Faleceu no inicio da noite deste domingo(27) o engenheiro e empresário Roberto Broder em Teresina onde era radicado. O ex-vice prefeito parnaibano não resistiu a covid19 e veio a óbito depois de alguns dias internado.
28 de mar. de 2021
Jovem desaparece após acidente em ponte em Piripiri no Norte do Piauí
Um jovem ficou desapareceu, possivelmente sendo carregado pelas águas, no município de Piripiri, após um acidente na BR-222, em trecho no sentido Caiçara. As informações são do Piripiri Repórter.
Dois irmãos, Kauã da Silva Nascimento e Sávio José, seguiam de moto, uma Bros, na rodovia e em uma das pontes, Sávio perdeu o controle da moto.
Com a queda, Kauã relatou que ficou desacordado. Ao retornar, seu irmão estava desaparecido. Ele acredita que ele tenha caído da ponte e sido levado pela correnteza. O fato ocorreu por volta de 22h deste sábado (27/03).
Kauã foi socorrido pelo SAMU e os bombeiros fizeram buscas. Na tarde deste domingo (28/03), a equipe intensificará as buscas por Sávio, com o uso de uma embarcação. Os jovens são da cidade de Pedro II, do bairro Santa Fé.
Grávida que deu à luz intubada encontra o filho 20 dias após parto de urgência
Uma grávida que estava internada no Hospital da Unimed precisou esperar 20 dias para ver o filho após seu nascimento. Com covid-19 e intubada, ela teve que ser submetida a um parto de urgência no oitavo mês de gestação. O tão esperado encontro da autônoma Laysi Silva e o pequeno Noah aconteceu neste sábado (27).
Laysi, de 35 anos, foi internada com Covid-19 no Hospital da Unimed no dia 6 de março e, no dia seguinte, por conta da gravidade da doença, precisou ser intubada. Para salvar a vida da mãe e do bebê, a equipe médica teve que realizar um parto prematuro. Noah nasceu com 3,265 Kg, mas sedado por conta da medicação que a Laysi estava tomando. O recém-nascido foi transferido para uma maternidade onde passou uma semana na UTI neonatal.
“Foi uma decisão difícil, mas bastante assertiva. Não poderíamos perder tempo. Redobramos os cuidados na realização do procedimento e deu tudo certo. Ver Laysi encontrando com o filho Noah nos enche de esperança e de energia para continuar na luta contra a Covid-19”, comemorou o diretor técnico do HUP, coloproctologista Rafael Correia Lima.
No dia 22, Laysi finalmente recebeu alta e pode voltar para casa, no bairro Manoel Evangelista, Zona Sudeste de Teresina. Laysi foi recebida com muita emoção por familiares e vizinhos. Por precaução da família, o tão aguardado encontro da mãe com o pequeno Noah só ocorreu neste sábado (27). Laysi também reencontrou sua mãe, Dona Osimar, que não tinha contato desde a internação.
“Quero agradecer a todos os profissionais de saúde do HUP pelo atendimento que recebi. Me senti como uma celebridade. Me trataram como uma rainha. Não consigo descrever a emoção de poder pegar meu filho no colo depois de tudo que passamos. Esse momento só foi possível por conta do comprometimento e da competência desses profissionais”, disse Laysi.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Em menos de 24h, três condutores embriagados são presos pela PRF em BRs no Piauí
Policiais Rodoviários Federais efetuaram a prisão de três homens acusados pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. As ações aconteceram durante a Operação Vita Protegat nas BRs 316 e 343 nas cidades de Picos e Piripiri.
O primeiro abordado, um homem de 35 anos, conduzia a motocicleta Honda/NXR 150 Bros ES na BR 316 na cidade de Picos e foi flagrado realizando ultrapassagem em local proibido. Quando foi abordado, foi verificado que o homem apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica, e após ser submetido ao teste de alcoolemia, foi verificado o resultado de 1.27 mg/l miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, portanto 25 vezes maior que o limite permitido.
Em outro caso na cidade de Piripiri na BR-343, os policiais abordaram outra motocicleta Honda/CG 150 Fan conduzida por um homem de 38 anos que transportava um passageiro sem capacete de segurança. Os policiais verificaram que o condutor apresentava visíveis sinais de uso de bebida alcoólica. Após ser submetido ao teste de alcoolemia, o condutor apresentou como resultado o valor de 0.71 mg/l miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Os policiais verificaram também que o acusado já havia cometido o mesmo crime em 2017 e, na ocasião, havia sido preso pela PRF.
Simultaneamente, na cidade de Picos na BR 316, os policiais abordaram um veículo VW/Saveiro 1.6 CE conduzido por um homem de 35 anos que estava transitando na contramão de direção. Os policiais deram ordem de parada, porém o condutor empreendeu fuga sendo necessário a realização de um acompanhamento tático, quando conseguiram abordá-lo. Foi verificado que o condutor apresentava visíveis sinais claros de embriaguez e, após ser submetido ao teste de alcoolemia, o condutor apresentou como resultado o valor de 0.43 mg/l miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Em todas as situações, os condutores foram conduzidos até à Polícia Civil nas cidades de Picos e Piripiri para os procedimentos necessários. Todos responderão pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.
Idosos com 69 e 68 anos poderão se vacinar contra a Covid-19 na terça-feira (30) em Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou neste sábado (27) que a vacinação contra a covid-19 tem continuidade em Teresina com a adição de mais duas faixas etárias: 69 e 68 anos. Os idosos pertencentes a este grupo poderão garantir sua dose nos dias 30, 31 e 1º de abril (terça a quinta desta semana) nos pontos de drive thru ou nas Unidades Básicas de Saúde mediante agendamento prévio no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.
Os idosos de 69 anos serão vacinados nos dias 30 e 31 em sete pontos de drive thru espalhados pela cidade, das 9h às 17h.
Serão eles:
1. Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Avenida Ministro Sergio Mota, S/N, Bairro Santa Maria da Codipi.
2. Terminal de Integração Zoobotânico – Avenida Presidente Kenedy, Bairro Zoobotânico.
3. Faculdade Estácio de Teresina – Estacionamento da Faculdade na Avenida dos Expedicionários, Bairro São João.
4. Terminal de Integração Livramento – Avenida dos Expedicionários, S/N, Bairro Dirceu I.
5. Terminal de Integração Parque Piauí – Avenida Marechal Juarez Távora, 118, Bairro Parque Piauí (próximo ao clube dos Cem).
6. Terminal de Integração Bela Vista – Avenida Prefeito Wall Ferraz, Bairro Bela Vista.
7. Terminal de Integração Buenos Aires – Av. União, Bairro Memorare.
Em um esforço para reduzir filas e garantir a organização do atendimento, a FMS montou um cronograma por mês de nascimento para este grupo. “No dia 30, pela manhã serão priorizados aqueles nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; no turno da tarde, os nascidos em abril, maio e junho; no dia 31, pela manhã será a vez daqueles que fazem aniversário em julho, agosto e setembro; por fim, no dia 31, à tarde será a vez dos nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação Covid-19.
Ela ressalta que o turno da manhã compreende o horário de 9h às 13, enquanto o turno da tarde seria das 13h às 17h.Já no dia 01/04 será a vez dos idosos de 68 anos. Para este grupo, haverá uma ampliação nos pontos de drive thru, que passa para 12, com funcionamento também das 9 às 17h:
1. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Bairro Pirajá.
2. Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Avenida Ministro Sergio Mota, S/N, Bairro Santa Maria da Codipi.
3. Terminal de Integração Buenos Aires – Av. União, Bairro Memorare.
4. Uninovafapi – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, Bairro Uruguai.
5. ADUFPI – Av. Universitária, 391, Bairro Ininga.
6. Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.
7. Terminal de Integração Zoobotânico – Avenida Presidente Kenedy, Bairro Zoobotânico.
8. Faculdade Estácio de Teresina – Estacionamento da Faculdade na Avenida dos Expedicionários, Bairro São João.
9. Terminal de Integração Livramento – Avenida dos Expedicionários, S/N, Bairro Dirceu I.
10. Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, Bairro São Pedro.
11. Terminal de Integração Parque Piauí – Avenida Marechal Juarez Távora, 118, Bairro Parque Piauí (próximo ao clube dos Cem).
12. Terminal de Integração Bela Vista – Avenida Prefeito Wall Ferraz, Bairro Bela Vista.
“A organização para esta faixa etária se dará da seguinte forma: das 9h às 13h vacinaremos os idosos nascidos entre janeiro e junho; e das 13h às 19h, os nascidos entre julho e dezembro”, diz a coordenadora.
A inserção da nova etapa não modifica o cronograma já estabelecido para segunda dose dos idosos de 81 a 84 anos, que também acontece nos dias 30 e 31 de março. Eles serão atendidos em cinco pontos de drive thru das 9h às 17h:
1. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Bairro Pirajá.
2.ADUFPI – Av. Universitária, 391, Bairro Ininga.
3. Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.
4. Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, Bairro São Pedro.
5. Uninovafapi – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, Bairro Uruguai.
Está mantida também a organização por idade: no dia 30 pela manhã, será a vez daqueles de 84 anos; à tarde, 83 anos; dia 31 pela manhã, 82 anos e nesse mesmo dia à tarde, 81 anos.
Aqueles que não dispuserem de meio de transporte para se dirigir ao drive thru podem optar pela vacinação nas UBS, que deve ser agendada no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .
“Caso o paciente não tenha acesso à internet, ele pode se dirigir à UBS mais próxima de sua casa e solicitar o agendamento no SAME (setor de marcação de consultas) da unidade”, informa Emanuelle Dias.Já os acamados receberão sua dose em casa, também mediante agendamento no site da FMS ou em contato com o agente comunitário de saúde da área.
Mais instruções sobre como fazer o cadastramento estão disponíveis em vídeo no link https://fms.pmt.pi.gov.br/instrucoes-vacine-ja. A estimativa para esta nova etapa é que cerca de 9 mil pessoas de 69 e 68 anos sejam vacinadas. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que o grupo prioritário para cada etapa da vacinação é escolhido levando em consideração a quantidade de doses recebidas e a população estimada para cada faixa etária. “À medida que recebermos mais doses, iremos ampliar este público da vacina, de forma que tenhamos doses garantidas para todos”, informa o presidente.
Com covid, Agnaldo Timóteo é intubado após complicações
Agnaldo Timóteo, que está com 84 anos e portanto pertence ao grupo de risco da Covid-19, precisou ser intubado na manhã deste sábado (27) por complicações relacionadas à doença. O músico está internado desde o dia 17 de março e já estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro, em estado grave. Seu quadro, no entanto, apresentava discretas melhoras, segundo familiares.
De acordo com eles, pelo fato de a Covid-19 ser uma doença com altos e baixos, a intubação se fez necessária a fim de desacelerar a evolução da infecção em Agnaldo. A decisão foi considerada uma medida de segurança.
O artista já havia tomado a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no dia 15 de março, mas contraiu a doença antes de desenvolver proteção para ela. Sobrinho do cantor, Timotinho Silva disse há uma semana que o artista foi imediatamente levado ao médico quando surgiram os primeiros sintomas.
Fonte: Folhapress
BrownDelícia: Brownies artesanais e com um sabor inconfundível
Você que não resiste a um delicioso doce, está na hora de experimentar as maravilhas do “BrownDelícia”. São brownies artesanais nos sabores tradicional, ninho, nutella, doce de leite e brigadeiro. Experimente e confira o sabor inconfundível. Cada um mais saboroso que o outro. Todos os Brownie são feitos com materiais de primeira qualidade.
Temos a pronta entrega e para encomenda através do Whatsapp: (86) 99430 4014.
Nosso Instagram: brown_delicia
Brasil passa de 20 milhões de doses aplicadas em 70 dias de vacinação
Ao completar 70 dias de campanha de vacinação contra a covid, o Brasil superou a marca de 20 milhões de doses aplicadas, cerca de 10% mais que o Reino Unido conseguiu em igual período.
O mesmo se aplica a Alemanha, França e Itália, que, somados, têm 210 milhões de habitantes, população semelhante à brasileira, e aplicaram 18,7 milhões de doses nos primeiros 70 dias de imunização contra covid. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O Brasil acelerou o ritmo da vacinação e se aproxima de mil doses aplicadas em um dia. A média diária já passa de 565 mil vacinas.
A última semana foi uma a mais mortal da pandemia no Brasil, mas foi também a de maior vacinação: foram aplicadas cerca de 4 milhões.
Ao todo, profissionais de saúde deram mais de 15 milhões de primeiras doses. Cerca de 5 milhões receberam segunda dose
Fisioterapia neurofuncional em Parnaíba é com o Dr. Daniel Moraes de Oliveir
O fisioterapeuta Daniel Moraes de Oliveira traz um novo conceito de fisioterapia para Parnaíba, trabalhando o paciente de forma integral, ou seja, nos aspectos físico, mental e espiritual.
Entre as suas especialidades, estão a traumato-ortopedia, neuro-funcional, respiratório, cardiopulmonar, reumatológica, geriátrica e pediátrica, aplicação de Kinesio Tapping, massagem funcional e RPG.
Agende seu horário através dos telefones: (86) 3321-3253 ou 99432-6434.
Instagram: danielmoraes768/
Consulta Popular cresce em Parnaíba
Desde 2020 o Hospital e Maternidade Marques Basto a Consulta Popular vem ocorrendo com sucesso e atendendo a população que não tem plano de saúde e condições de ter acesso à consulta particular.
Ministro de Bolsonaro diz que governo federal distribuirá 11 milhões de vacinas aos estados na próxima semana
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou neste sábado (27) que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na próxima semana.
Segundo o ministro, que concedeu entrevista à GloboNews, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac estão no país e serão enviadas para os estados. O ministro não detalhou quantas doses cada estado receberá.
“Esta semana [temos] 11 milhões de vacinas. [...] As vacinas que estão disponíveis, Astrazeneca, Coronavac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização [PNI]”, disse Queiroga, que passou o sábado no ministério em reuniões com técnicos da pasta.
Queiroga assumiu oficialmente o ministério na última terça-feira (23) com o discurso de acelerar o ritmo da vacinação no país.
Conforme balanço, até a noite de sexta-feira 14.074.577 pessoas (6,65% da população brasileira) receberam a primeira dose de vacina. A segunda dose foi aplicada em 4.515.631 pessoas (2,13% da população) em todos os estados e no Distrito Federal.
Queiroga voltou a afirmar que o governo pretende vacinar 1 milhão de pessoas por dia no início de abril – o mês começa na próxima quinta-feira (1°).
O ministro ainda informou que conversará nos próximos dias com autoridades dos Estados Unidos e China para viabilizar o envio de mais doses de vacinas para o Brasil.
“EUA e China são parceiros importantes do Brasil, que têm um potencial de produção de vacinas. Nós estamos dialogando com eles como sempre fizemos”, afirmou o ministro.
Fonte: G1
Brasil bate novo recorde de vacinação nesta 6ª feira: 936,7 mil doses em 24h
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, estabeleceu nesta sexta (26) um novo recorde, terceiro seguido, na aplicação de vacinas em todo o País.
De acordo com balanço fechado agora há pouco pela plataforma independente de monitoramento vacinabrasil.org, mantida pela Rice University, de Houston (Texas), foram aplicadas 936.769 doses, número cada vez mais próximo à meta de 1 milhão de doses diárias estabelecida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ao todo, foram aplicadas 827.331 primeiras doses e mais 109.438 segundas doses. Os recordes anteriores foram estabelecidos na quarta (24), com 777 mil doses, e na quinta (25), com 808 mil.
Segundo o vacinabrasil.org, já são 14.927.321 os brasileiros que receberam ao menos a primeira dose de uma das vacinas contra a covid e mais 4.660.934 os que receberam também a segunda dose e estão imunizados.
Até agora, o Ministério da Saúde disponibilizou aos Estados um total de 33.644.976 doses, das quais 24.596.126 foram distribuídas aos municípios. Somadas, as doses administradas, em primeira e segunda doses, chegam a 19.588.255.
A média diária de doses aplicadas, que na última sexta (19) girava em torno de 372 mil, disparou para 566 mil hoje. Nos últimos sete dias, o Brasil aplicou 3,96 milhões de doses.
Agências do INSS no Piauí estarão fechadas durante toda a próxima semana
Em razão da publicação da Lei Estadual nº 7.491, todas as Agências do Instituto no estado estarão fechadas.
A Gerência Executiva do INSS no Piauí informa que, em razão da publicação da Lei Estadual nº 7.491, de 25 de março de 2021 e outras medidas adotadas para o combate à pandemia da Covid-19 no Piauí, todas as Agências do Instituto no estado estarão fechadas para o atendimento ao público no período de 29 de março ao dia 2 de abril de 2021.
No interior do estado, no dia 31 de março, a abertura das unidades dependem de lei do respectivo município onde estão instaladas, ou seja, se o prefeito decretar feriado municipal e caso exista uma Agência da Previdência naquela cidade ela seguirá o decreto municipal e ficará fechada.A Gerência do INSS informa ainda que os atendimentos agendados e marcados para essas datas serão remarcados pelo Instituto. Para saber sobre a nova data do atendimento os interessados deverão consultar o INSS através da Central 135.
VEJA O QUE FOI DECIDIDO
- DIA 29/03 (PONTO FACULTATIVO) - APS's e Gerência Executiva fechadas com servidores em trabalho remoto;
- DIA 30/03 (ANTECIPAÇÃO DE FERIADO) -
APS'd e Gerência Executiva fechadas;
- DIA 31/03 (A DEPENDER DE LEI DO MUNICÍPIO RESPECTIVO);
- DIA 01/04 (PONTO FACULTATIVO) - APS's e Gerência Executiva fechadas com servidores em trabalho remoto;
- DIA 02/04 (FERIADO) - APS's e Gerência Executiva fechadas;
27 de mar. de 2021
Facção: corpo de jovem que teve execução filmada é localizado pela polícia
O corpo da jovem Adriana Miranda Paz, de 21 anos, foi localizado pela Polícia Civil nessa quinta-feira (25/03) no bairro onde ocorreu o crime, em Igarapé-Miri/PA. Equipes do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves estiveram no local. As informações são do G1 PA.
Em um dos vídeos, Adriana Miranda aparece contando sobre uma entrega de drogas. Nas imagens é possível ver que ela está nervosa.
Em outro vídeo, a jovem já aparece sentada e implorando para não ser morta, mas um homem efetua o disparo na direção da cabeça da vítima.
Adriana Miranda Paz, de 21 anos, desapareceu no dia 20 de março. Dias depois, um vídeo que mostra a jovem em conversa com os executores e outro que mostra o assassinato dela começaram a circular na internet.
Segundo o Diário Online, o pai da vítima relatou à Delegacia de Polícia Civil da cidade o desaparecimento dela no sábado. Em depoimento, ele contou que a jovem estava relacionando com Didi, que teria se desvinculado do Comando Vermelho e estaria montando sua própria facção. Membros do CV teriam descoberto, sequestraram Adriana e executaram a jovem.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a execução da vítima.
Piauí registra 30 mortes por Covid-19 e 1.282 novos casos em 24 horas
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.282 casos confirmados e 30 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sábado (27). Dos 1.282 casos confirmados da doença, 686 são mulheres e 546 são homens, com idades que variam de um a 94 anos.
Quatorze mulheres e dezesseis homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram das cidades de Altos (94 anos), Conceição do Canindé (53 anos), Ilha Grande (89 anos), Itaueira (83 anos), Luzilândia (83 anos), Monte Alegre do Piauí (85 anos), Piripiri (23, 65 e 77 anos), Socorro do Piauí (63 anos), Teresina (57, 65 e 78 anos) e Valença do Piauí (70 anos). Já os homens eram de Anísio de Abreu (60 anos), Campo Maior (50 e 63 anos), Curimatá ( 60 anos), Demerval Lobão ( 79 anos), Francisco Macedo (74 anos), Floriano (58 anos), Miguel Alves (47 anos), Pedro II (84 anos), Pimenteiras (102 anos), Piripiri (79 anos), São Julião (49 anos) e Teresina ( 65 ,66, 84, 85 anos). Dez vítimas não possuíam doenças preexistentes.
Os casos confirmados no estado somam 201.517 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.996 e foram registrados em 217 municípios. Do total, 2.309 homens e 1.6867 mulheres não resistiram a Covid-19. O boletim de hoje corrige uma duplicidade de registro de óbito no município de Altos, que já foi retirado da base de dados.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.332 ocupados, sendo 851 leitos clínicos, 430 UTIs e 51 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.672 até o dia 27 de março de 2021.A Sesapi estima que 196.189 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 200.229 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 48.076 a segunda dose.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.
O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.
Jovem dentista morre vítima da Covid-19 em Teresina
A jovem Thalia Damasceno, 25 anos, morreu neste sábado (27/03), vítima da Covid-19 em Teresina. A jovem, havia se formado recentemente em Odontologia e estava morando em Teresina, onde foi a óbito. As informações são do Portal P2.
Segundo o boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde de Piripiri, 108 óbitos já haviam sido registrados no Município em decorrência de complicações provocadas pela doença. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram profundamente a morte da jovem.
Decreto proíbe venda de bebidas alcóolicas no Piauí por seis dias
O governador Wellington Dias (PT) assinou novo decreto com medidas restritivas até o dia 04 de abril para conter o avanço da covid-19. Dentre as restrições, está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em todo o estado, como forma de evitar aglomerações e prevenir acidentes, considerando que a rede de saúde está em colapso.
Confira aqui o decreto.
Na segunda-feira (29), bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, ainda poderão funcionar, mas até as 20h. Já a partir da terça (30) até o dia 04 de abril, todos esses estabelecimentos estão proibidos de abrir. Nesse período, serviços de alimentação preparada e bebidas não alcóolicas poderão funcionar na modalidade delivery ou drive-thru.
Nos mercados, supermercados e hipermercados também está proibida a venda de bebidas alcóolicas entre 30 de março a 04 de abril.
Ainda segundo o decreto, permanece proibida a realização de festas ou eventos, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada.
Fiscalização
A fiscalização das medidas determinadas pelo decreto estadual será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver.
Fonte: GP1
Comissão apura pênaltis polêmicos no jogo entre River x PHB; 2 pênaltis em 2 min
A partida entre River e Parnahyba que aconteceu na última quarta-feira (24), no Albertão teve a arbitragem de Jardiel da Rocha como ponto central por conta de algumas. De acordo com o presidente da comissão de arbitragem do Piauí, José Steifel, todas as partidas do Campeonato Piauiense atualmente tem um analista de campo presente, é algo protocolar, e na próxima semana as analises dessa partida serão entregues a uma comissão.
“Em todos os jogos nós temos uma pessoa responsável pela análise da partida, de minuto a minuto jogo, que é o analista de campo. Isso é algo protocolar o nosso atualmente inclusive faz parte também da comissão da CBF”, explicou José Steifel, presidente da comissão de arbitragem do Piauí.
O jogo teve muito tumultuo, discussão e paralisações. Um dos lances que deve ser analisado serão os dois pênaltis marcados em 1min30seg a favor do River. No primeiro, batido por Zé Antônio o goleiro do Tubarão Yan faz defesa. O outro foi marcado segundos depois teve o jogador Allan na cobrança, Yan defende, mas dá o rebote e o próprio Allan marca na sobra. O lance está em análise no Comissão Estadual de Arbitragem do Piauí (CEAF-PI).
O presidente fez questão de explicar que a palavra punir não é correta e que dentro dessas situações em que o árbitro se equivoca na tomada de decisão ele normalmente passa por um período de reciclagem e fica afastado dos jogos oficiais nesse período, algo que pode acontecer com o árbitro Jardiel da Rocha caso confirmado os erros na partida. “As pessoas falam em punir, mas não é assim que a CBF trabalha. Se um jogador perde um pênalti ele não é punido ou multado, normalmente o clube treina para que ele não erre mais. Caso se percebe isso no caso do Jardiel ele vai passar por um processo de capacitação e deve ficar também sem apitar os jogos do Parnahyba”, acrescenta Steifel.
A equipe do Parnahyba alega ter se sentido lesada na partida e após o jogo alguns atletas lamentaram o ocorrido em campo. “Nossa sensação é que saímos muito prejudicados dentro de toda essa situação. Estávamos fazendo um jogo muito equilibrado com o River e conseguindo manter a proposta que o treinador nos passou e de repente fomos surpreendidos com aquela ação do arbitro", disse Caio Matias volante do PHB.
Apesar do tropeço dentro do Campeonato Piauiense o Parnahyba segue líder da competição com 11 pontos seguido de perto pelo River que com a vitória por 3 a 2 chegou aos 10 pontos na tabela. O Estadual terá um breve gancho sem jogos e as partidas válidas pela 6ª rodada irão acontece a partir do dia 3 de abril.
Pâmella Maranhão
redacao@cidadeverde.com


































