17 de jun. de 2023

Justiça dá prazo de 24h para governo do Piauí transfira peixe-boi resgatado na Praia de Atalaia


Nesta sexta (16), às 22h, a Justiça do Piauí determinou um prazo de 24 horas para que governo do estado realize o transporte aéreo do filhote de peixe-boi resgatado na Praia de Atalaia, transferindo-o para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA), na Ilha de Itamaracá (PE). 

O animal, que encalhou duas vezes em menos de 24 horas, já está há quase 10 dias sob cuidados de biólogos do litoral piauiense, mas vem apresentando problemas digestivos e necessita urgentemente de cuidados especializados e pode morrer caso não seja transferido ao local. A Secretaria de Meio Ambiente do estado foi procurada,mas ainda não se posicionou a respeito.

O Litoral do Piauí abriga a maior população de peixes-boi do país, em razão dos manguezais do encontro do Rio Igaraçu com o mar, que formam um habitat ideal para a alimentação e reprodução desta espécie. Nesse sentido, o estado contava com o Projeto Peixe-boi Marinho, um centro de preservação do peixe-boi marinho, mas o local está desativado desde 2022, o que justifica a necessidade de transferência do animal resgatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.