14 de fev. de 2018
TRADIÇÃO NO BAIRRO DO CARMO - Quarta feira de cinzas da manjuba e da ressaca
Quarta-feira das manjubas na internet (ponto de encontro de pescadores e moradores do bairro do Carmo). Quem trabalhou no carnaval ou mesmo curtiu, na quarta das majubas aproveita para comer majuba na caldeirada ou assada na brasa. Até bem pouco tempo comandava o evento "Mestre Carlos" recém falecido.
Estácio: Você consultor Natura tem descontos de até 50% na Universidade Estácio.
Você consultor (a) Natura tem até 50% de desconto na Universidade Estácio.
A maior vantagem ao iniciar um curso a distância é a flexibilidade de horários, que permite ao estudante escolher a melhor hora para assistir às aulas e estudá-las, podendo conciliar seus estudos com o trabalho e o lazer.
É possível também estudar em qualquer lugar que tenha conexão com a internet, os materiais ficam disponíveis 24 horas por dia no site da instituição e as dúvidas podem ser solucionadas a qualquer momento pelo tutor (professor) pelo chat ou pelo e-mail.
Não é necessário se deslocar até uma sala de aula para aprender, evitando assim o gasto com transporte e o desperdício de tempo no trânsito, otimizando assim o tempo apenas com os estudos.
Na maioria das vezes, o curso EAD é mais barato que o curso presencial, pelo fato de que a estrutura física de uma instituição que oferece esse curso é bem menor. Mas não é só nesse ponto que o curso sai mais barato e sim pelo fato de que não é preciso gastar com transporte, moradia e alimentação no caso do curso ser oferecido ainda em outra cidade.
O diploma obtido e um curso superior EAD vale tanto quanto o presencial.



Faça já sua inscrição em nosso SITE, ou entre em contato conosco pelo Whatsapp (86) 99954-8940.
Nuvem de 100 km de diâmetro põe município do Piauí sob risco de enxurradas e granizo
Uma nuvem de 100 km de diâmetro forma-se nesta quarta-feira sobre o município de Uruçuí. Um alerta foi emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil à Defesa Civil estadual, pois existem riscos de enxurrada, deslizamentos e precipitação de granizo naquele município situado a 520 km a Sudoeste de Teresina.
O alerta, no entanto, não se restringe a Uruçuí, porque um alerta feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, sobre toda a metade Centro-Norte do Piauí há “risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas”.
O alerta foi feito para mais de 140 municípios piauienses, desde o litoral até a região Sudeste do Estado (semiárido), onde as chuvas até agora não foram suficientes para aumentar os estoques de água para consumo humano e animal.
O fenômeno adverso podem ser grandes volumes de chuvas ocasionados, com raios, fortes ventos (inclusive possibilidade de vendavais), causados pela Zona de Convergência Intertropical, que migrou do oceano Atlântico para o continente na região Nordeste. O alerta prevê riscos até as 23h59 desta quarta-feira.
Os grandes acumulados de chuvas já fizeram estragos. Em Pedro II, fortes chuvas causaram alagamento. Um riacho transbordou e a água invadiu ruas e casas em áreas urbanas.
Na cidade de Pimenteiras, a Prefeitura pediu ajuda da Defesa Civil estadual após fortes chuvas que causaram alagamentos na cidade, ainda na semana passada.
Para os próximos dias, a previsão é de que se mantenham fortes chuvas e segundo o meteorologista Werton Costa, haverá um maior volume de chuvas no mês de março – em escala bem superior aos registrados em janeiro e neste mês.
Mesmo com o aumento de chuvas em diversas regiões do Estado, a Defesa Civil afirma que ainda há problemas no semiárido piauiense, sobretudo na parte Sudeste do Estado, onde as chuvas não foram suficientes para recuperar o volume das barragens que abastecem várias cidades.
Só há registros de chuvas consideráveis, mas ainda não mensuradas, sobre a bacia de captação de águas do açude Piaus, em São Julião. O nível da barragem, porém, segue muito baixo, a exemplo de outros reservatórios, como Poço de Marruá, em Patos do Piauí, e Bocaina, na cidade do mesmo nome.
Cidades do Piauí para as quais vale o alerta do Inpe sobre riscos de chuvas:
Assunção do Piauí, Barra D'Alcântara, Barras, Barro Duro, Batalha, Belém do Piauí, Beneditinos, Boa Hora, Bocaina, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Grande do Piauí, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Colônia do Piauí, Curralinhos, Curral Novo do Piauí, Demerval Lobão, Dom Expedito Lopes, Domingos Mourão, Elesbão Veloso,- Esperantina, Floresta do Piauí, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guadalupe, Hugo Napoleão, Ilha Grande, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Jaicós, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, Jerumenha, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Lagoinha do Piauí, Landri Sales, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Marcolândia, Marcos Parente, Massapê do Piauí, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Oeiras, Olho D'Água do Piauí, Padre Marcos, Palmeirais, Paquetá, Parnaíba, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Porto, Porto Alegre do Piauí, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Santana do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio dos Milagres, Santo Inácio do Piauí, São Félix do Piauí, São Francisco do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João da Canabrava, São João da Fronteira, São João da Serra, São João da Varjota. São João do Arraial, São José do Divino, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Fidalgo, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simões, Sussuapara, Tanque do Piauí, Teresina, União, Valença do Piauí, Várzea Grande, Vera Mendes,- Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.
Por Claudio Barros/Portal AZ
Toureiro Farma com você de domingo a domingo de 7 as 22 horas
TODOS OS DIAS, incluindo DOMINGOS e FERIADOS em horário corrido de 07:00hs às 22:00hs. Agora ficou melhor para você economizar com a Toureiro Farma.
Lembrando que esse horário é exclusivo para a farmácia da Avenida Pinheiro Machado. Então venha e compre com a maior variedade e pelos menores preços da cidade.
Não esqueça, agora a Toureiro Farma da Av. Pinheiro Machado estará em horário maior e melhor para atender você de 07:00hs às 22:00hs. De Domingo a domingo e também nos feriados.
Cadela desaparecida
“Pérola” Cachorrra desaparecida ontem, próximo a Prefeitura, qualquer informação, ligar para Mikaele 086 9551-4374
Encontro de W.Dias e Robert em Barra Grande no Carnaval dá o que falar
Nenhuma foto chamou mais atenção durante o feriadão do Carnaval, do que o registro do deputado estadual Robert Rios, líder da oposição ao governo do Estado na Assembleia Legislativa, justamente em momento de descontração ao lado do próprio Wellington Dias.
O registro foi feito em Barra Grande, litoral do Piauí, onde os dois se encontraram ocasionalmente, e nele também aparece a secretária de Educação, primeira-dama do Estado, Rejane Dias.
Robert disse que foi apenas um cumprimento, momento de civilidade entre dois homens públicos, que mesmo adversários políticos não se mordem quando se encontram.
Mas o encontro não deve ter reflexo no cenário político, adiantando o deputado que não vai deixar de criticar o governador. "A esperteza do índio não funciona comigo", garante Robert.
Fonte: 180graus
Ciro Nogueira nega acordo para "aceitar" nome de Themístocles na chapa

O senador Ciro Nogueira negou que neste Carnaval o Progressistas tenha fechado para a formação de uma chapa com pré-candidatura de Themístocles Filho a vice-governador, e a indicação de Margarete Coelho para uma pré-candidatura à Câmara Federal.
Presente em Bocaina neste domingo (11), ele disse ao 180 que mantém diálogo com o governador para a formação de uma chapa "representativa", atendendo aos anseios de prefeitos e lideranças. Leia-se, uma chapa com o nome de Margarete.
Ciro comentou ainda sobre o encontro com lideranças do PDT, no litoral piauiense. Disse que pouco se tratou de política, pois tratava-se de um encontro pelo aniversário da esposa de Flávio Nogueira.
Ela só não aparece nas imagens da comemoração.
Colaborou | Janaina Sena
Fonte: 180graus
"Se Deus quiser será a Gracinha", diz Mão Santa sobre indicação da filha
Colaborou | Janaína Sena - Direto de Parnaíba

"Se Deus quiser será a Gracinha".
Foi a resposta de Mão Santa (SD) ao 180graus ao ser questionado sobre quem ele deve indicar como pré-candidato (a) a vice de Luciano Nunes (PSDB), numa possível chapa para concorrer ao governo do Estado.
Gracinha é Maria das Graças de Moraes Sousa, filha do prefeito de Parnaíba, secretária de Infraestrutura do município.
Ontem, durante o carnaval, Luciano estava na cidade. Reforçou que Mão Santa tem palavra decisiva na oposição.
Fonte: 180graus
Aventureiros transformam travessia do Parnaíba em apelo para que autoridades e entidades cuidem do rio
Um grupo de sete amigos, - todos eles skatistas -, transformaram uma aventura pelas águas do rio Paranaíba que banha o Estado do Piauí e desemboca no Atlântico, de uma simples expedição de passeio num forma de pedir às autoridades que olhem para a degradação do rio, invista em políticas públicas para que as famílias ribeirinhas possam sobreviver com o que o rio oferece e transforme o rio num ponto turístico.
“Quando saímos em 2007 nessa travessia tudo era brincadeira, lazer, mas ao longo dos anos fomos percebendo outra coisa, que o rio precisa de ajuda e nós poderíamos ajudar de alguma forma mostrando o que nós vimos em durante nossas viagens ainda existe muita degradação, muita falta de respeito com o rio, animais e aves que registramos em nossa viagem há 10 anos, não vemos mais hoje”, disse Flaviano.
Flaviano trabalha com reciclagem e todo o material usado nas duas balsas é de material reutilizáveis. Em uma das balsas navegam duas pessoas, enquanto que numa maior leva quatro amigos. Tudo é montado pelos seis tripulantes.
Este ano a travessia teve como ponto de partida a cidade de Porto, na região Norte do Estado. Os seis aventureiros saíram a 00h de domingo último e já existe registro da passagem deles pela cidade Luzilândia. De acordo com os aventureiros, o destino é a cidade de Parnaíba e eles calculam que devem chegar ao litoral piauiense na Quarta-feira de cinzas (14) sem precisar o horário da chegada ao Porto das Barcas.
As duas balsas são tem como forma de boia tambores de plásticos, que foram inflados e possuem iluminação rústica com um espécie de candeeiro que também funciona como repelente para insetos. A bordo os aventureiros levam comida e água suficiente para resistir à longa viagem de cinco dias.
James Piva define a viagem como uma forma de lazer, confraternização. Para ele a ideia foi brilhante. Ele conta que uma dessas viagens, um dos tripulantes derrubou toda comida que era levada à bordo no rio. Eles tiveram que secar em cima da balsa para poder se alimentar depois. Ele conta que a primeira viagem, a balsa foi construída com garrafas petis.
Viagem, ao longo dos tempos agregou conhecimento e mais tripulantes
A primeira viagem foi em março/2007, numa balsa construída com garrafas pet e madeira reaproveitada. Eram três tripulantes, partiram de Teresina rumo a Miguel Alves, mas devido a falta de navegabilidade no Rio Parnaíba que estava muito assoreado, encerraram a viagem em Davi Caldas.
A segunda viagem foi em abril/2008. A balsa já agregava outros materiais, houve melhoria na construção da embarcação. A partida foi de Teresina e o destino final era a cidade de Miguel Alves. Desta vez conseguiram chegar ao destino, mas igualmente a viagem foi por um rio agonizante, assoreado, poluído, com pouca correnteza.
A terceira viagem foi em março /2017. Mais um tripulante foi agregado ao passeio. A saída foi de Alto Longá e o destino final era a cidade de Porto. Outros materiais foram testados na construção da nova balsa, mais paisagens e comunidades ribeirinhas foram conhecidas. Mais vontade de repetir a aventura, mais alegria e motivação para ajudar a preservar os rios e toda a natureza.
Esse ano de 2018 não será só mais uma viagem, será A Viagem! Serão 07 skatistas na expedição, os veteranos Thyago Costa, James Soares e Flaviano "Garrote", acompanhados pelo capitão da viagem de 2017, Sebastião, juntamente com os estreantes Leonardo Rocha, Ricardo Torres e José Wilson "Juninho".
Como sempre nos preparativos, mais lixo foi recolhido das ruas e de terrenos baldios. O que não for utilizado na balsa, serão reaproveitados em outras atvidades ou repassados para o processo de reciclagem.
Portal Az via Blog do Pessoa
ISO 9001 - Imobiliária J. Castro - Vendas
Apartamentos de 3 quartos, sendo 02 suítes, varanda no quarto e na sala, 03 banheiros, cozinha e área de serviços, piso em porcelanato e acabamentos em granito. O Ocean Residence conta ainda com salão gourmet, salão de festas, jogos, guarita de segurança e elevadores. Tudo isso em uma localização privilegiada.
ÚLTIMAS UNIDADES
Vendas com a imobiliária J. Castro
Em gafe, Gleisi vê apoio ao PT em música do Carnaval da Bahia
Em postagem numa rede social, Gleisi afirmou que o cantor estava reconhecendo a boa administração do governo da Bahia ao cantar um de seus sucessos, a música "Vai dar PT", durante o desfile de seu trio elétrico no circuito do Campo Grande.
| Já não é a 1ª vez que a senadora comete uma gafe com letras de músicas.Foto: Fotos Públicas/Divulgação |
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, confundiu a letra de uma música do cantor baiano Léo Santana com apoio ao seu partido.
Em postagem numa rede social, Gleisi afirmou que o cantor estava reconhecendo a boa administração do governo da Bahia ao cantar um de seus sucessos, a música "Vai dar PT", durante o desfile de seu trio elétrico no circuito do Campo Grande.
A música, contudo, não faz referência ao Partido dos Trabalhadores: a sigla PT, na canção de Léo Santana, significa "perda total".
Em postagem nesta segunda-feira (12), Gleisi justificou a gafe: "A música em si, assim como na poesia, pode ter diferentes interpretações! Brincamos, assim como nossa militância, de associar este trecho a sigla do nosso partido. Perda Total o povo já tem vivido com a série de desmontes promovidos pelo governo que vocês apoiam".
APOIO A LULA
Esta não é a primeira gafe de Glesi Hoffmann nas redes sociais. Há um mês, a senadora divulgou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia sido homenageado pela torcida do clube alemão Bayern de Munique. Mas na faixa onde Gleisi leu "Forza Lula" estava, na verdade, "Forza Luca".
Luca é o nome de um torcedor italiano que se feriu e chegou a entrar em coma após uma confusão entre torcidas de dois times italianos, em novembro. Desde então, faixas desejando força a Luca Fanesi se espalharam por estádios mundo afora.
A imagem em questão mostrava o "c" de Luca parcialmente escondido pelo braço de um torcedor, o que faz com que a letra se assemelhe a um "l".
Diário do Litoral via Blog do Pessoa
Flashes de Carnaval no litoral
![]() |
| Walteny Fontenele é paranaibano radicado em São Luis-MA no carnaval de Parnaíba - Larguei o churrasco para acompanhar o meu tradicional bloco carnavalesco “Que merda é essa” |
![]() |
| Ieldson Vasconcelos se dividindo entre o trabalho e folia no carnaval do litoral |
![]() |
| Deputada Juliana foi destaque no desfile da escola de samba Portela, do grupo especial do Rio de Janeiro. |
![]() |
| Dr. Daniel Nogueira, José Luis Formiga, Carlson Pessoa e Benedito Gomes no já tradicional "Daniel Folia" na residencia dos nogueiras. |
![]() |
| Imagem de ontem do corredor da folia em Parnaíba debaixo de muita chuva |
![]() |
| Parnaibano Herculano Falcão do litoral para Marques de Sapucaí em 2018 |
![]() |
| Mulheres bonitas e descontraídas no carnaval Bruna e Rhayana |
![]() |
| Bloco Unidos Pela Cachaça fez um arrastão na Ilha Grande de Santa Isabel |
![]() |
| Repórter Kayro Amara e a esposa advogada Ana Rocha em Luis Correia |
![]() |
| Brincantes do Bloco Olodum na avenida folia em Parnaíba |
Horário de Verão termina neste fim de semana
Horário de verão termina neste final de semana e os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
A mudança acontece na madrugada de sábado (17) para domingo (18), à meia-noite, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No final do ano passado, o governo cogitou acabar com a medida, mas desistiu da ideia, diante das reclamações.
A justificativa para acabar com o horário de verão seria a baixa eficácia, já que a economia de energia no período vem caindo todos os anos.
Na última edição, a redução de gastos ficou em R$ 159 milhões, mas o custo é considerado irrelevante para o setor.
O presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Salles, explicou que o horário de pico da demanda mudou: “o que se pretende com o horário de Verão é aproveitar melhor a luz do dia. Dada essa consideração, o fenômeno que de fato acontece, hoje a economia relativa já não é tão grande como foi no passado”.
Segundo Cláudio Salles, o pico tem sido registrado durante a tarde, entre duas e quatro horas, por causa do uso cada vez maior do ar condicionado.
A mudança nos relógios também pode ter reflexos para o organismo, que deve levar algum tempo até a readaptação.
Mesmo assim, com uma boa preparação, é possível minimizar os efeitos da troca de horário.
O clínico-geral, médico de família e consultor da Jovem Pan, Alfredo Salim Helito, disse o que pode ser feito: “ensaie um pouco essas mudanças de horário nos dois dias que antecedem a mudança”.
Neste ano, o horário de verão vai começar mais tarde, no dia 4 de novembro, atendendo a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral.
A ideia é evitar que a medida esteja em vigor em outubro, durante as eleições, já que isso atrasa a apuração dos votos.
*Informações do repórter Vitor Brown/Jovem Pan
TSE define que candidatos poderão financiar as campanhas com recursos próprios

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução na qual definiu que os candidatos poderão financiar as campanhas eleitorais neste ano com recursos próprios.
A Resolução 23.553, cujo relator foi o ministro Luiz Fux, presidente do TSE, foi publicada no último dia 2 no "Diário da Justiça Eletrônico" e "disciplina os procedimentos relativos à escolha e ao registro de candidatos" a presidente da República, governador, senador e deputado (federal, estadual e distrital).
Pelo calendário eleitoral de 2018, o tribunal tem até 5 de março para confirmar todas as normas para o pleito deste ano.
Conforme o texto da resolução, "o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos estabelecido para o cargo ao qual concorre".
De acordo com o TSE, os limites em 2018 serão os seguintes:
- Presidente da República: R$ 70 milhões;
- Governador: de R$ 2,8 milhões a R$ 21 milhões, conforme o número de eleitores do estado;
- Senador: de R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões, conforme o número de eleitores do estado;
- Deputado federal: R$ 2,5 milhões;
- Deputado estadual e deputado distrital: R$ 1 milhão.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Michel Temer que liberava o autofinanciamento irrestrito de campanha. Mas, na ocasião, técnicos legislativos informaram que caberia ao TSE definir as regras.
Doações para campanhas
Desde 2015, as doações empresariais para campanhas estão proibidas e, com isso, somente pessoas físicas podem doar.
Pela resolução publicada pelo TSE neste mês, as doações serão limitadas a 10% do rendimento bruto do doador no ano anterior ao da eleição.
"A doação acima dos limites fixados neste artigo sujeita o infrator ao pagamento de multa no valor de até 100% (cem por cento) da quantia em excesso, sem prejuízo de o candidato responder por abuso do poder econômico", diz o texto.
Além disso, doações a partir de R$ 1.064,10 só poderão ser feitas por transferência eletrônica entre as contas bancárias do doador e do beneficiário.
O TSE definiu as seguintes formas de a pessoa doar para campanhas:
- Transação bancária na qual o CPF do doador seja obrigatoriamente identificado;
- Doação ou cessão temporária de bens e/ou serviços estimáveis em dinheiro, com a demonstração de que o doador é proprietário do bem ou é o responsável direto pela prestação de serviços;
- Instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo por meio de sites da internet, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares.
Fonte: G1
TRADIÇÃO: Jogo da saia no campo do Moraes em Parnaíba
Mantida a tradição no carnaval no Bairro do Carmo em Parnaíba. Homens vestem-se de roupas femininas e disputam uma partida de futebol.
Ninguém sabe precisar quando começou, mas dura há várias décadas o jogo que acontece na ultimo dia de carnaval. PARABÉNS A TODOS !!!
Imagens Onésio Junior
Assinar:
Postagens (Atom)










































