeiros em domicílio. O caso reforça o alerta para que consumidores verifiquem a identidade de prestadores de serviço e denunciem condutas suspeitas às autoridades.

 Ao todo, foram fiscalizados 20 estabelecimentos, entre imobiliárias e empreendimentos

Entre os dias 22 e 25 de julho, o Procon do Ministério Público do Piauí (MPPI) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PI) realizaram uma operação conjunta em imobiliárias e empreendimentos nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Foto: Reprodução
Estabelecimentos são autuados por publicidade enganosa no litoral do Piauí

Estabelecimentos são autuados por publicidade enganosa no litoral do Piauí

A ação resultou na autuação de nove estabelecimentos: sete por publicidade enganosa e dois por ausência de RI. Os autuados têm 15 dias úteis para apresentar defesa junto às Promotorias de Justiça de Parnaíba e Luís Correia.

Ao todo, foram fiscalizados 20 estabelecimentos, entre imobiliárias e empreendimentos. O Procon verificou a regularidade da publicidade e a existência do Registro de Incorporação (RI) nos cartórios, enquanto o Creci fiscalizou o exercício legal da profissão de corretor de imóveis.

Foto: ReproduçãoEstabelecimentos são autuados por publicidade enganosa no litoral do Piauí

Estabelecimentos são autuados por publicidade enganosa no litoral do Piauí

Fonte: Conecta Piauí

Casamento coletivo é realizado dentro de penitenciária em Parnaíba

O Tribunal de Justiça do Piauí realizou uma cerimônia de casamento coletivo na Penitenciária Mista de Parnaíba, no qual 22 detentos participaram da ação. A união dos casais foi celebrada por meio do projeto Justiça Itinerante junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Segundo o TJ-PI, esta já é o segundo casamento coletivo realizado na unidade penitenciária, com apoio do Cartório de Registro Civil de Parnaíba.

Responsável por acompanhar e organizar e acompanhar a ação, a analista judicial Vanessa Brandão, da Justiça Itinerante, ressaltou a importância da cidadania dentro dos presídios. “A celebração do casamento é um direito assegurado a todos os cidadãos e, no caso dos internos, representa um marco de transformação pessoal e emocional”, afirmou.

Foto: Divulgação / Corregedoria Geral da Justiça

Internos da Penitenciária de Parnaíba participam de casamento coletivo

A diretoria da unidade prisional afirmiou que o empenho da equipe técnica é primordial nessas ações. “É gratificante ver o empenho de todos, para que ações como essa aconteçam. O impacto é profundo, tanto no comportamento dos internos quanto no clima dentro da unidade”, explicou  a direção.

Por: Kauwany Araújo

PAX UN IÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. ABRÃO GOMES DA SILVA, 79 anos de idade, falecido às 10h 30min do dia (25.07.2025) em sua residência no Povoado Tabuleiro Litorâneo, zona rural de Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Estrada da Pedra do Sal e o sepultamento ocorreu às 17h 30min no cemitério da comunidade.

2. DÉBORA SILVA FERREIRA, 27 anos de idade, falecida às 12h 35min do dia (25.07.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi removido do IML e trasladado para Luzilândia e está sendo velado na Praça São Francisco, n°95, Bairro Caixa D’Água. O sepultamento será realizado às 16h de hoje (26.07.2025) no cemitério da cidade.

3. TEODORO CARDOSO NETO, 75 anos de idade, falecido às 17h 52min do dia (25.07.2025) no Hospital Joaquim Vieira de Brito em Cocal-PI. O corpo está sendo velado no Povoado Campestre dos Túnicos e o sepultamento será realizado às 16h de hoje (26.07.2025) no cemitério da comunidade.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 26 de julho de 2025.

NOTA DE FALECIMENTO - Professora Maria das Graças Oliveira Lima

 


Lei reconhece pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência a partir de 2026

Pessoas que convivem com fibromialgia passarão a ser consideradas pessoas com deficiência a partir de janeiro de 2026 e poderão usufruir de políticas públicas específicas, como o uso de cotas em concursos públicos e vagas de estacionamento reservadas. A lei foi sancionada sem vetos pelo presidente Lula.

Medida sancionada por Lula garante acesso a cotas, vagas especiais e outros direitos já assegurados por políticas públicas. - (Lula Marques/Agência Brasil)Lula Marques/Agência Brasil
Medida sancionada por Lula garante acesso a cotas, vagas especiais e outros direitos já assegurados por políticas públicas.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares e nas articulações, podendo vir acompanhada de tontura, fadiga, ansiedade e depressão. Para que o diagnóstico seja equiparado à condição de deficiência, será necessária uma avaliação individualizada, feita por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde, que atestem a limitação funcional da pessoa para o desempenho de atividades cotidianas e sua participação social em igualdade com os demais.


De acordo com o relator do projeto no Senado, Fabiano Contarato (PT), a equiparação da fibromialgia como deficiência pode assegurar uma série de direitos, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, isenção de impostos na compra de veículos novos e pensão por morte.

“A aprovação desse projeto é uma vitória para mais de 7 milhões de brasileiros e brasileiros que convivem com fibromialgia. Estamos falando de uma síndrome dolorosa, crônica, invisível aos olhos, mas devastadora para quem sente. Ao equiparar os direitos das pessoas com fibromialgia aos das pessoas com deficiência, nós vamos dar um passo importante para garantir dignidade, inclusão e acesso a políticas públicas fundamentais de caráter nacional”, declarou.

No Piauí, a Assembleia Legislativa (Alepi) já havia aprovado, em novembro de 2023, uma lei com o mesmo conteúdo, garantindo que as pessoas com fibromialgia no estado tenham os mesmos direitos e garantias legais que as pessoas com deficiência.


EM TEMPO: A CIDADE DE PARNAÍBA ATRAVÉS DA CÂMARA MUNICIPAL SAIU NA FRENTE AO APROVAR PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR CARLSON PESSOA QUE EM SEGUIDA FOI SANCIONADA PELO ENTÃO PREFEITO MÃO SANTA NO ANO DE 2024. 

OFERTAS DA SEMANA PARAÍBA - CELULARES PARAÍBA

 



25 de jul. de 2025

Quando o amor vira ameaça: feminicídio, saúde mental e o silêncio que mata

 

Reprodução
Reprodução

Mais uma jovem vida foi interrompida de forma brutal no Piauí. Sarah Denise Alves dos Santos, de apenas 17 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-namorado, Fábio Rodrigues Braga, de 35 anos, no último dia 13 de julho, na zona rural do município de Beneditinos. A tragédia, que aconteceu diante de testemunhas e com requintes de frieza, não é um caso isolado. É mais um capítulo triste da epidemia de feminicídios que assola o Brasil, e que precisa, com urgência, ser enfrentada como uma questão de saúde pública, de segurança e, sobretudo, de mentalidade coletiva.

Sarah foi morta pelas costas. Ela estava com amigos em um bar, próximo a um campo de futebol, quando Fábio, já rejeitado e inconformado com o fim do relacionamento, a abordou. Após uma tentativa frustrada de conversa, ele voltou armado — com a arma do irmão, sargento da Polícia Militar — e atirou. Um amigo da vítima também foi baleado. Após o crime, Fábio tentou tirar a própria vida e segue internado em estado grave. Está indiciado por feminicídio e lesão corporal grave.

Este caso nos obriga a fazer perguntas difíceis: quantas mulheres precisarão morrer para que entendamos que o feminicídio não é apenas um ato isolado de violência, mas um sintoma de uma cultura enraizada no controle, no machismo e na incapacidade de lidar com a rejeição? Quantos homens ainda acreditarão que têm o direito de decidir sobre a vida da mulher que diz "não"?

É inegável que há também um fator de saúde mental envolvido. Um homem que tira a vida da ex-namorada e tenta se matar em seguida não está emocionalmente saudável. Mas essa constatação não pode servir de desculpa. A doença mental não mata — o machismo sim. Transtornos emocionais mal cuidados, aliados a uma cultura que naturaliza a posse e a agressividade masculina, se tornam um terreno fértil para tragédias como a de Sarah. Precisamos falar de saúde mental, sim — mas com responsabilidade e sem esconder o fator estrutural da violência de gênero.

Fábio não agiu em um rompante inexplicável. Ele agiu como tantos outros que se sentem autorizados a destruir o que não podem mais controlar. A arma era do irmão, um policial. O tiro foi pelas costas. E, como em tantos outros casos, o crime foi antecedido por tentativas de conversa, pelo desejo de retomar uma relação que já havia terminado. O padrão se repete: a mulher tenta seguir em frente. O homem, não aceita.

É urgente que escolas, famílias, igrejas, mídia e políticas públicas se unam para educar nossos jovens — principalmente os meninos — para o respeito, a escuta e o fim da cultura da posse. É urgente que homens entendam que não são donos das mulheres com quem se relacionam. É urgente que a saúde mental masculina deixe de ser tabu e seja tratada com o mesmo peso das demais pautas de saúde pública.

Sarah tinha apenas 17 anos. Ela sonhava, sorria, vivia. E foi assassinada por alguém que não soube lidar com a própria frustração. Que essa tragédia nos acorde. Que a morte de Sarah não seja só mais uma estatística. Que ela nos convoque a mudar.

Porque amar nunca deveria ser uma sentença de morte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...