31 de out. de 2020

As aventuras de Smith e Burke contra os arautos da utopia: a teoria conservadora!


Prof. Dr. Geraldo Filho (UFDPar - 30/10/2020)

 

Ou por ingenuidade ou por má fé dos defensores de utopias as sociedades contemporâneas vivem sobressaltadas por debates políticos desgastantes em torno de abstrações que pouca relação têm com a realidade cotidiana dos cidadãos.

 

Por ingenuidade, os que acreditam no sonho de sociedades terrenas perfeitas, sem crimes, sem injustiças ou sem desigualdades (uma parte movida por ideais religiosos, outra parte movida por ideais seculares), por desconhecimento da crueza da natureza humana falível (que pulsa dentro deles, o que prova que sequer se autoconhecem... imaginem o mundo!) desperdiçam a vida arquitetando projetos políticos com o objetivo de, segundo gostam de dizer, pasmem, “transformar este mundo”!

 

Por má fé, os que disseminam o sonho de sociedades terrenas perfeitas sabem que ele é irrealizável, no entanto, manipulam esta ilusão, que normalmente motiva espíritos juvenis (pois por um condicionante neurobiológico dessa fase da vida até, por volta dos 30 anos, têm os cérebros em ebulição, inquietos e desconfortáveis... logo influenciáveis!), em favor de interesses políticos individuais ou de um pequeno grupo, cujas frustrações com a existência alimentam egos desmesurados de egoísmo e ambição, que creem piamente que merecem ser mais do que são e que por isso a sociedade lhes deve!

 

O acervo da história contemporânea encontra nas estantes as cosequencias nefastas motivadas pelos dois estados de espírito, que produziram terríveis tiranias criminosas, a começar por 1789 com a Revolução Francesa (matriz do que se conhece hoje como “ódio do bem”, na verdade expressão do mal interior de indivíduos recalcados e infelizes!) e depois pelas sucessivas reencarnações: o comunismo soviético (1917) e chinês (1949); e o nazismo alemão (1933); para ficar com os mais conhecidos exemplos. Em comum e ironicamente, as palavras de ordem dessas experiências sociais fracassadas (porém terrivelmente sanguinárias para milhões de inocentes!) se referiam à reparação das injustiças e das desigualdades!

 

Infelizmente, o que assusta, é a incapacidade dos humanos de aprenderem com a experiência empírica (factual) do laboratório da história, o que me faz duvidar das possibilidades de aperfeiçoamento das sociedades em geral, o que implica que muitas se autodestruirão e colocarão em perigo as poucas com um mínimo de consciência da realidade!

 

Veja-se, por exemplo, o caso da palavra “desigualdade” e o significado socioeconômico a que ela remete. O seu conteúdo, que corresponde e reflete a existência real da natureza e da sociedade, se tornou repugnante e indesejável, em favor da palavra antônima, a “igualdade”, que, por sua vez, é uma mera abstração sem significado concreto, portanto vazia de conteúdo, pois não encontra correspondência e nem reflete a natureza real das coisas e tampouco as relações humanas em sociedade.

 

Sob a perspectiva da teologia cristã, composta pelo Velho e o Novo Testamento, a igualdade só é factível perante o plano espiritual divino, pelo qual aos olhos de Deus os humanos são iguais porque todos foram irmanados como filhos do Criador.

 

No entanto, deve se refletir que ao dotar o homem de livre-arbítrio, ao lhe facultar o direito de fazer opções sobre os destinos da própria vida (por mais difíceis que sejam as circunstancias que a determinam, como a pobreza ou uma doença terminal!), Deus está aquiescendo com o fato inescapável de que nem todos terão sucesso na árdua maratona à procura da salvação da alma, como decorrência das decisões acertadas ou erradas ao longo do caminho terreno, do percurso biográfico de cada um! Portanto, acertos e erros necessariamente diferenciam os indivíduos submetidos à régua avaliadora das virtudes e pecados.

 

Talvez por isso, de acordo com os textos sagrados, Jesus tenha insistido que na Casa do Senhor existem muitas moradas, formulando assim uma alegoria poderosa que abrigava todas as diferenças individuais e entre as nações, as igualando no plano espiritual.

 

Com efeito, a concepção de um Criador universal (e não a de deuses nacionais, de um único povo, como era a tradição até o surgimento do cristianismo), constituiu força moral única que ao elevar o status do homem de reles mortal a um ser espiritual, portador de uma alma, também se tornou força civilizadora, por mais estranhos e reprováveis meios ela tenha se exercido e desenvolvido pela história das sociedades, seja mediante conquistas de povos ou destruição iconoclasta de tradições religiosas politeístas milenares.

 

É certo, porém, que o freio moral imposto às paixões dos instintos, que os princípios da convivência cristã inspirou, guiado pela esperança de vida depois da morte (feito jamais conseguido pelas mitologias da Antiguidade e nem pelas mais sofisticadas escolas filosóficas gregas) amansou e moderou os espíritos pelos séculos da Era Cristã e construiu a civilização ocidental, que praticamente se espalhou por todo o planeta, com exceção da forte resistência do mundo muçulmano (que provavelmente por isso padece com a constante instabilidade conflituosa, tanto internamente quanto com o mundo global, se sustentando pelo fundamentalismo dogmático da fé e pelo terror político aos quais submetem sua população!).     

 

Portanto, o freio moral dos princípios cristãos deve ser o “métron” (parâmetro) utilizado para rechaçar projetos de sociedade baseados na fantasia da igualdade absoluta entre os cidadãos, simplesmente porque são inalcançáveis no plano da existência temporal.

 

Smith e Burke viveram essa experiência! Homens do século XVIII, chamado “século das luzes” (O Iluminismo), Adam Smith (1723-1790) e Edmund Burke (1729-1797), um escocês o outro irlandês, súditos do Império Britânico, viram nascer na França o radicalismo político jacobino que em nome da conquista da igualdade era visceralmente ateu (anticristão) e republicano (antimonarquista), dois pilares basilares do denominado Antigo Regime, cujas instituições sociais, usos e costumes fincavam raízes no passado milenar da Antiguidade.

 

Ambos apontaram que processos de transformação social referenciados por idealismos abstratos estavam destinados ao desastre socioeconômico e ao sofrimento das guerras, como efetivamente ocorreu com as consequências imediatas da Revolução Francesa e os seus efeitos sobre experiências revolucionárias posteriores pelos séculos seguintes.

 

Assim, como um antídoto contra vendilhões de utopias revolucionárias (que hoje infestam os sistemas políticos e as universidades), no livro “A Teoria dos Sentimentos Morais” (1759), Smith estabeleceu a distinção entre o “homem de espírito público” e o “homem do sistema”. Segundo ele, o primeiro, o “homem de espírito público”, é movido pelo sentimento de humanidade e benevolência, cultivando condutas prudentes e realistas, sem jamais esquecer as circunstancias e os eventuais sofrimentos a terceiros resultantes de suas ações políticas. Por outro lado, o segundo, o “homem do sistema”, está encantado pela beleza do seu projeto teórico prefeito, não hesitando em cumpri-lo, sem considerar sequer por um instante o preço material e humano que suas ações políticas destrutivas podem acarretar.

 

Por sua vez, Burke em sua “Correspondência com Charles-Jean-François Depont” (1789) e em “”Reflexões sobre a Revolução na França” (1790), chamou a atenção que em França os revolucionários procuravam uma “perfeição teórica” sem atentar sequer por um momento para o problema de tratar com a inultrapassável imperfeição humana, e interrogou: serão os homens (os revolucionários) capazes de realizar na Terra o que espíritos mais humildes só esperam encontrar no Céu? A resposta foi negativa! De acordo com ele, os homens, influenciados por elucubrações de filósofos sobre os alegados “direitos do homem”, lançaram-se numa fúria destrutiva rumo a um fim perfeito; essa fúria, longe de preservar e reformar a estrutura institucional secular do reino implicou na destruição das instituições, dos princípios e dos valores que faziam parte do patrimônio político e moral da França. A violência revolucionaria era o resultado inevitável de quem sempre procura e promete a boa ordem para quando a “sociedade futura” chegar! 

 

Por outro lado, sob a perspectiva da biologia evolutiva, sobretudo da evolução da espécie sapiens, falar sobre igualdade não tem sentido algum! O patrimônio genético que os humanos contemporâneos herdaram é o resultado de 300 mil anos de intenso caldeamento de genes, promovido pelo intercambio do comercio ou da guerra, que colocou em contato populações diversas, cada qual com o conjunto genomico adaptado aos diferentes biomas do planeta.

 

Ora, nessa perspectiva a diferença é a regra e a igualdade a exceção, se é que existe! No extremo, até gêmeos univitelinos (idênticos) são distintos, como os estudos recentes da disciplina epigenética comprovam, ao indicar que gêmeos sofrem impactos diferenciados na sua estrutura genética (e consequentemente na expressão dos seus genes por meio do comportamento) como consequência de experiências sociais ou afetivas no ambiente.

 

Com efeito, pode se estender para a herança genética herdada pelos contemporâneos o mesmo raciocino reverente que Burke usou nas “Reflexões sobre a Revolução na França”, ao contemplar o legado da tradição civilizatória ocidental, que remonta à imaginação filosófica, política e estética greco-romana e aos princípios morais universais cristãos orientados por uma teologia de esperança da vida após a morte. Segundo ele, a possibilidade de convivência pacifica e produtiva de indivíduos em sociedade passa pelo reconhecimento de um pacto atemporal entre as gerações presentes com as gerações passadas (que viveram, lutaram e morreram para construir o mundo que se conhece, pacto que sempre pode e deve ser aperfeiçoado por meio de reformas prudentes) e com as gerações futuras (que ao vir ao mundo sem o direito de escolher, merecem uma herança que lhes permita condições satisfatórias para a continuidade da saga humana).

 

A perspectiva heurística científica (conhecimento teórico-empírico) da biologia evolutiva reforça o parâmetro moral fornecido pela perspectiva heurística teológica (conhecimento especulativo) no combate aos sofistas pregadores de abstrações, como a igualdade em geral, que encobrem egos pervertidos pela frustração individual que explodem em egoísmo e ambição de projetos revolucionários que desprezam a experiência das tradições (usos e costumes) e do conhecimento humano acumulado pelas gerações passadas, tomando como partida promessas de um mundo utópico, que como tal, nunca existiu!

 

Russell Kirk (1918-1994), grande historiador americano do século XX, dedicou seu principal livro a divulgar as ideias de Edmund Burke, que somou à sua sólida formação intelectual a experiência de décadas como deputado da Câmara dos Comuns (junto ao Parlamento Britânico) para construir os princípios da teoria conservadora, que deu origem ao primeiro partido moderno, de organização nacional como se conhece hoje, o Partido Conservador Inglês (os tories), que será a referência para a formação de todos os partidos da mesma tendência ou de tendências diferentes que surgiram depois pelo mundo. O livro se chamou “Edmund Burke: redescobrindo um gênio” (1957).

 

No livro, Kirk listou seis princípios teóricos nos quais se apoia a teoria conservadora de Burke, e que qualquer um que se autodenomine conservador obrigatoriamente tem de conhecer. Cada um comporta comentários mais elaborados que não cabem nos limites desse artigo. Porém, para encerrar, citarei dois, que dizem respeito diretamente às perspectivas heurísticas aqui abordadas:

 

1) Há uma crença na intenção divina que rege a sociedade, bem como as consciências individuais (eu chamo a isso de “o mistério da fè”, essencial para que os indivíduos exerçam diariamente o freio moral sobre os desejos inconfessáveis!). Assim, segundo ele, os problemas políticos são também, no fundo, problemas religiosos (se referindo à preocupação com o destino do próximo, não a questões inerentes aos cleros das igrejas) e morais.

 

2) Para se viver numa sociedade civilizada há a necessidade de ordens e classes (o que na prática é o que acontece na complexidade da divisão social do trabalho estabelecida pelas grandes sociedades industriais, garantindo a coesão social, estudada por Émile Durkheim no livro “Da Divisão Social do Trabalho”, de 1893). Assim, segundo ele, a única e verdadeira igualdade é a igualdade moral... (eu acrescentaria, com permissão à memória do grande Edmund Burke... o resto são tolices fantasiosas de egos recalcados e infelizes!).

 

Com covid-19, ministro da Saúde é internado em Brasília


Pazuello foi diagnosticado com a covid-19 no dia 21/10

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Diagnosticado com a covid-19 na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi internado nesta sexta-feira (30) no hospital Rede Nova Star, em Brasília.

Em nota, a pasta afirma que Pazuello vai se submeter "a exames de acompanhamento do tratamento da covid-19".

De acordo com o ministério, o procedimento faz parte da conduta indicada pela equipe médica do ministro. Ele deve permanecer internado "para hidratação e acompanhamento médico".

Leia a íntegra da nota:

“O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, compareceu ao hospital Rede Nova Star, em Brasília, na noite desta sexta-feira (30) para se submeter a exames de acompanhamento do tratamento da Covid-19. O procedimento faz parte da conduta indicada pela equipe médica do ministro

Pazuello permanece na unidade de saúde para hidratação e acompanhamento médico e deve ser liberado em breve.

Fonte : R7

Valdeci Cavalcante inaugura nova Clínica Odontológica do Sesc em Parnaíba


Na manhã desta sexta-feira (30), às 8h, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, inaugurou as novas instalações da Clínica Odontológica do Sesc em Parnaíba. A clínica será aberta ao público a partir do dia 3 de novembro, das 7h às 19h, e está localizada ao lado do Sesc Avenida, na Rua Eunice Weaver, 101, no Centro da cidade.

 Rosângela Cavalcante, esposa do Dr. Valdeci Cavalcante cortou a fita de inauguração.

Agora, o local ganhou equipamentos modernos e passou a ter gabinetes individuais, com quatro consultórios odontológicos que funcionarão nos turnos manhã, tarde e noite. A capacidade de atendimento foi ampliada para cerca de 100 pacientes por dia. A clínica atenderá trabalhadores do comércio, dependentes de trabalhadores do comércio, integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) e o público em geral.


Valdeci Cavalcante falou com a imprensa sobre o evento:


Antes do atendimento, o paciente deve passar por uma teleconsulta, e agendamento deverá ser feito pelos telefones (86) 3315-1709/ 9 9451-3605. 

Veja mais fotos do evento:


Da redação do Portal PHB em Nota

Cão é abandonado na Rua Guaporé

Um cãozinho de pêlo amarronzado e de coleira azul, foi abandonado na Rua Guaporé.

O animal passa o dia vagando pela rua, desnorteado à espera de quem o deixou lá. Infelizmente cenas como essa de desprezo a vida animal continuam sendo visitas em Parnaíba

Em Parnaíba tem Atendimento Especializado em Oncologia:Dr. Nereu Basto na SPMIP

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PI: Homem morre em acidente entre veículo de luxo e caminhão na BR-343



Crédito: Reprodução

Um motorista de um carro de luxo, modelo Range Rover, morreu no fim da manhã desta sexta-feira (30), após se envolver em um grave acidente com um caminhão caçamba na BR-343, no KM 301, sentido Altos ao município de Campo Maior, no Norte do Piauí. O homem de 41 anos, ainda não identificado, colidiu em uma árvore após perder o controle do veículo, segundo as primeiras informações. 

Policiais Rodoviários Federais já estão no local fazendo os primeiros levantamentos a respeito do caso. Há informações extra oficiais de que duas mulheres e uma criança envolvidas no acidente foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Altos. 

Motorista morre ao colidir carro de luxo em árvore na BR-343 no Piauí

A Polícia Rodoviária informou que a colisão foi do tipo lateral, onde o homem teria em seguida colidido com a árvore e o caminhão saído da pista. O veículo de carga estava sendo conduzido por um homem de 40 anos, que saiu ileso e que transportava mais dois passageiros ainda não identificados ilesos. Os policiais ainda estão verificando as possíveis causas do acidente bem como a dinâmica. A Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para as providências cabíveis. A pista de rolamento não esteve interditada, mesmo assim o trânsito ficou lento.

Fonte: Portal Meio Norte 

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Segundo a especialista, depois de castrados os gatos deixam de produzir os hormônios sexuais (estrogênio e androgênio), e com isso, o metabolismo desacelera, tornando o peludo mais lento e em muitos casos, mais sedentário. Por conta disso, torna-se necessário diminuir o valor energético que o felino consumirá. É necessário envolver rações com mais proteínas em sua composição do que gorduras. Tutores devem ficar atentos e evitar de deixar alimento sempre disponível.

    O câncer de mama, doença alvo da campanha Outubro Rosa, não é uma exclusividade dos humanos. Cães e gatos também são acometidos por essa enfermidade. Por isso, a conscientização proposta pela campanha se estende para os tutores de animais de estimação. Hoje sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, que é o segundo tipo mais prevalente entre mulheres do mundo inteiro. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre esse assunto.

Fonte: Quatree


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Polícia Militar prende trio acusado de furto de trilhos da linha férrea

Equipe de serviço do Grupamento da Policia Militar de Bom Principio foi acionada por volta das 21hs 30 desta quinta-feira(29), para atender ocorrência de furto de trilhos da linha férrea federal na zona rural daquele município. 

Ao chegar no local em estrada vicinal, os PMs efetuaram a prisão de 03 homens e dois outros conseguiram escapar do cerco policial. Foi apreendido um caminhão com placas de Curitiba-PR carregado com 57 trilhos cortados no tamanho de 4 metros cada um. 

Os 03 acusados de pré-nomes Algislan Pablo e Antonio Marcos, ambos da cidade de Cocal da Estação, e Evandir Sales, procedente de Tianguá-CE, foram conduzidos na madrugada desta sexta-feira(30), para delegacia da PF em Parnaíba. 

A informação que os 03 conduzidos foram autuados pelo delegado Carlos Alberto Ferreira no crime de furto qualificado. 
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30 de out. de 2020

Começa proibição de consumo de bebida alcoólica em locais públicos

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

O governador do Piauí, Wellington Dias, divulgou nesta sexta-feira (30), um vídeo fazendo uma apelo para que os piauienses obedeçam  as medidas governamentais de combate ao novo coronavírus. Pelo segundo fim de semana consecutivo, o Estado baixou um decreto proibindo o consumo de bebida alcoólica em locais públicos, para evitar aglomerações.

De acordo com o decreto, fica vedado o consumo de bebidas alcoólicas no entorno de estabelecimentos privados como bares e restaurantes, dentre outros. "Ficando ressalvado, o consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas, respeitando o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros e as demais medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Específico nº 021/2020".

“Estamos tendo um repique da covid em vários lugares do mundo e do Brasil e não queremos que o mesmo aconteça no Piauí. Queremos evitar óbitos. Por isso, contamos com vocês no sentido de obediência às medidas restritivas neste feriado prolongado que se estende até segunda-feira, dia dos Finados”, disse o governador.

 Wellington Dias ressaltou que editou um novo decreto mantendo as restrições pelo segundo fim de semana (se prolongando até o feriado de segunda-feira) para evitar a propagação do coronavírus, mas enfatizou que a população precisa fazer sua parte, com o uso de máscara, praticando o distanciamento social, usando álcool em gel e evitando aglomerações.

O decreto determina também a intensificação de testagem por meio de visitas domiciliares das equipes de saúde, dentro do programa Busca Ativa.

 

 

Representantes do Comitê de Ações Emergenciais (COE) avaliaram como positivos os resultados das ações adotadas no fim de semana anterior.

“A maior parte dos (cidadãos) que procuramos e abordamos atenderam ao pedido da Polícia Militar de cumprir as regras. O trabalho das forças de segurança é sensibilizar a população que ela é necessária para manter os indicadores em condições de controle” ponderou o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira.

 

Da redação

redacao@cidadeverde.com  

CORONAVÍRUS 30/10: Boletim epidemiológico de Parnaíba, PI

 





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Blog Luzia Paula

Sesapi: Piauí registra 08 mortes e mais 526 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 526 casos confirmados e oito óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sexta-feira (30).
Dos 526 casos confirmados da doença, 300 são mulheres e 226 homens, com idades que variam de um a 88 anos.
Seis homens e duas mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Antônio Almeida (39 anos), Batalha (59  anos), Floriano (62 anos), Padre Marcos (54 anos) e Teresina (56 e 78 anos). Já elas eram de Juazeiro do Piauí (92 anos) e Teresina (60 anos).
 No boletim de ontem (28), a vítima de Campo Maior saiu na lista de óbitos como sendo do sexo feminino, mas na verdade trata-se de um homem de 63 anos. A mudança já foi feita no painel epidemiológico. 
 
Os casos confirmados no estado somam 113.291 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.400 e foram registrados em 187 municípios. Até agora, morreram 1.394 homens e 1.006 mulheres. 
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 460 ocupados, sendo 277 leitos clínicos, 180 UTIs e três leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 5.628 até o dia 30 de outubro.
A Sesapi estima que 110.431 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
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