25 de mar. de 2021

Com a presença de deputados federais, Câmara de Parnaíba volta a debater desmonte da Embrapa




Na noite desta quarta-feira (23), aconteceu mais uma audiência pública sobre o possível desmonte da Embrapa de Parnaíba. A reunião foi realizada em formato Home Office. As autoridades e personalidades convidadas compareceram em peso, com presença dos deputados federais Rejane Dias (PT), Júlio César (PSD), Átila Lira (PP) e Fábio Abreu (PL), além do chefe-geral da Embrapa Meio Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite e demais representantes da entidade e do Sindicato da Embrapa.

Entre os vereadores da Casa, participaram Neta Castelo Branco (DEM), que secretariou os trabalhos, Renato Bitencourtt (PTB), David Soares (PP), Edcarlos Gouveia (Progressistas), Fátima Carmino (PT), Zé Filho Caxingó (PL) e Assis Car (PROS).

"Em nome do parlamento parnaibano, agradeço a todos que participaram com suas contribuições para que possamos manter este importante órgão federal em nossa cidade", disse o presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM) ao lembrar que o desmonte do órgão federal no litoral do Piauí teve início no governo Lula.
Carlson Pessoa é autor da primeira Audiência Pública (AP) da Câmara Municipal de Parnaíba, da maior AP presencial na Casa de Leis, a que tratou sobre a seca da Lagoa do Portinho, em 2015, autor da primeira AP Home Office e agora a primeira audiência pública com a presença de quatro deputados federais.

Ascom

IMOBILIÁRIA J. CASTRO - VENDAS:

 1. CASA DUPLEX


2. CASA BAIRRO CEARÁ


No Piauí, 50 mil doses de vacinas contra a Covid entregues aos municípios somem do sistema


Um fenômeno estranho está acontecendo com 50 mil 667 doses de vacinas contra a Covid-19 no Estado que sumiram e não aparecem no sistema do Ministério da Saúde. As doses foram entregues aos municípios. 

O portal Cidadeverde.com apurou que os 224 municípios piauienses receberam até agora 392 mil 080 doses de vacinas Coronavac e AstraZeneca e os prefeitos incluiriam no cadastro do governo federal somente 341 mil 413 doses dos imunizantes, tendo uma sobra de mais de 50 mil doses que não estão sendo localizadas. O sumiço puxa a campanha de vacinação no estado para baixo.

Há três possibilidades: ou as Secretarias Municipais de Saúde estão vacinando e não incluíram no cadastro do Ministério da Saúde, ou as doses foram utilizadas de forma irregular - fura fila e outros fins - ou as vacinas estão paradas.   

O Ministério da Saúde define o número de vacinas para cada municípios de acordo com estimativa populacional do IBGE. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) distribui os imunizantes e os prefeitos fazem a vacinação. 

A hipótese defendida pela presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Consems-PI), Leopoldina Cipriano, é que as doses podem estar paradas devido a dificuldade das prefeituras de vacinar o público-alvo na zona rural das cidades. Ela conta que a logística do Ministério de fracionar as doses retardou o alcance das metas de vacinação.

“Para se ter uma ideia, uma mesma vacina chegou em três etapas, somente com 20% ou 30% das doses para uma mesma faixa etária. Algumas zonas rurais são extensas, equipes tiveram que retornar no mesmo povoado várias vezes para imunizar o grupo prioritário”, informou. 

Agilizar a vacinação

Leopoldina informou que teve uma boa notícia essa semana de que os municípios vão receber todas as vacinas para imunizar os idosos acima de 70 anos e vai agilizar a vacinação.

“Não vai ficar mais no pinga-pinga que inviabilizar atingir a meta de vacinação”, disse presidente do Consems-PI.

Equipes fazem cadastro no papel

Outra dificuldade das prefeituras é a falta de internet. Equipes que trabalham na zona rural não conseguem fazer o cadastro do local da vacinação e fazem o registro quando chegam na Secretaria Municipal de Saúde. A demora se deve também porque as equipes precisam fazem agendamento para cadastrarem as doses aplicadas no sistema do Ministério e assim evitarem aglomerações na sede das Secretarias de Saúde. 

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com 

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. MARIA DE LOURDES, 75 anos de idade, falecida dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no Salão de Velório da Pax União, Setor Avenida. O sepultamento será logo mais às 10h no Cemitério Santana.

2. LUZENIRA DA SILVA AIRES, falecida dia (24.03.2021) em sua Residência, O corpo está sendo velado na Rua Valença, n° 578, Bairro Bebedouro. O sepultamento será logo mais às 10h no Cemitério São Sebastião.

3. MANOEL ANTÔNIO DA CONCEIÇÃO, 53 anos de idade, falecido dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi Trasladado para cidade de Esperantina-PI e está sendo velado no Pov. Buriti dos Britos, s/n. O sepultamento será logo mais às 17h no cemitério do Povoado.

4. LUIZ MACHADO DE SOUZA, 81 anos de idade, falecido dia (25.03.2021) em sua Residência, Rua Bom Jesus, n°50, Bairro Frei Higino. O corpo está sendo velado no Salão de Velório da Pax União Setor Avenida. O sepultamento será logo mais às 10 h 30m no Cemitério Igualdade.

5. JOSÉ BARBOSA DA CUNHA, 55 anos de idade, falecido dia (24.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para cidade de Esperantina-PI. O sepultamento ocorreu às 07h dia (25.03.2021) no cemitério do Pov. Sitio Alegre, Município de Esperantina-PI.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 25 de Março de 2021.

Prefeitura de Luis Correia inicia vacinação para os idosos de 70 a 79 anos

  Confira o cronograma de vacinação na Zona Urbana:

Os idosos dessa faixa etária já podem ser vacinados com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 a partir desta quarta-feira (24/03).

 Ascom

Sigma Óticas - Novas coleções, venha ver de perto

 




 

Brasil aplicou mais de 1,1 milhão de vacinas de covid em menos de 48h


O Plano Nacional de Imunização (PNI) ultrapassou pela primeira vez a marca de um milhão de vacinas aplicadas em 48h. Segundo o portal vacinabrasil.org, criado no Centro de Pesquisas Computacionais da Rice University (EUA), o Brasil aplicou 987 mil primeiras doses e 184 mil segundas doses de segunda (22) a terça (23), somando 1,17 milhão de vacinas em dois dias. Desde o início da imunização, já foram aplicadas 17,1 milhões de doses das 30 milhões disponibilizadas aos Estados. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na sexta (19), o Brasil chegou a mais de 551 mil doses aplicadas. O recorde já está próximo de virar média.

A média diária de doses era de 205 mil em fevereiro, mas antes mesmo do fim de março mais que dobrou. Atualmente são 421 mil por dia.

O ritmo segue acelerando, mas mesmo que continue nesse patamar, o Brasil conseguirá vacinar todos os maiores de 18 anos até o fim do ano.


CANTINHO DO CAMARÃO




FISIOTERAPEUTA CONVENCIONAL - Dr. Daniel Moraes

 





IMOBIIIARIA J. CASTRO - LOCAÇÃO:

1. CASA BOA ESPERANÇA


2. SALA COMERCIAL


Secretaria de Meio Ambiente inicia processo de paisagismo na Lagoa do Bebedouro

 Teve início o paisagismo na Lagoa do Bebedouro

Em pareceria com uma empresa que produz cera de carnaúba no estado do Ceará, a prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fez na manhã de terça-feira (23/03) o plantio de mudas de palmeiras.
O secretário de meio ambiente Gerivaldo Benício e sua equipe de técnicos e ambientalistas, também na companhia de Reginaldo Pinheiro, responsável pela doação de mais de 200 mudas, iniciaram a plantação já pronta, às margens da Lagoa do Bebedouro.
Além das mudas de Palmeiras, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estará realizando o mesmo procedimento em canteiros centrais de Avenidas movimentadas da cidade, que têm uma arborização, mas com ipês e outras plantas.
 

Por: Wagner Roberto | Jornal da Parnaíba

Tem Tudo Home Center - Construindo e reformando sonhos

              Na ajuda com as águas do inverno, conte com as mais diversas marcas e modelos de bombas d’agua que o Tem Tudo Home Center dispõe para residência, empresa ou campo.


      


  Lindos nichos para deixar qualquer ambiente de sua casa ou empresa, ainda mais bonito e funcional.

       O CONTRA QUEDAS é uma tinta à base de água com acabamento antiderrapante para aplicação em superfícies lisas. Promove máxima aderência, proporcionando mais segurança em pisos escorregadios, rampas, escadarias e em ambientes sujeitos à umidade. O antiderrapante líquido Contra Quedas é altamente resistente e tem durabilidade maior que as fitas antiderrapantes convencionais.



A Tem Tudo Home Center agora conta com aluguel de betoneiras e andaimes, tudo para seu comodidade e economia na hora de construir.




Av. Dr. João Silva Filho no Bairro Planalto Nº 5035. Funcionamos de segunda a sexta das 7 às 18 horas.
Sábados até as 13 horas. Tel. (86) 3322-5714. 
Aceitamos todos os cartões de crédito.

Governo publicará decreto com 10 dias só funcionando serviços essenciais no Piauí


O governador Wellington Dias (PT) confirmou nesta quarta-feira (24) que vai publicar um decreto prorrogando as medidas restritivas até o dia 4 de abril. A ideia é aproveitar o feriado da Semana Santa e estender o funcionamento de serviços essenciais por dez dias, a começar do dia 26 de março.

“Já aprovamos em reunião do COE e só faltava tratar as datas. A Alepi já autorizou a antecipação dos dois feriados e estamos conversando com os prefeitos. O objetivo é conter a transmissão da covid-19”, disse o governador.

Segundo Wellington Dias, a antecipação do feriado do Dia do Piauí na semana passada ajudou o estado a aumentar a taxa de isolamento social e diminuir o índice de transmissão do coronavírus.

“Estamos com a fila elevada aguardando leitos de UTI, mas reduzimos a transmissibilidade que estava elevada com a antecipação do feriado do Dia Piauí, que caiu para 1.1”, declarou.

Com a antecipação dos feriados de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro, e de Corpus Christi, celebrado em 3 de junho, o governo coloca em prática uma medida para aumentar o isolamento social durante dez dias, de 26 de março a 4 de abril.

Entenda como vai funcionar

Com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Piauí, nesta sexta-feira (26) será antecipado o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro. No sábado, domingo e segunda devem funcionar apenas serviços essenciais. Na terça-feira (30) será antecipado o feriado de Corpus Christi. Na quarta, conforme entendimento com a Associação Piauiense de Prefeitos, os municípios devem antecipar os feriados de emancipação política. Na quinta, 1º de abril, o governo do estado dará ponto facultativo para os servidores estaduais. Na sexta-feira, 2 de abril, inicia o feriado da Semana Santa.

 

Flash Yala Sena

redacao@cidadeverde.com

Edição: Jornal da Parnaíba

HOSPITAL Dr. MARQUES BASTO

 


Sempre preocupada com a saúde da população de Parnaíba e região, a equipe do Hospital e Maternidade Marques Basto preparou mais uma grande oportunidade para realizar a sua consulta médica: a consulta popular!

Oferecemos atendimento particular com preço popular e a garantia de qualidade que você já conhece e confia!
MARQUE HOJE MESMO A SUA CONSULTA EM NOSSO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES:
📞 Telefone: (86) 3315-7001

CORONAVÍRUS 24/03: Boletim epidemiológico de Parnaíba, PI

 











Parnahyba perde de virada para o River em jogo tumultuado no Albertão


River-PI x Parnahyba (Foto: Fábio Lima )

Vai ser confuso explicar, mas tentaremos dizer o que aconteceu em River-PI x Parnahyba, duelo da rodada 7 do Campeonato Piauiense, na tarde desta quarta-feira, no Albertão, em Teresina – que teve até um ataque de abelhas, com todo mundo deitado no gramado. Na estreia do técnico Paulinho Kobayashi, o Galo venceu por 3 a 2, de virada, o Tubarão, com direito a um golaço de Wilson Potiguar, no segundo tempo. Foi justamente esse gol que desencadeou uma confusão interminável, que parou o confronto por mais de sete minutos. O técnico Dejair Ferreira invadiu o campo e tirou satisfações com o árbitro Jardiel da Rocha – e a confusão tomou uma proporção gigantesca, com jogadores, dirigentes e até o policiamento. O segundo tempo acabou aos 59 minutos.

O Parnahyba abriu o placar no primeiro tempo, aos 39, com Danilo cobrando falta fechada. O River-PI buscou o empate ainda na etapa inicial, de pênalti. Foram dois pênaltis marcados por Jardiel da Rocha em dois minutos. No primeiro, Yan pegou a cobrança de Zé Antônio. No segundo, Yan parou Allan Patrick – mas o meia-atacante levou a melhor no rebote.

No segundo tempo, Wilson Potiguar anotou uma pintura – antes da confusão se desenrolar. Jader, aos 34, em cobrança de falta de longe ampliou. Caio Matias, dois minutos depois, descontou.

No outro jogo da tarde, o Fluminense foi a Picos e venceu o time da casa por 3 x 2.

O Parnahyba continua líder da competição, com o River encostando na vice-lideraça com 1 ponto de diferença.

Veja a Tabela:

 


Com informações do Globo Esporte l Edição: Jornal da Parnaíba

ELETRÔNICA AGAMENON - Visite-nos e confira nossa ofertas!!

 


Com o Ministério da Saúde, Prefeito Mão Santa solicita mais 5.715 vacinas para imunizar público das faixas etárias mais avançadas da população de Parnaíba

Em contato com o Assessor Especial Airton Antônio Soligo, o Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, garantiu mais 5.715 vacinas do Ministério da Saúde para ajudar na imunização dos parnaibanos das faixas etárias mais altas da população. Serão contempladas pessoas no  cronograma entre 70 e 74 anos, de 75 a 79 anos e de 80 anos ou mais. O Prefeito Mão Santa agradeceu o apoio do Governo Federal e solicitou rapidez no envio das vacinas para avançar no cronograma de imunização da população contra a Covid-19.

LABORATÓRIO CITOMED - Lembre-se esse momento vai passar !!!

 

24 de mar. de 2021

Ajuda ao próximo - Rifa Beneficente em prol de Adão Neto

Prefeitura de Parnaíba informa


Por determinação do prefeito Mão Santa. 
Nos dias 25, 26, 29 e 30 de março de 202, exclusivamente nos Postos de Saúde, começarão os agendamentos para vacinação dos idosos a partir 75 anos.

São necessários documento com foto, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Procure o Posto de Saúde mais próximo da sua casa nos horários de funcionamento e faça o agendamento.

Secretária Municipal de Saúde - Prefeitura de Parnaíba.

Paraíba disponibiliza plataforma para emissão de prestações







Para facilitar o pagamento de prestações durante o período que as lojas estão fechadas, o Armazém Paraíba disponibilizou a plataforma Meu Boleto. No local é possível imprimir o boleto de forma rápida, simples e segura.


Basta acessar o site https://meuboleto.armazemparaiba.com.br/ preencher os dados com nome, CPF e data de nascimento e escolher entre os boletos em aberto qual deseja pagar e imprimir.


Após a emissão o cliente tem a opção de efetuar o pagamento, por APP, bancos ou Casas Lotéricas. Mais uma facilidade para ficar seguro e em dia com suas prestações.



ÍCONE COMUNICAÇÃO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...