30 de jun. de 2025

Com gol de piauiense, Fluminense vence a Inter de Milão e avança às quartas do Mundial


Fluminense está classificado às quartas de final do Mundial de Clubes. Nesta segunda-feira (30), o Tricolor Carioca venceu a Inter de Milão por 2 a 0, no Bank of America Stadium, em Charlotte. Os gols da vitória foram marcados por Cano, aos 2 minutos do primeiro tempo, e pelo piauiense Hercules, natural de Jaicós, aos 48 minutos da segunda etapa.

Agora, o Fluminense aguarda o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal. As equipes se enfrentam ainda nesta segunda-feira (30), às 22h, no Camping World Stadium, em Orlando.

Em 2019 Jogando o intermunicipal de campo grande pelo bragantino de Jaicós na partida contra o serrano , e hoje jogando copa do mundo de clubes e fazendo gol , bela história de Hércules de Jaicós




Suspeito de chefiar o tráfico no litoral do Piauí é preso em flagrante pela Polícia Militar

Eurismar Ferreira da Silva, conhecido como "Dedé", de 51 anos, apontado como o líder do tráfico de drogas em Ilha Grande do Piauí, foi preso na tarde de sábado (28) durante uma operação policial na Rua da Facção. No momento da abordagem, Dedé tentou fugir para uma área de mata, mas foi capturado. Um usuário identificado como Elano Souza Rodrigues, de 23 anos, também foi detido após confessar que estava no local para comprar entorpecentes.

Com o suspeito foram apreendidos uma pochete contendo drogas e um revólver calibre .32 com cinco munições intactas, além de R$ 286 em dinheiro, uma balança de precisão, um celular, quatro trouxinhas de cocaína, 22 de crack, um pedaço de maconha prensada e uma espingarda de pressão. Todo o material reforça as suspeitas de que Dedé comandava o tráfico na região, com possível ligação a facções criminosas.

Após a prisão, os envolvidos foram levados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais. Ambos seguem à disposição da Justiça, enquanto os entorpecentes e armas apreendidos serão periciados. A Polícia continua investigando a extensão das atividades criminosas do acusado na área.


Informações: A10+

Procissão em honra a São Pedro movimenta Barra Grande no Piauí

 Fiéis católicos realizam procissão em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, na praia de Barra Grande, no litoral do Piauí.

Na tarde deste domingo (29), a praia de Barra Grande, localizada no litoral do Piauí, foi palco de uma emocionante procissão em honra a São Pedro, um dos santos mais venerados pela Igreja Católica. Este ritual religioso, que acontece anualmente, atraiu diversos fiéis que se reuniram para homenagear o padroeiro dos pescadores com um barco decorado de flores e a imagem do santo.

A tradição da procissão na praia de Barra Grande

Enquanto o barco, repleto de flores, saía do mar, os moradores da região se mobilizavam para recebê-lo na praia. A imagem de São Pedro era levada pela areia enquanto outros barcos, dispostos no mar, prestavam sua homenagem ao santo. Este momento solene, repleto de fé e devoção, reflete a importância da festividade na cultura local e no modo de vida da comunidade pesqueira.

A procissão não se limitou a Barra Grande. Outras cidades do Piauí também celebraram a festa de forma fluvial, levando a tradição para lugares como Piripiri e Teresina. A confraternização em diversas localidades demonstra a força e a unidade da comunidade católica em torno de suas crenças e práticas religiosas.

São Pedro: guardião do céu e apóstolo de Jesus

Segundo a tradição cristã, São Pedro, conhecido originalmente como Simão, era um pescador e um dos primeiros apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. A Bíblia conta que Pedro recebeu de Jesus um papel especial na liderança da igreja e na divulgação do cristianismo. Ele é reconhecido por sua jornada de fé, que culminou em seu martírio em Roma, por volta do ano 67 d.C.

Uma das imagens mais famosas de São Pedro o retrata segurando um par de chaves, símbolos que representam sua função como guardião dos portões do céu, conforme a doutrina católica. Esta representação reforça a crença na intercessão do santo junto a Deus em favor dos fiéis.

A importância da festa para a comunidade

Para os moradores de Barra Grande e cidades vizinhas, a festa de São Pedro não é apenas um evento religioso, mas uma oportunidade de fortalecer laços comunitários, celebrar a cultura local e refletir sobre a própria fé. A procissão se torna um momento de união, onde as tradições são transmitidas entre gerações e reforçam a identidade da comunidade.

A devoção a São Pedro é particularmente intensa entre os pescadores, que acreditam que sua proteção é essencial para um bom trabalho no mar. As orações e as homenagens realizadas durante a procissão são um pedido de bênçãos sobre as atividades pesqueiras e sobre a proteção contra os perigos do mar.

Expectativas para os próximos anos

Com o crescente número de participantes a cada ano, a expectativa para as próximas edições da festa de São Pedro em Barra Grande é de que a celebração continue a se expandir. Além de atrair mais visitantes e turistas à região, a procissão se firma como um importante evento cultural que promove as tradições locais e incrementa a economia do município.

A festejo em honra a São Pedro reafirma a fé e a união dos católicos piauiense, lembrando a todos que, com devoção e gratidão, podem sempre contar com a proteção do padroeiro dos pescadores.

Para acompanhar as próximas edições da procissão e outras celebrações religiosas no Piauí, mantenha-se informado através das redes sociais e dos canais de comunicação da Igreja Católica e da comunidade local, que sempre se empenham em manter vivas essas tradições.

Homem é preso após agredir esposa e abandonar filha de 4 anos em parque de Cocal

Fotos e informações com direitos “reivindicados”, e, divulgadas na web.  

Francisco Antônio Pereira Moreira, de 30 anos, conhecido como “Boca D’Água”, foi preso na noite desta segunda-feira (30), em Cocal, Norte do Piauí. Ele é acusado de agredir a companheira e abandonar a filha de 4 anos em um parque público da cidade.

Segundo a Polícia Militar, a vítima procurou ajuda na casa do pai após ser agredida dentro de casa, onde estava com duas filhas — uma recém-nascida e a outra de 4 anos. Durante o ataque, o suspeito teria caído com a bebê no colo e fugido em uma motocicleta levando a criança mais velha.

Horas depois, a menina foi encontrada sozinha e com sinais de fome em um brinquedo da praça de eventos. A criança foi resgatada pela PM e entregue à mãe com apoio do Conselho Tutelar.

O acusado foi localizado em frente ao 31º BPM, em estado de alteração. Ele foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes, onde segue à disposição da Justiç

Informações: Blog do Portal Cocal Alerta

Themístocles Filho comunica que não será candidato a vice e MDB avalia o futuro

O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou, durante entrevista na manhã desta segunda-feira (30), que o vice-governador do estado, Themístocles Filho, revelou, em reunião com representantes da sigla, que não será o candidato a vice-governador ao lado de Rafael Fonteles, que buscará a reeleição em 2026. O anúncio foi feito após diálogo entre o próprio vice-governador e Fonteles, ocorrido na semana passada.

Os membros do MDB se reuniram na casa de Themístocles na manhã de hoje. Com a decisão, a legenda avalia os próximos passos e deve decidir seu futuro. O caminho é a manutenção do MDB na base de Rafael Fonteles, apesar da insatisfação com a perda de espaço.

Marcelo Castro revelou os bastidores da reunião.

“Eu estive agora na casa do vice-governador. O Themístocles Filho, eu e o João Madson... Era para estar presente também o deputado Severo, mas ele está viajando para o exterior. O nosso objetivo era saber do presidente Themístocles Filho como ele está lidando com essa ideia, que já se tornou pública. O governador comunicou que o vice será do PT e, evidentemente, esperamos a ideia amadurecer mais, reunir o partido para que o partido possa se posicionar", afirmou. 


O senador esclareceu ainda que a situação gerou um desconforto na legenda.

“O Themístocles está tranquilo, é um político experiente, mas evidentemente isso traz um desconforto — não só para ele, mas para o partido também. Nós precisamos elaborar melhor, discutir melhor, para que o partido possa se posicionar. Nada de afogadilho — com calma, com prudência, com sensatez, com equilíbrio. Evidentemente, não é confortável para o partido, mas esperamos, mais à frente, que o partido se posicione de maneira uníssona. Outra coisa é você estar no cargo e não permanecer. Então, evidentemente, isso, de certa forma, é traumático. Mas nós não estamos nos posicionando ainda. Vamos deixar a poeira baixar, vamos refletir, vamos estudar, vamos elaborar bem e, depois, vamos decidir”, finalizou.(cidadeverde.com)

Mais de 1 milhão de piauienses vivem fora do estado, aponta Censo 2022


Os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE, revelam um dado marcante sobre o Piauí: mais de 1 milhão de piauienses deixaram sua terra natal para viver em outros estados. São Paulo é o destino mais escolhido, concentrando cerca de um terço desse contingente migratório.

Apesar da saída expressiva, o estado também se destaca como destino. Segundo o levantamento, aproximadamente 9% da população residente no Piauí é composta por pessoas nascidas fora do estado ou até mesmo no exterior. As cidades de Teresina e Parnaíba lideram a recepção de imigrantes internos.

Os dados reforçam o movimento migratório intenso e dinâmico da população piauiense, e são fundamentais para orientar políticas públicas e o planejamento urbano, social e econômico do estado.

Definição da chapa majoritária de Rafael Fonteles está precipitada, diz Flávio Nogueira


O deputado federal Flávio Nogueira (PT) afirmou, em entrevista ao GP1, que considera precipitado a definição da chapa majoritária do governador Rafael Fonteles (PT) acontecer neste ano. Parlamentar ainda pontuou que não tem total certeza sobre a atual formação das vagas para o Senado.Ao ser questionado sobre sua avaliação da definição de que PSD e MDB fiquem com as vagas para disputar o Senado Federal em 2026, o deputado respondeu que isso não deveria ser tratado em 2025, tendo em vista que no próximo ano ainda podem ocorrer mudanças.

“De minha parte, eu acho que está muito precipitado, está falando em chapa agora, nesse ano de 2025, é só 2026, vocês estão vendo como é que o Congresso está funcionando com esses partidos. Será que a chapa que nós temos hoje será, supostamente, para o ano de 2026? E nem vou perder tempo com isso”, declarou à nossa reportagem.

Definição da chapa majoritária

O governador Rafael Fonteles bateu o martelo no dia 16 de junho e decidiu que seu vice será um filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Já a segunda vaga, de candidato ao Senado — até então muito disputada —, será do deputado federal Júlio César (PSD)

Segundo informações obtidas pelo GP1, a definição ocorreu durante uma reunião do governador com a bancada de deputados federais do PT. Com isso, a chapa majoritária está praticamente fechada, restando apenas que o PT escolha qual de seus quadros ocupará o posto de vice de Rafael Fonteles. Entre os nomes cotados estão membros do alto escalão do Palácio de Karnak.(GP1)

Homem é encontrado morto com corte no pescoço dentro de casa em Parnaíba; polícia investiga o caso

 Informações preliminares indicam que a vítima não possuía antecedentes criminais

O corpo de Antônio Marcos dos Santos Pais, de 41 anos, foi encontrado dentro da própria casa nesse sábado (28) com um ferimento no pescoço. Ele morava no imóvel localizado em Parnaiba, litoral do Piauí, com a esposa e, segundo a Polícia Militar da cidade, não possuía antecedentes criminais. O caso está sob investigação.

Assim que a esposa encontrou o marido dentro do banheiro acionou a polícia para verificar a situação, que foi tratada inicialmente como homicídio. Segundo relatos da esposa, o marido estava sozinho na residência no momento do ocorrido. A cena do crime, no entanto, foi violada antes da chegada da polícia por familiares e por uma equipe do SAMU, para prestar socorro.

"A vítima foi localizada com uma perfuração na jugular provocada por uma arma branca, encontrada ao lado do corpo. A lesão foi fatal, resultando em morte imediata", declarou a PM.

A Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos periciais. A perícia criminal esteve no local para iniciar as investigações que determinarão se houve de fato um homicídio ou outra circunstância envolvendo a morte.

Fonte: Portal A10+

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. JOSÉ DA SILVA ARAÚJO, 55 anos de idade, falecido às 16h 32min do dia (28.06.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Batalha-PI, onde foi velado e sepultado.

2. FRANCISCO PAULO ROBERTO OLIVEIRA DE SOUSA, 28 anos de idade, falecido às 15h do dia (28.06.2025) em sua residência no Povoado Angelim, zona rural de Luzilândia, onde foi velado e sepultado.

3. MARIA OLIVEIRA SOUSA, 89 anos de idade, falecida às 20h do dia (28.06.2025) em sua residência no Povoado Vermelhinha, zona rural de Joaquim Pires-PI, onde foi velado e sepultado.

4. FRANCISCO BRASILINO SILVA, 78 anos de idade, falecido às 04h 54min do dia (29.06.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Luzilândia-PI, onde foi velado e sepultado.

5. PEDRO RODRIGUES FREIRE, 92 anos de idade, falecido às 01h 30min do dia (29.06.2025) em sua residência na Rua Estudante José Patriotino, n°1641, Bairro Beira Mar em Luís Correia-PI, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 17h do dia (29.06.2025) no cemitério do Povoado Gameleira.

6. BERNARDO FELIX DA SILVA, 35 anos de idade, falecido às 10h 12min do dia (29.06.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no Residencial Dunas de Parnaíba, Q 23, Bl 04, Ap 500, Bairro Dirceu Arcoverde. O sepultamento será realizado às 09h de hoje (30.06.2025) no cemitério da Fraternidade.

7. RAIMUNDO DE SOUSA LIMA, 84 anos de idade, falecido às 09h 40min do dia (29.06.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Matias Olímpio, onde foi velado e sepultado.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 30 de junho de 2025.

Bortoleto quebra longo jejum brasileiro na F1 e pontua na Áustria


No topo da classificação, o destaque do GP da Áustria, disputado neste domingo (29) em Spielberg, foi a vitória do britânico Lando Norris, da McLaren. No entanto, ao se olhar para os próximos nomes na classificação final da prova, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chamou a atenção ao pontuar pela primeira vez em sua ainda breve carreira na Fórmula 1.

O piloto paulista, de 20 anos, que largou na oitava colocação, teve um bom desempenho e sustentou a posição ao final das 71 voltas. Com isso, somou seus primeiros quatro pontos após 11 corridas. Ele aparece na 19ª colocação no mundial de pilotos. O Brasil não pontuava em uma prova da categoria desde 2017, no GP de Abu Dhabi, com Felipe Massa.

"Eu sempre soube que era capaz disso. Não estou na Fórmula 1 por acaso. Estou aqui porque um dia quero vencer. Não vou ficar feliz apenas por somar alguns pontos, sabe? Mas claro que é uma conquista", disse o brasileiro em declaração ao site oficial da F1.


Durante a prova, a estratégia de pit stops de Bortoleto foi segura e permitiu a ele manter a posição sem maiores sustos e até desafiar o veterano Fernando Alonso, da Aston Martin, que conseguiu segurar a sétima posição e suportar a pressão do brasileiro.

Norris, da McLaren, largou na pole position e, assim como Bortoleto, manteve a posição na bandeirada final. O companheiro de escuderia, Oscar Piastri, que largou no terceiro lugar, trocou de posições com o cidadão de Mônaco Charles Leclerc, da Ferrari, conquistando o segundo lugar e deixando o adversário em terceiro. Na tabela de classificação do campeonato, Piastri é o líder, com 216 pontos, 15 a mais do que Norris.

A próxima parada do circuito já é no próximo fim de semana (4 a 6 de julho), no GP da Grã Bretanha, disputado em Silverstone.(Agencia Brasil)

Média de filhos por mulher no Piauí supera os índices nacional e do Nordeste


Mesmo com o aumento da idade em que as mulheres se tornam mães, o Piauí continua registrando uma das maiores taxas de fecundidade do país. De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27), a média de filhos por mulher no estado é de 1,99, superior à média da Região Nordeste (1,73) e à média nacional (1,61).

O número, embora inferior ao registrado em décadas anteriores, ainda coloca o Piauí entre os estados com maior índice de fecundidade do país. Para efeito de comparação, o Distrito Federal apresenta uma média de 1,44 filho por mulher, sendo a menor do Brasil.

Segundo o IBGE, o Brasil inteiro passa por um processo de transição demográfica, com redução das taxas de fecundidade e aumento da idade média da maternidade. No Piauí, essa tendência também se confirma: em 2010, a idade média que as mulheres tinham filhos era de 25,9 anos; em 2022, subiu para 27,4 anos.

Apesar disso, fatores como menor acesso à educação, políticas de planejamento familiar menos disseminadas e características culturais ainda contribuem para que o estado mantenha um índice mais alto que o restante do país.

O levantamento também mostra que mulheres com menos escolaridade costumam ter filhos mais cedo e em maior quantidade. Já entre as mulheres com ensino superior completo, a idade média de fecundidade foi de 30,4 anos em 2022, com tendência à redução no número de filhos.

A fecundidade é um dos indicadores que mais impactam diretamente o crescimento populacional. Segundo o IBGE, o ritmo de crescimento da população brasileira desacelerou significativamente nas últimas décadas, e a queda na média de filhos por mulher é um dos principais fatores.

29 de jun. de 2025

Boletim de ocorrência será feito pelo WhatsApp no Piauí; veja como registrar


A partir desta segunda-feira (30), a população do Piauí poderá registrar boletins de ocorrência diretamente pelo WhatsApp, sem necessidade de deslocamento até uma delegacia. O estado será o primeiro do país a oferecer o serviço de forma 100% digital por meio do aplicativo de mensagens.

A novidade é o lançamento do BO Fácil, uma ferramenta da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A plataforma funciona por meio do número oficial 0800 086 0190, e permite ao cidadão registrar ocorrências, fazer denúncias anônimas ou acionar o atendimento emergencial 190, utilizando apenas o celular.

Para registrar um boletim de ocorrência, basta enviar mensagem de texto ou áudio pelo WhatsApp, com informações como descrição dos fatos, local, data, envolvidos e objetos relacionados. O sistema, com uso de inteligência artificial, coleta os dados e gera um protocolo em PDF enviado automaticamente ao usuário. Fotos, vídeos e documentos também podem ser anexados.

Durante uma ligação para o 190, o atendente também poderá enviar um link para que a ocorrência seja complementada via WhatsApp.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância da inovação.

"Mais uma vez, o Piauí sai na frente. Somos o primeiro estado do Brasil a oferecer o registro de boletim de ocorrência via WhatsApp, de forma automatizada, simples e acessível para todos os piauienses. O BO Fácil é uma resposta concreta à necessidade de modernizar a segurança pública e aproximar o serviço da população", afirmou.

Além do registro de ocorrências, o BO Fácil também permite o envio de denúncias anônimas, com garantia de sigilo, e comunicação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com possibilidade de compartilhamento da localização em situações de emergência.

Segundo a SSP, as informações recebidas são analisadas e validadas por policiais. O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da secretaria, reforçou que o sistema é seguro e que registros falsos poderão gerar responsabilização criminal.

O lançamento oficial do BO Fácil será realizado às 7h da manhã no Piauí Gov Tech, no Centro de Teresina.

A FESTA DE KÁTIA: Chitão Solidário Foi um Sucesso no Igara Club

A socialite Kátia Veras com seu amado, o médico Armando Cajubá. 

- A socialite Kátia Veras Cajubá, agitou mais uma vez, os colunáveis de nossa sociedade, com um chic Arraiá Junino, no sábado, dia 28 de junho, concentrando uma multidão de colunáveis no Igara Hall, em clima de São João, com banda de forró pé de serra e tudo mais, celebrando o mês junino em grande estilo. 

O bonitão médico Franklin Veras Cajubá com sua amada. 

- Kátia Veras é conhecida na sociedade parnaibana, pelas produções de suas festas, ela adora carnaval e folia, então, entrou para o seleto grupo de produtores de eventos, produzindo animadas festas para a sociedade do litoral piauiense. E mais uma vez, ela caprichou com uma linda decoração temática de festa junina, que embalou os colunáveis até altas horas. 

O empresário Auricélio Araújo com sua amada, Virgínia. 

- A banda Fervilhando, da cidade de Sobral, Ceará, colocou para dançar os conhecidos da city, em ritmo de pé de serra, com homenagens as festas juninas, que marcam o mês de junho, o mês de São João. A festa traz uma certa nostalgia para a sociedade parnaibana, que lembram dos grandes eventos no Igara Clube, que era tradição para a elite de nossa city. 

O médico Armando Cajubá com o produtor cultural Zé de Maria. 
A cirurgiã dentista Leila Sousa, com seu amado, o engenheiro Benedito Sousa. 
Olha o querido cerimonialista Paulo Mota, de Teresina com Kátia Veras. 
O cirurgião dentista Emílio Magalhães, com sua amada. 
O político Carlson Pessoa, com sua amada, jornalista Mônica Karine Lopes. 

Em cena, Irlanda Castro, Dilma Ponte de Brito, Adelaide Cavalcante Castro, dona Celeste Veras e Olivalda Pessoa. 
O colunista social Walter Lessa, com Patrícia Lapoente e Kátia Veras. 

By Carneiro Junior

Quina de São João: veja os números sorteados no concurso especial com prêmio de R$ 250 milhões


A Caixa Econômica Federal realizou na noite deste sábado (28) o sorteio do concurso especial da Quina de São João, com prêmio estimado em R$ 250 milhões. O sorteio aconteceu às 20h, conforme o cronograma da Loterias CAIXA.

As dezenas sorteadas foram:
35 - 19 - 20 - 34 - 12

Como acontece em todos os concursos especiais das Loterias CAIXA, o prêmio não acumula. Caso nenhum apostador acerte as cinco dezenas, o valor será dividido entre os acertadores da faixa seguinte, de acordo com as regras da modalidade.

Tradição e alegria no Arraial da Arena Nascimento




No sábado(28, foi a vez do animado Arraial da Arena Nascimento, que mais uma vez animou os convidados com uma celebração repleta de cores, música e comidas juninas. A festa contou com a presença especial de familiares de Dona Raimunda, figura muito querida da comunidade, além do vereador Carlson Pessoa e sua esposa, que prestigiaram o evento.








DEU NO AZ: Júlio, o alfaiate

 


Em meio a alguns setores da política, se diz que Júlio Arcoverde teria sido o alfaiate da roupa da desavença, das intrigas que separaram o prefeito Francisco da deputada Gracinha e sua família.

Basta ver a alegria de Júlio em eventos parnaibanos nestes dias.

Ele comanda. Enfim, em 2026, os votos que estavam faltando.


Irã e Israel dão trégua; Gracinha e Emanuel, não


Se Irã e Israel parecem ter recuado de uma guerra que assustava o mundo, em Parnaíba, uma guerra sem mísseis, mas repleta de tensão, segue sem trégua. A disputa entre o grupo político da deputada Gracinha Mão Santa e o prefeito Francisco Emanuel está longe de terminar. Emanuel foi eleito com o apoio do grupo Mão Santa, mas, depois de assumir, rompeu com a antiga base e chutou o balde. Atualmente, o acirramento acontece, principalmente, nas redes sociais , com provocações públicas e indiretas cada vez mais duras. O clima esquentou tanto que o prefeito se sentiu ameaçado e registrou um boletim de ocorrência. E ele está certo: enquanto os desentendimentos forem apenas políticos, faz parte do jogo democrático. O problema é quando ultrapassam os limites e passam a ameaçar vidas. (encarando.com)

Piauí tem 20 pescadores a cada mil moradores

 Pescadores Artesanais

Chama a atenção o número de pescadores no Piauí

Pescadores

No Piauí, existem 20,25 pescadores registrados por 1.000 moradores, segundo aponta reportagem do portal de notícias Universo On-Line (UOL), postada na manhã deste sábado, em que se informa que, na cidade paraense de Mocajuba, há mais pescadores que o número de pessoas adultas (20 a 64 anos) residentes no município.

Pescadores 2

Segundo o UOL, o Piauí é o segundo estado do Nordeste com a maior proporção de pescadores registrados, ficando atrás do Maranhão, onde a proporção é de 82,49.

Isso significa que os dois estados também lideram os volumes de recursos despendidos pelo INSS com o seguro-defeso, pagamento anual de benefício durante o período em que a pesca é proibida para reprodução dos peixes.

Pescadores 3

No Piauí, informa o UOL com base em dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, o gasto com o seguro-defeso foi de R$ 248,55 milhões em 2024.

É menos que o Maranhão (R$ 2,049 bilhões) e que a Bahia (R$ 501,97 milhões)

Mas, no caso da Bahia, com proporção de 9,68 pescadores registrados por mil moradores, há menor proporcionalidade no pagamento do seguro em relação ao Piauí.

Pescadores 4

A reportagem indica que, em 2024, o Brasil chegou a 1,1 milhão de beneficiários do seguro-defeso — o maior número da série histórica e um crescimento de 34% em relação a 2022.

Para receber, é preciso estar inscrito no Registro Geral de Pescadores (RGP) há pelo menos um ano e não ter outra fonte de renda.

Pescadores 5

No Piauí, segundo noticiou o Portal AZ (ver link abaixo), havia no ano passado 54.747 pescadores ativos e inscritos no Sistema Informatizado do Registro Geral de Atividade Pesqueira (SISRGP), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), ocupando o quinto lugar do país.

https://www.portalaz.com.br/noticia/geral/70468/piaui-e-destaque-na-producao-de-peixes-e-no-registro-de-pescadores-profissionais.

Associados fantasmas

Vai-se ver existem associações de pescadoras ativas, cheias de pescadoras, até em cidades onde nem lagoa existe.(Portal AZ)

Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção


A demanda crescente da China por uma gelatina medicinal chamada ejiao, feita a partir da pele de jumentos, está colocando esses animais em risco de extinção no Brasil. Segundo a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, o país perdeu 94% de sua população de jumentos entre 1996 e 2025. A situação levou pesquisadores e defensores da causa animal a se reunirem em Maceió para discutir estratégias de preservação da espécie.

Estudos da Universidade de São Paulo (USP) e da organização The Donkey Sanctuary apontam que os jumentos são abatidos de forma irregular, sem controle sanitário e em condições de maus-tratos. A falta de criação em cativeiro e o uso de animais capturados em situação de abandono agravam o problema.

A gelatina ejiao tem alto valor no mercado chinês por suas supostas propriedades terapêuticas, o que impulsionou a matança em larga escala. Estima-se que mais de cinco milhões de jumentos tenham sido abatidos em 2021 para suprir a demanda, com projeção de quase sete milhões até 2027 — número insustentável para a reposição natural da espécie.

Como alternativa ao abate, pesquisadores brasileiros estudam formas de produzir colágeno semelhante ao do ejiao por meio da fermentação em laboratório. A tecnologia ainda precisa de investimentos para se tornar viável em larga escala, mas é vista como uma solução promissora para preservar os jumentos e atender ao mercado de forma ética e sustentável.

O MORRO


Elmar Carvalho

Morei em José de Freitas em 1970, quando a Seleção Brasileira se sagrou tricampeã da Copa do Mundo. Era uma pequena, linda e bucólica cidade. Nela fiz o meu segundo ano ginasial, no Colégio Moderno Estadual Antônio Freitas. Os quintais tinham muitas árvores frutíferas, sobretudo copadas mangueiras, de sombra verdoenga, como versejei.

Quase todo dia eu brincava à sombra de uma imensa mangueira, no quintal de nossa vizinha, a viúva dona Irá, e ia jogar bola num campinho arenoso, que ficava na frente da casa do grande marceneiro Zezé Barros, que era um de nossos colegas de futebol. Não quero ser gabola ou cabotino, mas comentava-se que eu era um bom goleiro.

Por falar em futebol, quero abrir um parêntese, para contar uma breve história. Um dia eu estava jogando bola no meio da rua, perto da casa dos Santana, quando surgiu o Pe. Deusdedit Craveiro de Melo em seu fusca. Ele era o diretor do Ginásio e meu professor de Português. Chamou-me e me perguntou porque eu estava jogando numa via pública. Disse-lhe que o campo onde costumávamos jogar fora fechado. Ele me sugeriu que eu e meus colegas limpássemos um terreno baldio, que havia na frente do cemitério velho. Prometeu que nos daria as traves, os tornos de marcação do campo, uma bola de couro e um apito.

Arrancamos os mata-pasto e outras ervas daninhas. O Pe. Deusdedit cumpriu integralmente sua palavra. Diante disso, fiz uma carta ao Armazém Paraíba, relatando esses fatos, e solicitando uma equipe de time de futebol. Numa bela noite, a empresa mandou entregar os uniformes em minha casa. Assim, posso dizer que durante o ano que morei em José de Freitas contribuí para a criação de um campo de futebol e do Santos freitense. Fecho o parêntese.

Duas ou três vezes por semana, no mínimo, íamos tomar banho no açude Pitombeira, que na época tinha um bela paisagem, emoldurada por uma pequena e esverdeada serra e pelos criolis, que ornavam o seu paredão. Pulávamos do trampolim, que já não existe.

Com essa mesma frequência, escalávamos o Morro. Não tinha nome ou pelo menos nunca ouvi alguém pronunciá-lo. Às vezes, íamos reverenciar o Cristo em ascenção, no cimo do Morro, outras vezes íamos nos postar aos pés da escultura de Nossa Senhora do Carmo.

Vários anos mais tarde, mais precisamente na madrugada de 26/08/1991, o evoquei no meu poema Livramento: Pedra e Abstração, no qual eu  disse que José de Freitas, a antiga Livramento, era uma revoada de santos, anjos e meninos sobre um morro, que também voava.

Eu era um desses garotos. Tinha 14 anos, completados no dia 9 de abril. Com muita emoção e entusiasmo, recitei esse poema evocativo, pela primeira vez, para os meus amigos freitenses Francisco da Costa e Silva, então delegado da SUNAB no Piauí, e Francisco Costa, auditor-fiscal da Receita Estadual. Eu o escalava por diferentes lados, quase nunca pela escadaria de 140 degraus.

Tive a certeza de que começava a envelhecer quando, aos 50 anos de idade, fui tentar subi-la em passos apressados, e logo fiquei ofegante.

O Morro era quase uma entidade onipresente, por que era visto de quase todo local da cidade. Eu morava numa casa branca, onde terminava a rua que passava na  frente do teatro, ao lado do principal Clube Social da pequenina urbe; passava em frente da casa do senhor Levi Carvalho, prosseguia pela lateral da casa dos Santana e terminava na pequena casa caiada, onde morávamos.

Da mureta dessa residência eu avistava o Morro; praticamente ele estava me convidando para nele eu ir fazer traquinagem com algum irmão e dois ou três amigos. Nesse tempo a floresta que cobria o morro era muito densa, muito verde. Tinha árvores enormes, frondosas, de onde desciam retorcidos cipós. Acostumado a assistir filmes de Tarzan, no reino encantado e mágico do Cine Nazaré, um dia me senti o próprio Rei da Selva, e dei um salto sobre o despenhadeiro.

Senti medo, mas então já era tarde para arrependimento. Todavia, tudo ocorreu bem, e retornei são e salvo para a base de onde pulara.

Reivindiquei que o Morro se chamasse do Livramento, em homenagem ao nome antigo de José de Freitas e a sua padroeira Nossa Senhora do Livramento. Recentemente soube que ele já teve o nome de Morro da Esperança. Tenho a esperança de que os senhores vereadores lhe mudem o nome para Morro do Livramento ou Morro da Esperança. Ele tem sido agredido com abertura de ruas e enfeiado com enormes antenas.

O Morro continua a voar em minha memória e em minha incessante saudade, tal como era em minha meninice: lindo, coberto por uma quase floresta virgem, e sem as horrorosas antenas. Morro do Livramento, Morro da Esperança, morro de minha saudade.

Poeta, contista, cronista, romancista, memorialista e diarista. Membro da Academia Piauiense de Letras. Juiz de Direito aposentado. *AS MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES, E NÃO TRADUZEM OBRIGATORIAMENTE A OPINIÃO DO TITULAR DESTE BLOG.