19 de mar. de 2021
Família do empresário Janes Cavalcante Castro pede justiça
Nesta quinta-feira (18), data em que completam seis meses do assassinato do empresário Janes Cavalcante Castro, proprietário da Imobiliária J. Castro, a família espalhou diversos outdoors por Parnaíba pedindo justiça. Os cartazes foram distribuídos pelas principais avenidas da cidade, além de serem disseminados pelas redes sociais.
18 de mar. de 2021
Vice-prefeito Beto Teles condena ações que prejudicam cidadãos
O vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles, condenou o que ele classificou como plano maligno para transformar cidadãos honestos em criminosos por necessidade.
O vice-prefeito defende a cautela e uso de medidas sanitárias nesse momento de pandemia, mas alerta que as ações ditadoriais estão prejudicando cidadãos que dependem do resultado de seu trabalho diário para sobreviver.
"Querem transformar o povo através da fome em bandidos, transformando cidadãos do bem em pessoas do mal. Mas ainda há pessoas de boa indole, que não ficarão de braços cruzados enquanto famílias passam fome".
"Até que ponto um cidadão honesto, trabalhador, aguenta ver seus filhos passando fome? O que você acha que essa pessoa em um momento de desespero pode fazer?" Questionou o vice-prefeito.
Alinhado e aliado ao Governo Federal, ao qual mantém forte conexão através do Senador Ciro Nogueira, Beto acredita que o plano é justamente esse: através da fome, tumultuar o país com badernas, saques, assaltos, morte, instaurar o caos e culpar o governo Bolsonaro.
No âmbito municipal o vice-prefeito tem trabalhado arduamente nos bastidores políticos, fortalecendo os laços entre os governos municipal e federal, com total liberdade e confiança do Prefeito Mão Santa.
Em uma recente atuação junto ao Senador Ciro Nogueira, garantiu a disponibilização para a cidade de Parnaíba, de parte dos 25 leitos de UTI que o Ministério da Saúde autorizou para o Piauí.
Furto de fiação elétrica é discutido em audiência pública
Os constantes casos de furto da rede de fiação elétrica de baixa tensão em Parnaíba foram tema de audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), tendo como proponente o presidente do parlamento, Carlson Pessoa (DEM). A vereadora Neta Castelo Branco (DEM) secretariou os trabalhos da noite.
Entre os convidados, se fizeram presentes a diretora regional da Equatorial Cepisa Energia, Yara Lira, o gestor da companhia, Flávio Roque, a consultora Regional Norte, Aline Araújo, o superintendente da Iluminação Pública da Prefeitura de Parnaíba, Leônidas Melo, o delegado Regional de Parnaíba João Rodrigo de Luna e o tenente-coronel e comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Piauí, Antônio Pacífico Neto.
Também participaram da audiência os vereadores Zé Filho Caxingó (PL), Renatinho Bittencourt (PTB), David Soares (PP), Irmão Marquinhos (DEM), Edcarlos Golveia (PP) e Assis Car (PROS).
Na análise do superintendente Leônidas Melo, tais ações delituosas são praticadas por profissionais que conhecem bem o sistema de rede elétrica. Já para o delegado Rodrigo de Luna, as ações também são executadas em boa parte por usuários de drogas que cometem os crimes para sustentar o vício e por criminosos em geral. Como exemplo ele citou o caso de um homem que em 2019 morreu eletrocutado preso aos fios da rede elétrica do Conjunto Dom Rufino.
Quanto a atuação da polícia militar frente ao problema, o coronel Pacífico informou que já foram efetuadas prisões de infratores, no entanto, “a PM necessita de mais informações por parte da companhia a fim de chegar a mais autores, bem como mapear possíveis locais de compra dos materiais subtraídos”, ponderou Pacífico.
Conforme dados expostos pelo gerente da Cepisa, Flávio Roque, somente nos últimos doze meses os prejuízos financeiros para a companhia somam 2 milhões de reais. Diante do exposto, a vereadora Neta quis saber se tais custos usados para repor a rede elétrica acabam sendo repassados para os consumidores. Roque disse que sim, uma vez que recai um grande impacto social e econômico para a população.
“Esses custos voltam para a tarifa de energia elétrica e a conta é dividida por todos os consumidores do Estado do Piauí”, afirmou.
Na percepção do delegado Rodrigo de Luna, a preocupação deve ser de todos os atores da sociedade, inclusive da população que pode ajudar denunciando tais ações.
“A preocupação deve ser tanto da população que pode denunciar o roubo dos fios, quanto das autoridades, que estão trabalhando para frear a ação desses criminosos”, assegurou.
Outro problema relatado por Luna é que, principalmente neste momento de pandemia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) colocou nas ruas inúmeros presos e essas pessoas saem para furtar e roubar, ocasionando um problema social extremamente sério.
Como uma das soluções, o delegado sugeriu mudanças nas leis brasileiras acerca da qualificação de furto. “Essas pessoas precisam ser mantidas encarceradas, pois caso contrário, ficaremos eternamente ‘enxugando gelo’, prendendo os criminosos e os juízes tendo que soltar”, enfatizou.
“Minha sugestão é de que seja feita uma alteração no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, aplicando uma disciplina maior em casos de furtos onde o objeto subtraído venha a prejudicar a coletividade, deixando toda uma comunidade sem energia elétrica, por exemplo”, completou.
No final da audiência ficou acordado que o vereador David Soares, juntamente com as autoridades policiais locais, irá buscar junto a Bancada Federal do Piauí tentativas no sentido de efetuar as mudanças na lei, conforme foi discutido na audiência.
O presidente Carlson Pessoa agradeceu a presença dos participantes e disse que todos estão esperançosos para que se encontrem soluções palpáveis para a questão.
Ascom / PMP
PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:
1. BERNARDO FRANCISCO BEZERRA, 88 anos de idade, falecido dia (18.03.2021) em sua Residência, Avenida Marquês de Paranaguá, n°526, Bairro Nova Parnaíba. O sepultamento aconteceu às11h no Cemitério Igualdade.
2. FRANCISCA MARIA ALMEIDA DE LIMA, 34 anos de idade, falecida dia (18.03.2021) em sua Residência, Palmas -Tocantins, onde foi velada e sepultada.
3. CLAÚDIO CARVALHO FREITAS, 49 anos de idade, falecido dia (18.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O sepultamento será logo mais às17h no Cemitério São Sebastião.
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.
Parnaíba – PI, 18 de Março de 2021.
Boletim: Piauí registra 20 mortes e 1.270 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.270 casos confirmados e 20 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quinta-feira (18).
Dos 1.270 casos confirmados da doença, 698 são mulheres e 572 são homens, com idades que variam de quatro meses a 95 anos.
Oito homens e doze mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram naturais de Campo Maior (46 anos), Parnaíba (69 anos), Pimenteiras (89 anos), Rio Grande do Piauí (73 anos) e Teresina (42, 47, 56 e 80 anos). Já as do sexo feminino eram de Alvorada do Gurgueia (83 anos), Campo Maior (44 e 61 anos), Capitão de Campos (91 anos), Castelo do Piauí (72 anos), Parnaíba (69 anos), Pimenteiras (60 anos), Piripiri (54 anos), Teresina ( 61, 65 e 75 anos) e Valença do Piauí (64 anos). Três vítimas não possuíam doenças preexistentes.
Os casos confirmados no estado somam 190.385 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.740 e foram registrados em 217 municípios. Até agora, morreram 2.167 homens e 1.573 mulheres.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.188 um ocupados, sendo 762 leitos clínicos, 389 UTIs e 37 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.986 até o dia 18 de março de 2021.
A Sesapi estima que 185.457 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 126.451 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 41.396 a segunda dose.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.
O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.
As classificações de Picos e 4 de Julho na Copa do Brasil
Em Picos a Sociedade Esportiva de Picos superou o Atlético do Acre por 1 x 0, gol de Rafael Araújo na cobrança de um pênalti também nos acréscimos.
A Copa do Brasil começou com 80 equipes, das quais 40 são eliminadas na primeira fase. Assim os dois clubes piauienses estão entre as outras 40 equipes que continuam na competição.
No aspecto financeiro o resultado é excelente. Picos e 4 de Julho receberam 560 mil reais pelo primeiro jogo. Agora faturam mais 675 mil pela classificação.
Cada clube piauiense tem na conta 1 milhão, 235 mil reais. No lado técnico, creio que o futebol piauiense tem possibilidades de melhorar a sua posição na ranking da CBF para os clubes e federações.
O futebol piauiense conquistou classificação de seus dois representantes para a segunda fase da Copa do Brasil e de maneira dramática. Em Piripiri o 4 de Julho venceu o Confiança de Sergipe por 1 x 0, gol do zagueiro Caio aos 47 minutos do segundo tempo.
Na segunda fase o 4 de Julho vai enfrentar o Cuiabá, time do Estado de Mato Grosso e que conquistou classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro.
O clube de Mato Grosso passou de fase empatando com o Sergipe, na cidade de Itabaiana. O jogo único entre 4 de Julho x Cuiabá será realizado em Piripiri.
O adversário da Sociedade Esportiva de Picos será o Boa Vista, da cidade de Saquarema, interior do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um time que está entre os melhores do grupo intermediário do futebol fluminense.
A passagem de grupo aconteceu com vitória sobre o Goiás por 3 x 1. Picos e Boa Vista jogarão no Estádio Helvídio Nunes, em Picos.
Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com
Campanha de vacinação contra gripe começa em 12 de abril em todo o país
Em meio à vacinação contra a Covid-19, unidades de saúde devem iniciar, a partir de 12 de abril, outra campanha de imunização: a da gripe. A data foi informada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, a expectativa é que sejam vacinados, até 9 de julho, 79,7 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo a quem a vacina é indicada na rede pública -caso de crianças menores de seis anos, gestantes e idosos, entre outros.
A oferta da imunização considera os grupos que têm maior risco de complicações ou mortes pela gripe, situação que deve ajudar, de forma indireta, também na assistência contra a Covid, por reduzir a carga sobre o sistema de saúde. Veja a lista completa dos grupos prioritários abaixo.
Ao todo, está prevista a distribuição de 80 milhões de doses de vacinas contra a gripe, produzidas pelo Instituto Butantan. A meta é vacinar 90% do público-alvo dentro do prazo previsto.
Neste ano, a campanha deve ocorrer no mesmo momento em que equipes de saúde voltam a atenção à estratégia de vacinação contra a Covid -situação que tem levado a alertas de especialistas sobre a necessidade de organizar o sistema.
De acordo com a pasta, a ideia é que a vacinação ocorra em momentos diferentes em cada iniciativa, ainda que parte dos grupos sejam coincidentes.
Isso ocorre porque não há estudos sobre a aplicação simultânea das vacinas. Neste caso, a recomendação é que as doses contra Covid e influenza sejam aplicadas com 14 dias de intervalo.
"Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra o Covid-19", informa a pasta.
Assim, no caso de pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe, mas que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, "deve ser priorizada a dose contra a Covid-19 e agendada a vacina contra a influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas".
Para evitar que haja coincidência entre os grupos, a campanha de vacinação contra a gripe deve ser organizada em três etapas, com ordem diferente da aplicada nos últimos anos.
Em geral, a vacinação é iniciada por idosos. Neste ano, no entanto, deve começar com crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde.
Em seguida, a campanha será voltada a idosos e professores. Já os demais grupos entram na terceira fase.
Em nota, a pasta frisa ainda que a vacinação contra a gripe "é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis".
Além de reduzir o risco de complicações e mortes pela gripe, a vacina também ajuda a reduzir sintomas que podem ser confundidos com a Covid.
"Em um cenário de saturação dos serviços de saúde, em razão do aumento no número de casos de Covid-19, a vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença e reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza na população, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia pela Covid-19", diz informe técnico divulgado pela Saúde.
"Desta forma, os profissionais da saúde devem se valer de todas as oportunidades durante a temporada de vacinação contra a influenza para vacinar todas as pessoas elegíveis", completa o documento, que recomenda que estados adotem medidas de prevenção para evitar filas e aglomerações.
Entre essas medidas, está reservar um local específico das unidades de saúde apenas para a vacinação contra a gripe.
A campanha de vacinação contra a gripe é realizada no país desde 1999. O imunizante protege contra três tipos de vírus da gripe, definidos a cada ano de acordo com aqueles que predominam em circulação.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Data: de 12 de abril a 9 de julhoPúblico-alvo: crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas [mulheres com até 45 dias após o parto], indígenas, trabalhadores da saúde, idosos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e população privada de liberdade
Distribuição dos grupos: em três etapas, sendo que a primeira (de 12/04 a 10/05) deve ocorrer para crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestante, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde
Folhapress
Aplicativo do Banco do Brasil passa a contratar microcrédito produtivo


Senador Major Olímpio tem morte cerebral por covid-19, comunica família

O senador Major Olimpio (PSL-SP), de 58 anos, teve morte cerebral após ser diagnosticado com a covid-19 nesta quinta-feira, 18. O comunicado foi feito pela família na conta oficial do parlamentar no Twitter. O senador testou positivo para a doença no dia 2 de março e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) São Camilo, em São Paulo.
"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz o comunicado.
Olimpio é o terceiro senador que perde a vida após complicações pelo novo coronavírus. Em outubro do ano passado, Arolde de Oliveira (PSD-RJ), de 83 anos, morreu após ser infectado. Em fevereiro deste ano, o decano do Senado, José Maranhão (MDB-PB), faleceu após lutar contra a doença.
Fonte: Estadão Conteúdo
Cajueiro da Praia-PI suspende visitação turística, transportes e hotéis
A prefeitura de Cajueiro da Praia-PI, cidade que administra a vila de Barra Grande, um dos principais pontos turísticos do Estado, decretou medidas ainda mais restritivas que as do Governo do Estado. Fica proibido o turismo, os transportes coletivos e a abertura de hotéis. A medida vale até o dia 21 de março. Informações Meio Norte
As medidas atendem às prerrogativas do Decreto Nº 7/2021 do poder municipal. A entrada e saída do município contará com barreiras sanitárias para dar acesso estritamente a moradores da região.
As informações foram divulgadas através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia na tarde desta quarta-feira, 17.
As medidas são de profilaxia e foram decretadas pelo prefeito Felipe de Carvalho Ribeiro. “Todo o sistema hoteleiro e de transporte coletivo estão com as atividades suspensas, assim como também nosso município está fechado para turistas e visitantes, permitindo a entrada apenas de moradores com endereço comprovado, a partir do dia 18 de março de 2021 até o dia 21 de março de 2021”, disse o comunicado da prefeitura.(abaixo)
Lojão Brito Baby - Durante lokdown conte com nossa serviço de entrega
Tudo para crianças desde recém-nascidos você encontra no Lojão Brito Baby localizado na Av. Dr. João Silva Filho próximo ao Mega Importados.
Venha nos visitar e encontre tudo para o enxoval do seu bebe; a loja está repleta de lindas novidades.
Temos roupas para sua criança de até seis anos em uma grande variedade, qualidade e pelos menores preços.
No Lojão Brito Baby também não falta facilidade e dividimos suas compras de qualquer valor em todos os cartões em até 12 vezes sem juros.
Mas a facilidade não para por aí, também fazemos entregas para diversos bairros, consulte disponibilidade.













































