10 de dez. de 2020
Anvisa aprova resolução sobre uso emergencial de vacinas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 10, uma resolução com regras para permitir o uso emergencial de vacinas contra a covid-19. Na prática, a agência apenas criou uma norma mais robusta, mas com o mesmo conteúdo de um guia já apresentado na semana passada. A Anvisa não recebeu ainda pedido de uso emergencial de vacinas. Apenas as desenvolvedoras de imunizantes que tem estudos de fase 3 em andamento no Brasil podem fazer este pedido.
"Os critérios mínimos a serem cumpridos (para pedir o uso emergencial) estão definidos no guia (apresentado na última semana)", disse a diretora Alessandra Bastos, relatora do processo na agência. Os cinco diretores do órgão aprovaram a nova resolução.
Há 4 vacinas com testes de fase 3 em andamento no País: o modelo desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford, a da chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, a das americanas Pfizer e BioNTech, além da vacina da Janssen-Cilag (Johnson & Johnson).
O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou que há diferença entre o uso emergencial e o registro da vacina. No primeiro caso, a aplicação pode ser autorizada ainda com estudos de desenvolvimento da droga em andamento. Já para o registro é preciso ter finalizado todos os testes em humanos. Barra Torres lembrou que o Reino Unido e o Canadá, por exemplo, aprovaram apenas o uso emergencial, ou seja, em um público restrito.
A Anvisa não dá prazo para avaliar o uso emergencial de vacinas. Mas espera ser mais célere do que no processo de registro, que pode levar até 60 dias após o pedido.
Barra Torres afirmou ainda que apenas a fabricante da vacina pode pedir o uso do produto. A declaração ocorre no momento em que há pressão para a Anvisa liberar a entrada de imunizantes que estão sendo aplicados em outros países.
Ministério da Saúde confirma 1º caso de reinfecção por covid

O Ministério explicou que na quarta-feira a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério recebeu relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que é um Laboratório de Referência Nacional para a covid-19 no Brasil, - contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus. "Conforme critérios estabelecidos na Nota Técnica Nº 52/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, esses resultados laboratoriais permitem confirmar o primeiro caso de reinfecção no Brasil."
As duas amostras foram enviadas ao Laboratório, onde houve a confirmação dos resultados em tempo real. No intervalo entre as duas amostras, foi realizada uma coleta no dia 8 de setembro, que apresentou resultado não detectável pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A amostra não detectável não foi encaminhada ao Laboratório de Referência Nacional, segundo o Ministério. A pasta enfatizou que esse resultado foi fruto de um trabalho integrado entre vigilância epidemiológica e laboratorial das três esferas do governo, universidades, Laboratórios Centrais de Saúde Pública e Laboratório de Referência Nacional.
O Ministério da Saúde aproveitou o comunicado para alertar que o caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. "O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados", trouxe o comunicado ao final.
Mais 10 pessoas morrem de Covid-19 no Piauí em 24h e 534 casos são confirmados
Dos 534 casos confirmados da doença, 311 são mulheres e 223 homens, com idades que variam de dois a 102 anos.
Quatro homens e seis mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Avelino Lopes (72 anos), Oeiras (69 anos), Pedro Laurentino (66 anos) e Teresina ( 66 anos). As do sexo feminino eram das cidades de Avelino Lopes (70 anos), Dom Inocêncio (68 anos), São Raimundo Nonato (94 anos), Teresina (77 e 82 anos) e Valença do Piauí (80 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 133.870 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.714 e foram registrados em 198 municípios. Até agora, morreram 1.586 homens e 1.128 mulheres.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 449 ocupados, sendo 273 leitos clínico, 169 UTIs e sete em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 6.877 até o dia 10 de dezembro.
A Sesapi estima que 130.707 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Aeroporto do Recife terá voos diretos para Jericoacoara, Parnaíba e mais sete cidades durante o verão
Com essas novas rotas, companhia estima recuperar patamares pré-pandemia no hub local, computando 75 voos diários para 31 destinos em janeiro de 2021
![]() |
| (Imagem: Divulgação) |
As belezas naturais de Jericoacoara, no Ceará, e Parnaíba, no Piauí, estarão mais próximas dos recifenses a partir de janeiro. Nos dias 1 e 5 do próximo mês, respectivamente, o Aeroporto do Recife passa a contar com voos diretos e temporários para os dois destinos. A novidade foi anunciada pela Azul Linhas Aéreas, que também passa a voar a partir da capital pernambucana nesta temporada para outras sete cidades brasileiras: Porto Alegre, Palmas, Cuiabá, Foz do Iguaçu (PR), Uberlândia (SP), Vitória e Goiânia.
Com essas novas rotas, a companhia estima recuperar patamares pré-pandemia no hub local, computando 75 voos diários para 31 destinos em janeiro de 2021. No mesmo mês deste ano, eram 66 voos para 34 localidades. De acordo com a Azul, além das operações inéditas e ligações não regulares, Recife terá um incremento "considerável" na oferta para São Paulo, com mais frequências para Congonhas, Guarulhos e Campinas (SP).
Somente as frequências internacionais para Córdoba e Rosário, na Argentina, e Orlando, nos Estados Unidos, ainda não têm data para serem retomados. Em todo o País, a Azul terá voos para 113 destinos ao longo da estação de verão.
Cbnrecife l Edição: Jornal da Parnaíba
Os 80 de Adelaide
NIVER - Parabéns Raffaela !!!
Aniversariando hoje a nossa amiga e leitora Raffaela de Araújo Linhares. Um dia especial para seus amigos e familiares. Saúde Paz!!!
Pedida a cassação do prefeito eleito de Cajueiro da Praia
O prefeito de Cajueiro da Praia, Dr. Girvaldo Albuquerque (Progressista), ingressou com Ação de Investigação Judicial Eleitoral na última terça-feira (08/12) contra o prefeito eleito Felipe Ribeiro (Republicanos), que está sendo acusado de compra de votos. Na ação é pedida a cassação do registro de candidatura ou do mandato do denunciado, caso este já tenha assumido a prefeitura na ocasião do julgamento.
Futebol de Teresina poderá ter River ou Fla rebaixado no Piauiense
O futebol de Teresina chegou a uma situação inédita, considerando apenas os 57 anos de implantação do regime profissional, o que aconteceu em 1963. São decorridos 57 anos.

Foto - Victor Costa - River AC
O Piauí Esporte Clube já está rebaixado. Jogaram na lata do lixo a brilhante história do grêmio rubroanil nas conquistas de títulos locais e grandes feitos em jornadas nacionais.
E estão no mesmo caminho River e Flamengo, os maiores ganhadores de campeonatos piauienses e donos das duas maiores torcidas. A disputa inglória está entre os dois e mais o Timon, time maranhense inscrito na FFP. Um dos três será rebaixado. A situação de momento é esta:
RIVER ATLÉTICO CLUBE
O tricolor está com 12 pontos e ainda fará dois jogos, com Parnahyba e Timon. Vitória diante do Prnahyba será suficiente para manter lugar na primeira divisão. Qualquer outro resultado levará a definição para o compromisso seguinte, com Timon.
Se perder os dois jogos será rebaixado.
ESPORTE CLUBE FLAMENGO
O rubro-negro já encerrou os seus jogos com 13 pontos. Tem 03 vitórias, 4 empates e 07 derrotas. Não há como melhorar a sua pontuação.
TIMON ESPORTE CLUBE
A equipe maranhense está com 10 pontos, 03 vitórias, 01 empate e 09 derrotas. Em caso de vitória sobre o River passará a ter 13 pontos, mesma pontuação do Flamengo, e ultrapassará o rubro-negro no número de vitórias.
O Esporte Clube Flamengo estará salvo no caso do River não perder para Timon. Ao contrário, se a equipe maranhense vencer o compromisso com o tricolor, o rubro-negro estará rebaixado.
Na próxima quinta-feira (10) começará a decisão com o jogo River x Parnahyba no Estádio Albertão, às 16h00.
Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com
PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:
1. RAIMUNDA MARIA DE ALBUQUERQUE, 94 anos de idade, falecida dia (09.12.2020) em sua Residência, no Povoado Carnaubal, Município de Cocal dos Alves – PI, onde está sendo velado. O sepultamento será dia (10.12.2020) às 17:hs, no Cemitério da Comunidade.
2. JOÃO BATISTA VIEIRA DE ALBUQUERQUE, 74 anos de idade, falecido dia (10.12.2020) em sua Residência, na Rua Afonso Pena, N° 1387, Bairro Pindorama, em Parnaíba – PI, onde está sendo velado. O sepultamento será logo mais às 17:hs, (10.12.2020) no Cemitério São Sebastião.
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.
Parnaíba – PI, 10 de Dezembro de 2020.
Freitas Neto no Conselho Deliberativo da Sudene
O diretor de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Freitas Neto, participou nesta quarta-feira (09) da 27ª Reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE. Freitas Neto assumiu uma vaga no Conselho da SUDENE na cadeira da CNI, por indicação do presidente da FIEPI, Zé Filho. A reunião realizada por meio de videoconferência, foi conduzida pelo ministro do Desenvolvido Regional, Rogério Marinho. Contou com a presença do superintendente da SUDENE, Evaldo Cruz Neto e vários governadores, além de presidentes ou representantes de outras confederações. Além de tratar de ações desenvolvidas no ano de 2020, a reunião teve como pauta predominante proposições relativas à aplicação dos recursos dos fundos constitucionais administrados pela SUDENE para o exercício de 2021.
MATRICULAS ABETAS
Em 2021, venha compartilhar momentos inesquecíveis com a gente!!
- Educação Infantil;
- Ensino Fundamental;
- Salas Amplas e Climatizadas;
- Inglês;
- LIBRAS;
- Acompanhamento Psicopedagógico;
- Educação Física🤸🏾♀️🤸🏾♂️;
- Área para recreação (Brinquedoteca e Playground);
- Profissionais Qualificados;
Venha conhecer nossa Escola e faça parte desta grande Família ❤️
Vereador Carlson Pessoa destaca 1° britânica a ser vacinada contra a Covid-19
![]() |
| Acima, britânica Margaret Keenan, de 90 anos, durante a vacina e abaixo, comemorando juntamente com a equipe do hospital a luta pela saúde e pela vida (Fotos: Divulgação) |
Por Luzia Paula
Carro de empresa de colchão de Teresina colide em veículo no Centro de Parnaíba
Um acidente de carro foi registrado por volta das 19:00 desta terça-feira (08), no cruzamento da Rua Riachuelo com a Benjamim Constant, no Centro de Parnaíba. De acordo com informações colhidas no local, um funcionário de uma empresa de colchões de Teresina trafegava pela Benjamim Constant, sentido Praça Santo Antônio, em um carro Fiat Modelo Mobi, quando invadiu a Rua Riachuelo, sendo colhido por um Toyota Modelo Etios, que trafegava pela Riachuelo sentido Avenida Chagas Rodrigues. O Toyota era dirigido por uma mulher que, assim como o outro motorista, saiu ilesa do acidente.
Uma guarnição do 2° BPM de Parnaíba, tendo a frente o Sargento Marcos, com o apoio dos Soldados Afonso e Mota, se dirigiu até o local da cena. De acordo com informações repassadas pelo Sargento Marcos, o condutor do Mobi acionou o seguro e as conversações seguiram amigavelmente.Ex-prefeito Toti Narciso será homenageado com nome de rua
Pelo Projeto, a Rua Projetada 258, no Bairro Alto Santa Maria, passará a ser denominada de Rua Vice-Prefeito Antônio Tarcísio de Oliveira Castro.
Assista a homenagem no vídeo abaixo:
O jornalista, político, poeta, orador, contabilista e sociólogo Antônio Narcísio de Oliveira Castro nasceu no dia 11 de novembro de 1890, no município piauiense de Murici dos Portelas. Fixou moradia em Parnaíba por volta de 1904, logo tornando-se um ilustre e importante morador da cidade.

De fina educação e detentor de uma inteligência ímpar, de 1936 a 1966, foi vice-prefeito de Parnaíba, exercendo uma brilhante gestão. Neste período resultaram as obras mais importantes em relação ao civismo da história da cidade, como a oficialização do Dia da Parnaíba, Hino da Parnaíba, instituição das Armas Municipais, Selo Municipal, Bandeira, Brasão e o altar maior, o Centro Cívic, situado no Centro da cidade. Durante sua gestão ele ainda trabalhou pela efetivação do 1° Plano de Trânsito de Veículos na Zona Urbana, além de ter calçado inúmeras ruas e outras diversas ações em prol da cidade e do povo parnaibano.
Por Luzia Paula, com informações do periódico Bebém – edição 143
FINAL DE ANO ESPECIAL NA SIGMA ÓTICAS!
Compre seus óculos no mês de Dezembro na Sigma
Óticas e ganhe um incrível kit de
limpeza completo!

Nas compras de óculos em qualquer valor,
somente no mês de Dezembro, na Sigma Óticas, você automaticamente ganha 1 KIT DE LIMPEZA COMPLETO para cuidar
bem dos seus óculos e aproveitar ainda mais do seu produto, por mais tempo e
com mais qualidade.
No Kit de Limpeza completo há 1 lenço mágico de microfibra e 1
limpa-lentes antiestético, próprios para auxiliar na limpeza de sua armação
e lentes sem danificá-los, impedindo que impurezas grudem com facilidade e
possam prejudicar seu produto. E você terá isso DE GRAÇA, sem precisar pagar nada, ao comprar seus óculos conosco
no mês de Dezembro. APROVEITE!
Estamos aguardando por você! Parcelamos em todos os cartões,
inclusive Credishop em até 6x.
Gostou?
Então procure a gente hoje mesmo!
Acesse nossas redes sociais @sigmaoticasoficial
no Instagram e Sigma óticas no Facebook, ou ainda no WhatsApp, através do (86)
98862-7521.
Nos faça uma visita em Parnaíba – PI, na Rua
Riachuelo, 569. Centro.
ESPERAMOS
POR VOCÊ!
Instituto Butantã inicia produção da Coronavac
Foto: A7 Press/Folhapress

Doria também informou que os Executivos de 12 Estados, entre eles São Paulo, e de 912 municípios já formalizaram seu interesse em adquirir doses da vacina.
"Por que iniciar a vacinação em março, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, se podemos iniciar em janeiro, de forma segura e eficiente?", questionou o governador paulista, fazendo referência ao calendário de imunização apresentado pelo Ministério da Saúde na semana anterior.
Na segunda-feira, ele já havia afirmado que o Estado pretendia começar o plano de imunização em 25 de janeiro. Horas após o anúncio de Doria na última segunda, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, em nota, que só libera o uso da vacina após a análise de documentos, como os de dados de "fase 3" da pesquisa. "Nenhuma das quatro vacinas em desenvolvimento no Brasil apresentou protocolo de registro. Portanto nenhuma das quatro tem aval para uso amplo neste momento", disse o presidente Antônio Barra Torres, em entrevista à rádio Jovem Pan.
Após passar pela Anvisa, a vacina ainda precisa receber um preço, o que é definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A análise desse órgão leva até 90 dias, em casos normais, mas a expectativa é de encurtar a análise para as vacinas contra a covid-19.
Na terça-feira, João Doria e o ministro da Saúde Eduardo Pazuello se desentenderam durante uma reunião, após o governador cobrar uma posição da pasta em relação à compra da Coronavac. Em paralelo, especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que é possível distribuir a vacina, desde que ela seja aprovada por pelo menos uma de quatro agências reguladoras internacionais, graças a uma lei federal aprovada no início da pandemia.
Em novembro, um estudo divulgado na revista Lancet Infectious Diseases já havia atestado que a Coronavac produziu anticorpos em 97% dos voluntários, 28 dias após a sua aplicação. No Brasil, a vacina é testada em 13 mil voluntários espalhados por 16 centros de pesquisa de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Fonte: Estadão Conteúdo
Corre para a Tem Tudo Home Center - Vai construir ou reformar, vem aproveitar as promoções
A Tem Tudo Home Center chega nesse fim de ano com ofertas exclusivas.
Massa acrílica Andra Cores com 20% OFF! Promoção por tempo limitado!
MPF-PI tem 49 investigações de desvios de recursos da Covid-19
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira, dia 09, que existem 49 investigações em tramitação no Piauí relacionadas ao uso de recursos público no combate à Covid-19. O balanço faz parte da prestação de contas do órgão no Dia Internacional de Combate à Corrupção.
No total são 841 investigações que tramitam no estado, para combater a corrupção, sendo 49 relacionadas à Covid-19. Além de acompanhar a correta aplicação dos recursos, os procedimentos apuram: denúncias sobre inoperância de hospital de campanha em razão de falta de médicos; sobrepreço na aquisição de computadores e impressoras destinados ao incremento do combate à Covid-19; supostas irregularidades na aquisição de respiradores; dispensa de licitação na compra de testes para a detecção do vírus e, sobretudo, desvio de finalidade dos recursos recebidos da União.O procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Piauí, Israel Gonçalves Santos Silva, explica que todos esses procedimentos tratam de investigações que ainda estão em andamento no Ministério Público Federal e que podem virar ações criminais ou de improbidade, ou mesmo serem arquivadas.
“O MPF, no Piauí, nesta data tão simbólica que marca o combate à corrupção, presta contas à sociedade das ações empreendidas para fiscalizar a correta aplicação desses recursos e também combater esse mal que, infelizmente, ainda assola nossa sociedade, especialmente em um momento tão delicado como esse de pandemia”, destacou Israel.
“Somente com o aprofundamento dessas investigações poderemos adotar as medidas judiciais cabíveis ou, ainda, promover os arquivamentos necessários. Não podemos emitir juízo de valor nesse momento, mas colocamos à disposição da sociedade piauiense o consolidado dos procedimentos abertos, na grande maioria, a partir da iniciativa dos próprios cidadãos. Esse fato revela que o controle social torna-se cada vez mais proativo na fiscalização dos recursos públicos”, declarou Israel.
Os procedimentos instaurados estão relacionados à fiscalização das verbas repassadas aos municípios de Santa Luz, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Barreiras do Piauí, Avelino Lopes, Sebastião Barros, Bom Jesus, Gilbués, Parnaguá, Curimatá, Riacho Frio, Currais, Cristalândia do Piauí, Júlio Borges, Redenção do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Cristino Castro, Pio IX, São Gonçalo do Gurguéia, Madeiro, Picos, União, Teresina, Campo Maior, Pavussu, São Raimundo Nonato, Inhuma, Valença do Piauí e Simões.
PI24H









































