13 de mar. de 2021

Piauí registra 17 mortes e 652 novos casos de coronavírus em um dia

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 652 casos confirmados e 17 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite deste sábado (13).

Dos 652 casos confirmados da doença, 348 são mulheres e 304 são homens, com idades que variam de um a 88 anos.

    Divulgação / Sesapi
    Divulgação / Sesapi

Quatro homens e treze mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram dos municípios de Cocal dos Alves (77 anos), Piripiri (81 anos) e Teresina (50 e 67 anos). Já as do sexo feminino eram das cidades de Altos (66 e 91 anos), Castelo do Piauí (57 anos), Floriano (64 anos), Ilha Grande (72 anos), Lagoa do Sítio (82 anos), Parnaíba (56 e 87 anos), Pedro II (69 anos), Piripiri (64 e 84 anos), Santa Cruz dos Milagres (63 anos) e Teresina (94 anos). Seis das 17 vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 185.844 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.623 e foram registrados em 214 municípios. Até agora, morreram 2.108 homens  e 1.515 mulheres.

O óbito registrado ontem como o primeiro de Tamboril na verdade é de Canto do Buriti. Com isso, Tamboril continua sem registros de mortes até o momento. 

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1043 ocupados, sendo 596 leitos clínicos, 349 UTIs e 98 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.637 até o dia 13 de março de 2021.

A Sesapi estima que 181.178 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação 

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 110.263 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 36.709 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

NIVER: Parabéns Kenia Leal!!!


Em tempo de parabenizar nossa amiga e grande profissional Kenia Leal por seu aniversário hoje, Nossa gratidão por tudo. Saúde e paz!!!

Parque de geração energia eólica será construído entre os municípios de Buriti dos Lopes e Bom Princípio do PI

 Com isso, o Piauí terá um novo parque com capacidade de geração de 400 a 500 megawatts de energia eólica. A empresa irá priorizar a contratação de trabalhadores da região, que, na fase de construção, irá gerar até 600 empregos diretos. 

O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (12), de reunião com o secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Wilson Brandão, e representantes da empresa Celeo Redes Brasil, que apresentaram os novos investimentos na geração e transmissão de energia no Piauí.

A Celeo Redes Brasil já possui um parque de geração de energia solar em São João do Piauí em operação e pretende ampliá-lo para dobrar a capacidade. A empresa também está construindo um linhão de transmissão de energia de 415 km de extensão, que liga o Piauí ao Ceará, passando pelo município de Piripiri, com previsão de início de operação comercial em 2023.

Será implantado ainda um novo parque de geração de 400 a 500 Megawatts de energia eólica, com previsão de entrar em operação até 2024. A usina ficará localizada entre os municípios de Buriti dos Lopes e Bom Princípio do Piauí, no norte do estado. Serão investidos de R$ 1,2 a R$ 1,5 bilhões. A empresa irá priorizar a contratação de trabalhadores da região, que, na fase de construção, irá gerar até 600 empregos diretos.

“Além de cuidar da pandemia, estamos trabalhando a meta da atração de investimentos. A Celeo já participa de um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão com o linhão que vem do Maranhão, passa por Piripiri e vai em direção ao Ceará. Tem o investimento em geração de energia solar em São João do Piauí, com a produção de 200 MW, gerando emprego e, agora, fizeram o anúncio de um novo investimento em duas bases, uma também em São João do Piauí, para 224 MW, e a outra na região de Buriti dos Lopes. A energia limpa é uma prioridade no Piauí e a Celeo é um importante parceiro, vamos continuar gerando emprego e renda, uma meta do PRO Piauí”, afirmou Wellington.

Segundo o diretor de Energias Renováveis da Seminper, Howzembergson de Brito, o projeto está na fase de licenciamento na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), com processo em andamento. “O Piauí segue atraindo investimentos em energias e novos projetos serão instalados. Isso já é realidade no nosso estado. Esses investimentos geram emprego e fomentam a economia nas regiões onde são implantados”, ressaltou o gestor.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Cidade Verde

Representante dos concursados da Sesa fala na Tribuna Livre na Câmara

Na noite desta quinta-feira (11), o representante dos concursados Igor Silva Veras usou a Tribuna Livre para falar em nome dos concursados aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) sobre a convocação dos aprovados.

O pedido da Tribuna Livre foi feito por meio do requerimento verbal da vereadora Maria de Fátima Carmino Dourado (PT) , que teve a solicitação aprovada por unanimidade no último dia 02 março.

Igor Silva Veras iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de realizar o pronunciamento em nome dos profissionais Agentes Administrativos, Auxiliares de Farmácia, Dentistas, Maqueiros e Vigias. “O concurso o qual me refiro é do edital 001/2018 que foi lançado em 18 de dezembro de 2018. Importante ressaltar que o edital foi retificado e algumas vagas foram alteradas que no decorrer do meu pronunciamento serão analisadas”, falou o representante.

Destacou durante o uso da Tribuna a importância dos profissionais para Secretaria de Saúde e enfatizou o apoio do Poder Legislativo.

“ Vereadores, venho solicitar a compreensão dos Senhores, porque quando o edital saiu no dia 18 de dezembro de 2018 e realizamos nossa inscrição com a esperança de entrar na administração pública pela porta da frente. E hoje nosso sentimento de certa forma é de tristeza porque o prazo do concurso está quase se expirando”, ponderou Igor Veras.

Destacou que a concorrência do concurso foi grande. “Nós viemos aqui porque fizemos uma prova e nos enfrentamos com uma concorrência muito grande, desde então estamos aguardando a nossa a nossa convocação”.

Igor Silva Veras informou que são 56 profissionais aguardando a convocação, entre eles estão: 04 Agentes Administrativos, 05 Auxiliares de Farmácia, 07 Dentistas, 05 Maqueiros e 35 Vigias.

Finalizou o uso da Tribuna Livre no Plenário da Câmara Municipal a pedido do Poder Legislativo. “Eu estou aqui em nome dos 56 profissionais que aguardam a convocação do concurso e faço novamente o apelo aos senhores vereadores nos ajudem a resolver. Só queremos exercer nossa função que alçamos com muito esforço e muito estudo. Nós pedimos a cada um de vocês que nos ajudem”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlson Augusto Cornélio Pessoa elogiou a postura e fala do representante dos concursados. “Agradeço a forma objetiva e civilizada nas suas justas colocações. Dizer-lhe que esta Casa vai fazer o questionamento a Sra. secretaria de saúde Leidiane Pio Barros para que ela nos mande um cronograma já que foi informado por Vossa Senhoria que vai expirar em junho 2021 o prazo final do concurso da Sesa. Quero deixar claro que os 17 vereadores vão ficar atentos e agora buscaremos junto ao Executivo a resposta”, informou Carlson Pessoa.

Lac Lanches: Delivery ou Drive-Thuu

COLETA SOLITÁRIA


 Olá, amados! Sabemos que além da pandemia, famílias também foram atingidas pela crise financeira, desemprego.


 Triste realidade!


 E como uma forma de "tentar minimizar " essa situação, mesmo que temporariamente ( a Renovação Carismática Católica da Diocese de Parnaíba) através do Ministério de Promoção Humana  ( realiza a Coleta Solidária).  Onde todos os Grupos de Oração  estarão se mobilizando para arrecadação e doação de alimentos para essas famílias nesse momento tão difícil.  


Vamos unir! Juntos somos mais fortes! Contamos com a colaboração daqueles que  mesmo com pouco podem ajudar.



Procure um Grupo de Oração mais próximo de você.


O Grupo de Oração Cristo Rei  ( no qual faço parte), estamos com nosso posto de coleta. 


Local : Igreja Cristo Rei 

Horários: 16h às 17h30.

Dia: Domingos. 


Ou aos sábados, 18h até 20h. Também na Igreja Cristo Rei. 


Mais informações  ( 86- 8874-5258). Layon Silva.

NIVER DE HOJE: Parabéns Pedrinho!!!

O nome dele é Pedro Alcântara Silva, mais conhecido como "Pedro Bufalo", ele é o aniversariente de hoje, completando 75 anos. 
Ele tem medalhas e troféus das conquistas de:

- Internacional de São Silvestre de 15 km em São Paulo em 2012.

- Meia Maratona "Eu Amo Parnaíba" em 2020. Dentre outras tantas!!

Saúde e paz ao nosso atleta!!!
São os sinceros votos das filhas; Rose, Rafaele e Rosana.





PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. MANOEL ALVES DE SOUSA, 76 anos de idade, falecido dia (12.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. O corpo está sendo velado na Rua São Jorge, n°1267, Bairro centro, Cajueiro da Praia. O sepultamento será logo mais às 17h no Cemitério da Cidade.

2. MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA BEZERRA DA ROCHA, 66 anos de idade, falecida dia (12.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. O corpo está sendo velado no Conj. Ipase, Q B, C 2, Bairro Boa Esperança. O sepultamento será logo mais às 10h no Cemitério São Sebastião.

3. ALDENORA ALVES GALENO, 72 anos de idade, falecida dia (12.03.2021) no SAMU, O corpo está sendo velado no Pov. São Benedito, s/n, Luís Correia. O sepultamento será logo mais às 16h no Cemitério do Povoado.

4. MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO CALDAS, 66 anos de idade, falecida dia (12.03.2021) no Hospital São Marcos em Teresina-PI. O corpo está sendo trasladado para cidade de Parnaíba-PI.

5. FRANCISCA MARIA LIMA SOUSA, 87 anos de idade, falecida dia (13.03.2021) no Hospital Promédica em Parnaíba-PI. O sepultamento ocorreu ás 09 h no Cemitério são Sebastião.

6. RN DE ANDRESSA MARIA DOS REIS SANTOS, falecida dia (13.03.2021) na Maternidade Marques Bastos em Parnaíba-PI. O corpo foi Trasladado para a cidade de São José do Divino-PI.

7. ANGÉLICA DO NASCIMENTO SILVA, 56 anos de idade, falecida dia (13.03.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O sepultamento será logo mais às 10h 30m no Cemitério Fraternidade.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 13 de Março de 2021.

Ajuda ao próximo - Rifa Beneficente em prol de Adão Neto

 

Benjamin Santos dá nome a teatro no Porto das Barcas em Parnaíba.

O nome do diretor de teatro, escritor e jornalista Benjamin Santos será dado a um teatro com pouco mais de trinta lugares instalado no Museu do Mar no Porto das Barcas em Parnaíba.

O anúncio foi feito pelo professor Weslley Fontenele e confirmado pelo secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo. O complexo turístico do Porto das Barcas passa por uma ampla reforma e deve ser reinaugurado ainda neste ano.

O anúncio de que o nome de Benjamin Santos será dado ao teatro no complexo cultural agradou a classe artística e intelectual de Parnaíba e de outras regiões do Piauí.

Novo Museu do Mar – Porto das Barcas

Benjamin Santos é parnaibano, filho de Benedicto dos Santos Lima, o criador do Almanaque da Parnaíba, é um dos maiores diretores de teatro do Brasil tendo começado sua carreira em Recife na década de 1960.

Em 2019 a FUNARTE lançou o livro Teatro Infantil, com as onze peças de Benjamin Santos. Fonte: WF. Foto: WF. 

UTILIDADE PÚBLICA

Covid-19: CRM e OAB pedem lockdown no Piauí pelos próximos 14 dias


Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Piauí, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), assinaram nota conjunta nesta sexta-feira (12), pedindo a determinação de medidas mais rígidas de combate à covid-19 no estado, dentre elas, o fechamento de todas as atividades e serviços, com exceção daqueles considerados essenciais, pelos próximos 14 dias.

As entidades levaram em consideração os dados alarmantes referentes a pandemia em todo o Brasil, que envolve o colapso na saúde e a circulação de novas variantes do coronavírus. A nota ressalta que a atual situação certamente deve durar por mais um longo tempo.

“Assim, é imperativo e determinante reforçar, principalmente neste momento, a necessidade de empenho, união, cooperação de toda a população, profissionais das mais diversas áreas, gestores (governador, prefeitos, secretários), autoridades e instituições”, consta na nota.

Diante disso, as entidades pedem que seja suspenso em todo o estado o funcionamento de todas as atividade e serviços que não forem considerados essenciais, por um período mínimo de 14 dias.

“Esta nota vem em momento crucial ante o colapso da saúde e não exime, de forma alguma, a responsabilidade do poder público na manutenção das escalas completas de profissionais de saúde – em virtude de dispormos de profissionais em quantidade e qualificação suficientes para ocupá-las”, ressalta a nota.

A nota finaliza com as entidades solicitam a colaboração de toda a sociedade (poder público e população em geral) para que o estado possa enfrentar esse grave momento.

‘Vacina de vento’ em Copacabana: Polícia conclui que auxiliar de enfermagem desviou imunizante

 

A auxiliar de enfermagem Adenilde Lourenço da Silva, que aplicou uma “vacina de vento” em uma idosa de 85 anos em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi indiciada nesta sexta-feira pela 12ª DP (Copcabana) pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária preventiva. A delegada titular da unidade, Bianca Lima, ainda pediu à Justiça o afastamento da auxiliar de seu cargo público.

Para a polícia, as investigações constataram que Adenilde desviou a dose que deveria ter sido aplicada na idosa, uma vez que a paciente consta na lista do posto de saúde como uma das pessoas vacinadas no dia 27 de janeiro, apesar disso não ter ocorrido.

Ao desviar a vacina, para a polícia, Adenilde ainda descumpriu determinação do Poder Público para vacinação da população contra a Covid-19, por isso infringiu medida sanitária imposta. O inquérito foi enviado ao Ministério Público estadual e, em seguida, será remetido à Justiça.

O caso aconteceu no dia 27 de janeiro no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e foi descoberto pela filha da idosa, que gravou o momento em que a mãe seria vacinada. No dia 17 de fevereiro, ao rever a gravação, ela percebeu a quantidade mínima de imunizante na seringa e foi até a unidade de saúde relatar o ocorrido.

No Centro municipal de Saúde, foi constatado que houve falha e a idosa não recebeu o imunizante. A partir de então, o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil e a auxiliar foi afastada do posto.

Em seu depoimento na 12ªDP, Adenilde admitiu ter notado algo estranho no momento em que colocou a seringa na idosa, mas nada falou. Ela também alegou que a responsabilidade por colocar o imunizante dentro da seringa seria de uma residente, o que não ficou comprovado.

O crime de peculato tem pena de dois a doze anos de prisão. Já o de infração de medida sanitária preventiva, detenção de um mês a um ano.

LABORATÓRIO CITOMED AGORA COM TESTE SWAB

Remédio contra Covid, o Remdesivir chegou a ser vendido no Brasil por R$ 200 mil


O remédio contra Covid Remdesivir, aprovado pela Anvisa, vem sendo vendido no “mercado negro” brasileiro desde o ano passado.

Com o marido na UTI do hospital Moinhos de Vento, uma cardiologista soube de recém-chegado dos Estados Unidos vendendo uma caixa de Remdesivir. Ele enfiou a faca: R$200 mil.

O remédio é eficaz, mas precisa ser tomado até o 10º dia da doença, por isso a médica se submeteu à exploração: não havia tempo a perder. Precisou vender até o carro, mas salvou o marido. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Importadores “informais” de São Paulo, exploravam menos: têm cobrado em média US$5 mil (cerca de R$28 mil) pelo medicamento americano.

Ainda não se sabe quanto o Remdesivir custará nas farmácias do Brasil, mas será muito caro. Nos EUA, cobram quase R$18 mil a caixa.

No início de 2020, a farmacêutica Gilead Sciences sugeriu o preço US$3,2 mil por caixa de Remdesivir, mas custa mais caro.

A farmacêutica Gilead Sciences é fabricante de remédios contra HIV, hepatite C e, agora, a covid-19, com o Remdesivir. Todos muito caros.

DOCUMENTOS PERDIDOS

DOCUMENTOS PERDIDOS EM NOME DE VALDIR HONORATO QUEM ENCONTROU OU VIER ENCONTRA LIGAR PARA (86) 9 9927 7081 QUE SERA BEM GRATIFICADO 

CORONAVÍRUS 12/03: Boletim epidemiológico de Parnaíba, PI


 





Mais de 40 estudos atestam eficácia da ivermectina no tratamento da covid-19


Um artigo publicado pelo site Ivmmeta, em 26 de novembro de 2020, baseado em 45 estudos, aponta que a Ivermectina é eficaz no tratamento para covid-19 (coronavírus). A pesquisa revela que o tratamento precoce com o medicamento pode reduzir em 82% a progressão da doença.

De acordo com o artigo, os estudos apontaram que o risco de morte por covid-19 se mostrou 75% menor para aqueles que tomaram Ivermectina precocemente. Já nos casos de profilaxia, ou seja, quando os participantes do estudo ingeriram o medicamento de modo preventivo, antes do surgimento de qualquer sintoma, houve melhora de 89%.

“Classificamos os estudos como tratamento precoce se a maioria dos pacientes ainda não estiver em um estágio grave no momento do tratamento e o tratamento for iniciado 5 dias após o início dos sintomas, embora um período de tempo menor possa ser preferível”, consta no artigo.

O site Ivmmeta explica ainda que 100% dos estudos analisados relataram efeitos positivos da Ivermectina. Segundo o levantamento, se o medicamento fosse ineficaz, a possibilidade de gerar resultados tão positivos como esses apresentados nos 45 estudos seria de 1 em 35 trilhões.

O levantamento

No artigo publicado pelo Ivvmeta foram analisados todos os estudos significativos sobre o uso de Ivermectina no tratamento da covid-19. Métodos de pesquisa, critérios de inclusão, critérios de extração de efeito (resultados mais sérios têm prioridade), todos os dados de estudos individuais, respostas prisma e métodos estatísticos foram detalhados no material.

“Mostramos resultados com efeitos combinados e para resultados individuais. O verdadeiro tamanho do efeito pode ser diferente para resultados diferentes, por exemplo, o benefício para mortalidade e hospitalização pode ser diferente, ou um tratamento pode ser eficaz para minimizar casos graves, embora não seja muito eficaz para a eliminação viral. Os estudos de Ivermectina mostram fortes benefícios para todos os resultados, apoiando os efeitos combinados que têm a vantagem de visualizar todos os estudos e fornecer o máximo de evidências para a pergunta ‘a Ivermectina é eficaz para covid-19?’", diz o artigo.

COMUNICADO PAX UNIÃO

Desmatamento na Amazônia é o menor dos últimos 4 anos pelo 2° mês consecutivo


 A Amazônia registrou o segundo mês consecutivo de queda no desmatamento, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os avisos de desmatamento na região tiveram queda de 34% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2020. Nos últimos sete meses, a redução acumulada chega a 21%.


O resultado reflete a atuação da Operação Verde Brasil 2 no combate ao desmatamento e a ilícitos ambientais na Amazônia Legal.

Em 10 meses de Operação, são empregados, diariamente, cerca de 2,5 mil militares e agentes de órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Segundo o Ministério da Defesa, até o momento, foram executadas mais de 94 mil inspeções, patrulhas navais, terrestres e aéreas. Entre os pontos de destaque estão a apreensão de 496,5 mil metros cúbicos de madeira, 1.846 embarcações e 890 veículos e tratores. Ao todo, 4.969 multas e termos de infração foram aplicados, somando R$ 3,339 bilhões. As ações prosseguem e, a cada dia, são registradas novas apreensões.

Além da repressão aos crimes ambientais, foram efetuadas 298 prisões em flagrante, apreendidos 751 Kg de drogas e 123.528 armas e munições.



(Com informações do Ministério da Defesa)

ELETRÔNICA AGAMENON - Visite-nos e confira nossa ofertas!!

  


Furtaram bicicleta - Recompensa !!!

 


Governador diz que Ministério da Saúde assumirá distribuição de vacina

 “O Governo Federal assumiu o contrato feito pelo Consórcio Nordeste e vai pagar e colocar pra todo o Brasil”

O governador Wellington Dias (PT) explicou hoje que o Consórcio Nordeste está adquirindo 79 milhões de doses da vacina Sputinik V. Mas que a distribuição será feita pelo Ministério da Saúde. Ele disse que conversou com o ministro Pazuello e recebeu dele a informação.

“O Governo Federal assumiu o contrato feito pelo Consórcio Nordeste e vai pagar e colocar pra todo o Brasil”, enfatizou o governador. O prefeito de Teresina propõe a compra de meio milhão de doses compartilhadas entre governo do estado e prefeitura da capital. (Toni Rodrigues)

LABORATÓRIO CITOMED - Lembre-se esse momento vai passar !!!

12 de mar. de 2021

Suspeito de assaltos é preso após se negar a pagar conta em cabaré em Cocal

Um homem identificado como Antônio Dias da Silva, vulgo “Pitoco”, de 38 anos, foi preso no início da manhã desta quarta-feira (10) acusado de se recusar a pegar um programa em um cabaré na cidade de Cocal, Norte do Piauí.

Segundo informações, o homem contratou uma garota de programa e após o ato, saiu sem pagar a conta. Momentos depois, com o estabelecimento já fechado, o indivíduo retornou e invadiu o local.

Ele tentou adentrar o imóvel pelo teto, no entanto, ao retirar algumas telhas, a ação foi percebida por populares. O elemento ameaçou os populares com revólver e exigiu que o gerente abrisse o cabaré novamente.

A Polícia Militar foi acionada e localizou o suspeito escondido em uma obra de construção civil nas proximidades do cabaré. Ao ser abordado, o suspeito negou todas as acusações. O revolver não foi encontrado em sua posse.


Com o suspeito, os policiais apreenderam uma motocicleta. De acordo com a Polícia Civil, ele é suspeito de cometer diversos assaltos na cidade. Após ser preso, ele foi transferido para a Penitencia Mista de Parnaíba, onde ficará a disposição da justiça.

Fonte: Piauí em Dia
Informações | Blog do Coveiro

Crânio humano é encontrado em terreno baldio no Centro de Buriti dos Lopes

 Moradores o localizaram num terreno situado na Avenida Brasil. O IML esteve no local e fez a remoção. 

Um crânio humano foi recolhido no início da tarde desta sexta-feira (12), pelo Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Parnaíba, para exames específicos, após moradores de Buriti dos Lopes o localizar num terreno baldio na Avenida Brasil, Centro, na manhã de hoje. A Polícia foi acionada por populares que informou o caso ao Instituto de Criminalística.

De acordo com informações, o crânio encontrado, estava dentro de uma bolsa prateada, enrolada numa sacola plástica. Moradores acreditam que a bolsa foi colocada no local nesta semana, já que recentemente, um trator fez uma limpeza no local, que também tem uma casa abandonada, que é usada por um morador de rua que sofre de distúrbios mentais.

Há várias hipóteses para o fato. Uma delas é que este crânio possa ter sido retirado de algum cemitério e deixado neste terreno. As autoridades policiais e peritos só deverão se posicionar sobre o caso apenas depois da realização dos exames do IML.



Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Piauí registra 29 mortes por covid-19 nas últimas 24h, diz Sesapi


O Piauí registrou 29 mortes por covid-19 (coronavírus) nas últimas 24 horas e agora o número de óbitos no estado é de 3.606, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Foram 1.133 novos casos confirmados, sendo que grande parte deles é de dias anteriores, e com isso a quantidade de infectados chega a 185.192, conforme a Sesapi.

Quinze homens e quatorze mulheres foram vítimas da covid-19. Eles eram de Cocal (73 anos), Parnaíba (82 anos), Pedro Segundo (69, 73 e 100 anos), Piripiri (49 anos), São João do Arraial (89 anos), São Raimundo Nonato (57 anos), Tamboril do Piauí (36 anos) e Teresina (36, 42, 53, 57, 79 e 93 anos). As mulheres eram naturais de Água Branca (39 anos), Amarante (57 anos), Barras (66 anos), Campo Maior (43, 69 e 86 anos), Eliseu Martins (98 anos) Floriano (62 e 64 anos), Teresina (57, 66, 78 e 84 anos) e Wall Ferraz (27 anos). Oito das 29 vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Dos 1.133 novos casos confirmados da doença, 635 são mulheres e 498 são homens, com idades que variam de um a 94 anos. Até agora, morreram 2.104 homens e 1.502 mulheres. Os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.606 e foram registrados em 215 municípios. Tamboril do Piauí registrou a primeira morte pela doença.

A Sesapi estima que 180.569 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Leitos

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à covid-19, há 1017 ocupados, sendo 581 leitos clínicos, 353 UTIs e 83 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.571 até o dia 12 de março de 2021.

Campanha de vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a covid-19 no Piauí, aponta que 106.371 pessoas já receberam a primeira dose da vacina no estado e 35.414 a segunda dose.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...