17 de jul. de 2011

Parnaíba promove o 3° Parnabike neste domingo

A cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, vai sediar o III Parnabike, a maior competição de mountain bike do Estado, neste domingo, 17 de julho.
Para o organizador do evento esportivo, Edrivandro Barros, o Parnabike trata-se de um evento onde os atletas encontram aventura e muita adrenalina, além de um grande espírito de superação para transpor areia, superar o sol escaldante e apreciar a bela vegetação do Meio-Norte do Brasil", disse.
 
 
Programação para o domingo 17.07.2011:
 
Competição (Dia 17/07/2011 a partir das 6h)
• Concentração;
• Vistoria das bikes;
• Largada oficial.

As glórias da esperança cristã

O apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4:13-18 nos fala sobre as glórias da nossa esperança. Os crentes de Tessalônica estavam tristes por pensarem que os seus irmãos mortos tinham perecido. Os gregos e romanos nos dias de Paulo eram desrpovidos de esperança (Ef 2:12). Para eles não havia nenhuma esperança para o corpo depois da morte. Em contraste com a desesperança pagã, Paulo mostra a gloriosa esperança dos santos.

A revelação: Nós temos a Palavra de Deus (1 Ts 4:13,15)
As religiões têm especulado sobre o destino da alma depois da morte. Os filósofos têm discutido sobre a imortalidade. Os espíritas falam na comunicação com os mortos. Agora, Paulo resolve este problema, dizendo que não precisamos especular, pois temos uma revelação específica e clara de Deus acerca do nosso destino depois da morte (1 Ts 4:15). A Bíblia tem uma clara revelação acerca da morte e da ressurreição (1 Co 15:51-54; João 5:24-29; 11:21-27), bem como acerca da segunda vinda de Cristo (1 Ts 4:13-18). A autoridade da Palavra de Deus dá-nos a segurança e o conforto que nós precisamos.

O retorno: Cristo voltará novamente (1 Ts 4:14-15)
Na segunda vinda, os salvos virão com Cristo em glória num glorioso séquito. Ele será acompanhado de seus anjos e dos remidos. Os vivos não terão nenhuma vantagem em relação aos mortos em Cristo na segunda vinda de Cristo (1 Ts 4:15). A vinda de Crista será pessoal, física, poderosa, gloriosa e vencedora. Ele vem para julgar os vivos e os mortos. Ele vem para colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. Ele vem para estabelecerr a plenitude gloriosa do seu Reino. Ele vem para buscar sua igreja e reinar com ela para sempre.
Ressurreição: Os mortos em Cristo resssuscitarão (1 Ts 4:15-16)
A doutrina da ressurreição era rejeitada pelos gregos (At 17:32) e pelos saduceus (Mt 22:23). A base da doutrina da ressurreição dos salvos, é a ressurreição de Cristo (1 Ts 4:14). Paulo diz que quando Cristo voltar e der a sua palavra de ordem, os mortos vão ressuscitar (1 Ts 4:16). Os mortos vão ouvir a sua voz e sair dos túmulos (Jo 5:28-29). A trombeta soará e os mortos ressuscitarão (1 Co 15:52).

Arrebatamento: Os crentes que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor nos ares (1 Ts 4:17)
Não estamos usando aqui arrebatamento com o mesmo sentido usado pelos dispensacionalistas, que ensinam que a segunda vinda de Cristo será em dois turnos: um secreto e outro visível. Cremos que a segunda vinda será única, visível, audível e gloriosa. Quando Cristo voltar subiremos para nos encontrarmos com ele nas nuvens e assim estaremos para sempre com o Senhor.

Reunião – Os salvos estarão para sempre com o Senhor (1 Ts 4:17-18)
Este encontro será a festa apoteótica das bodas do Cordeiro. Vai ser o encontro triunfal da igreja com o seu noivo, o Senhor Jesus Cristo para estar com ele e reinar com ele pelos séculos dos séculos. A igreja, então, entrará na posse do Reino; desfrutará das bem-aventuranças eternas. A igreja entrará no descanso de Deus, no novo céu e a nova terra, no paraíso de delícias perpétuas, na Casa do Pai, na Pátria Celestial. Estaremos juntos como família de Deus e jamais vamos nos separar daqueles a quem amamos. A tristeza nem a dor jamais entrarão em nosso lar eterno. Não haverá mais despedida, nem separação e nem morte. Oh! Quão bendita esperança nós temos!
Rev. Hernandes Dias Lopes.

16 de jul. de 2011

LEITOR: Se a onda pega em Parnaíba, seria bom!

                                    Exemplo para o trânsito brasileiro

Em Riga, capital da Letônia, o Departamento de Trânsito local não brinca em serviço, parou em local proibido, não tem conversa: tranca a roda  o dono tem que pagar a multa para poder.

Fonte: Claúdio Humberto

Edição Blog do Pessoa

III SIMPÓSIO- LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE: PRÁTICAS DE ENSINO E ORALIDADE

Governador prestigia posse da nova procuradora geral de Justiça



 Posse da nova Procuradora Geral de Justiça
Posse da nova Procuradora Geral de Justiça
O governador Wilson Martins prestigiou na noite desta sexta-feira a posse da nova Procuradora Geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima. O evento aconteceu na sede da Justiça Federal e foi bastante prestigiado por autoridades governamentais e do meio Jurídico.
Zélia Saraiva Lima é a primeira mulher a presidir o Ministério Público através de eleição. A magistrada afirmou que durante o biênio de sua administração pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito, manter um bom relacionamento com o governo do Estado e promover concursos públicos. “Elaboramos metas para estes próximos dois anos entre as quais estão dar mais estrutura aos promotores no interior e promover o concurso para funcionários e promotores”, anunciou.
O governador Wilson Martins falou da importância do Ministério Público para o Piauí e da indicação da nova procuradora, que foi escolhida por ele a partir de uma lista tríplice. “Fiz valer a vontade da maioria dos procuradores”, declarou. Wilson Martins cumprimentou Zélia Saraiva Lima e desejou-lhe uma boa administração.
Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito Elmano Férrer, o presidente da Assembleia Legislativa, Thamístocles Sampaio; o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Edvaldo Marques; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Piauí, Sigifroi Moreno; secretários de governo, procuradores, além de membros e servidores do Ministério Público Estadual.

Ccom
Edição Blog do Pessoa

UTILIDADE PÚBLICA: DOcumentos Devolvidos

Boa tarde.

Gostaria de agradecer você, e pedir que você retire o anuncio de perda de documentos de JADSON CESAR BENICIO , pois os mesmos foram encontrados hoje, e nos ligaram em seguida devolvendo.

De ja lhe agradeço,

Kleanny de Jesus 

UTILIDADE PÚBLICA: Documentos Roubados

Carlson,

Por favor, gostaria que vc publicasse no seu blog uma nota sobre documetnos roubados.
Aconteceu ontem, sexta-feira (16.07.2011), por volta das 23hs um amigo de minha filha filha assaltado quando voltava do Parnaíbafest.
Eles roubaram aprenas a carteira com os documentos do mesmo.
O nome do rapaz é EDMUNDO MAGALHÃES DA SILVA NETO. Constava a Carteira Identidade, CPF, Título de Eleitor, etc...
Quem souber ligar para 9995.5370 / 3322.1400 (recados com a Savina)
Obrigada!!!

Senyra Alves

COMENTÁRIOS E ARGUIÇÕES


Imagem da Notícia
Professor da UFPI de Picos - Francisco de Assis de Souza Nascimento
Inicio minha participação nesta banca agradecendo pelo convite para participar da defesa, de modo especial à Universidade de La Empresa, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, ao decano da Instituição Prof. Dr. Enrique Martinez Larrechea às doutoras membros da banca de defesa Profa. Diva Romys, Ana Buti e do doutorando Iweltman Mendes.
Este último agradecimento é componente integrador de uma memória afetiva e também de uma cartografia sentimental, pela interlocução com o autor desta tese, com seus familiares e amigos que testemunham a realização deste acontecimento histórico, que integra vidas, espaços sociais e geográficos. Como historiador da educação, membro do programa de pós-graduação em história da UFPI e membro do Núcleo de História e Memória da Educação(NEHME) sou duplamente privilegiado - primeiro pela inestimável oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre a história da educação do Piauí e pela experiência de sociabilidade, nesta prestigiada instituição de ensino.
Nesta oportunidade também parabenizo o autor da tese e seu orientador pela excelente contribuição científica na área de conhecimento histórico. Parabenizo porque não se trata apenas da obtenção de um título acadêmico, mas, de um testemunho histórico, que no mínimo reflete sua contribuição à sociedade piauiense e brasileira. A pesquisa também reflete um pertencimento histórico, ao Estado que adotou como seu, à Universidade Federal do Piauí, à Universidade Internacional do Delta, como também a instituições Educativas com as quais o autor mantém contato.
Tratando da análise da tese, deve-se partir da seguinte premissa: uma tese de doutorado deve ter rigor científico comunicado por três elementos fundamentais: 1°)diálogo teórico; 2°)laboriosa metodologia; 3°) operacionalização de fontes de pesquisas, articulados no texto científico, a partir da operação denominada pelo teórico Michel de Certeau, como operação escriturística.
O autor da tese, professor Iweltman foi extremamente feliz ao escolher seu objeto de pesquisa, vasculhando arquivos empoeirados, possuidor de notória sensibilidade histórica e garimpando fontes valiosas pouco visitadas na história da educação do Piauí, com habilidoso faro de historiador, portanto, atende criteriosamente aos rigores para pesquisa científica em nível de doutorado.
Como explica o historiador francês Roger Chartier, qualquer texto é também seu autor e o contexto de criação, numa constituição mútua, recíproca e resignificante, dessa maneira é possível identificar o autor da tese, docente que acumula em sua historicidade vinte anos de pesquisa e docência aliadas, ministrando aulas de história da educação, de forma crítica e compromissada com mudanças políticas, que tal ciência exige, inclusive utilizando a docência universitária e as publicações diversas como instrumentos de mudança social.
Diante da primeira leitura da tese, o leitor desavisado pode se questionar: 1) com que autoridade o autor faz tais afirmações? Em que fontes o autor se embasa para discutir aspectos de uma recorrência histórica de longa duração, além de uma memória fotográfica de leituras e memorização de livros e artigos? A resposta é apresentada pelo autor na sua vivência como pesquisador que constrói conhecimento e socializa seus saberes, fazendo da pesquisa a base da docência. Sua tese suplanta cânones acadêmicos e questiona a ditadura da citação.
O texto fundamentado na história cultural, tendo como fontes primárias documentos diversos como provisões régias, leis provinciais, decretos imperiais, leis, regulamentos etc. A análise é criteriosa, porém não concluída, demonstrando que a pesquisa histórica é processual e dinâmica. O exercício de pesquisa descortina fazeres e dizeres da educação, apresentando com maestria o Piauí como espaço praticado, os projetos políticos, sucessos, fracassos, conquistas e derrotas no plano da cultura.
Os objetivos da pesquisa foram atendidos na tese e apresenta diversas potencialidades. Destaco como contribuições no campo da história da educação no Piauí os seguintes aspectos: 1°) o pioneirismo ao enfocar o delicado tema da história e financiamento da educação piauiense, explicando os quadros da parede histórica, de uma passado distante e próximo, que piauienses merecem conhecer. 2°) a operacionalização de fontes primárias que contribuíram para referendar as hipóteses levantadas e explicar os processos sociais vivenciados no Piauí. 3°) acrescentar à historiografia da educação piauiense um texto de enorme importância que pode receber diversos olhares e novas perspectivas de enfoque, inclusive por contribuir na qualificação de professores, graduados ou graduandos dos cursos de licenciatura que possuem em seus projetos pedagógicos a disciplina de história da educação, como disciplina obrigatória.
A tese de Iweltman Mendes explica que o processo educativo foi tardio e pouco praticado na capitania, posteriormente província e estado do Piauí não pela inadaptação ou desinteresse dos filhos dos colonos, descendentes de escravos ou vaqueiros, mas pela contingências financeiras, pelas disputas de poder, colocando a educação como componente cultural no bojo da disputa política e econômica.
Minhas argüições que também podem servir como possibilidade para estudos complementares dizem respeito à memória em disputa, basicamente de dois aspectos enfocados na pesquisa que podem ser aprofundados.
1°) De que forma você analisa a afirmação do Pe. Claudio Melo, baseado em bula papal, ao afirmar que experiência do Seminário da Parnaíba teria funcionado numa fazenda na cidade de Buriti dos Lopes1? Por que você não explorou essa contradição?
2°) Com o propósito de enfocar mais a tese, interpelo: como o autor se posiciona em relação às afirmações de historiadores da educação no Piauí que o “atraso” na educação no período colonial e imperial seria explicado pelo desinteresse dos participantes, por serem escravos e vaqueiros?
Parabenizo novamente o autor da tese e seu orientador e desejo que rapidamente o texto seja lançando, podendo assim contribuir para ampliação do conhecimento acadêmico.


Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento

Edição Blog do Pessoa 
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