31 de dez. de 2021

Polícia Militar recupera motocicleta tomada de assalto e prende acusado de receptação

Patrulha do Farlon Machado recuperou na tarde de quinta-feira(30) a motocicleta Honda Pop que havia sido tomada de assalto no último dia 21 do corrente mês do ano em evidência, na Avenida Prefeito João Batista Silva, bairro Igaraçu em Parnaíba.

A motocicleta foi apreendida em posse do nacional Cleiton de Assis Damasceno Sousa, de 24 anos. A prisão ocorreu à Rua Poncion Rodrigues, bairro João XXIII em Parnaíba.

Na central de flagrantes, o delegado João Rodrigo Luna autuou o conduzido com base no crime de receptação e desobediência, não arbitrando fiança criminal, enviando o caso à decisão da justiça local. 
Moto recuperada pela PM. 

Fonte: Portal do Catita 

Bolsonaro provoca oposição e convoca panelaço a favor do governo nesta sexta (31)


O presidente Jair Bolsonaro fez uma provocação aos opositores e, em postagem em suas redes sociais nesta sexta-feira (31), disse que um panelaço previsto para esta noite será em comemoração a três anos sem corrupção em seu governo.

O presidente fará às 20h30 um pronunciamento de seis minutos em cadeia de rádio e TV. O vídeo foi gravado no início da semana, em Brasília, antes de sua viagem de folga ao litoral de Santa Catarina.

"Hoje, dia 31 às 20h30, panelaço da esquerda para protestar contra o Governo Bolsonaro por estarmos, há três anos, sem corrupção", escreveu o presidente em suas redes sociais. No mesmo horário, adversários do presidente convocam um panelaço contra Bolsonaro.

O combate à corrupção, enaltecido por Bolsonaro, é tratado de maneira pouco enfática no governo. Sempre que confrontado com suspeitas envolvendo aliados, amigos e familiares, o presidente critica imprensa, Ministério Público e Judiciário, enquanto alvos são mantidos nos cargos.

Em novembro de 2018, após eleito, Bolsonaro afirmou que ministros alvo de acusações contundentes deveriam deixar o governo, o que não se concretizou na prática.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), por exemplo, seguiu no governo após ter sido indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público de Minas sob acusação de envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL.

Desde que assumiu a Presidência, Bolsonaro contesta ações de órgãos de controle para investigar seu núcleo familiar, por exemplo.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é investigado em um esquema de "rachadinhas" na Assembleia do Rio. E o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) é suspeito de abrigar funcionários fantasma na Câmara Municipal do Rio.

Foi ainda no primeiro ano de mandato que tomou a decisão que mais impactou a agenda anticorrupção no país, na avaliação da maioria dos especialistas ouvidos pela Folha.

Para eles, apesar de legal, a indicação de Augusto Aras para o comando da Procuradoria-Geral da República, ignorando a lista tríplice dos procuradores, feriu a independência que o cargo demanda.

Crítico à atuação da Lava Jato, Aras travou diversas quedas de braço com os procuradores de Curitiba, até que, após um ciclo de desgaste perante à opinião pública e os indícios de parcialidade, a força-tarefa da capital paranaense foi dissolvida sem gerar comoção, como não ocorreria em outros tempos.

Além disso, para evitar a abertura de um processo de impeachment, Bolsonaro intensificou a ampliação de sua base aliada por meio da antes contestada política do tomá-lá-dá-cá, com a entrega de cargos e recursos federais para parlamentares aliados do governo, em especial do chamado bloco do centrão.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília Ueslei Marcelino - 24.Nov.2021/Reuters Bolsonaro, um homem branco de cabeços castanhos grisalhos, vestindo terno escuro e com os braços abertos na frente do corpo, gesticulando enquanto fala.

Ao fundo dele, uma bandeira do Brasil ** O panelaço convocado para a noite desta sexta-feira ocorre no momento em que o presidente é alvo de críticas por fazer ostentação de seu lazer nas praias de Santa Catarina em meio à tragédia das chuvas na Bahia.

Como mostrou a Folha, as recentes cenas dos momentos de folga de Bolsonaro, enquanto a Bahia enfrenta crise, têm constrangido aliados e membros do governo federal.

Parlamentares da oposição ainda intensificam as críticas e cobram que o mandatário suspenda os dias de praia para liderar a ajuda diante da tragédia na Bahia.

Na última terça-feira (28), por exemplo, a hashtag #BolsonaroVagabund o entrou na lista de "assunto do momento" do Twitter. Já na quinta (30), Bolsonaro andou de trenzinho e participou de um show de derrapagens de carro no parque Beto Carreto.

Recente pesquisa do Datafolha mostrou que, para os brasileiros, Bolsonaro é o pior presidente da história do país. Ele é citado por 48% dos entrevistados, reflexo de sua queda de popularidade em razão da crise econômica e da má gestão da pandemia.

Em entrevista à Folha nesta semana, o governador Rui Costa (PT) diz que o enfrentamento às chuvas que assolam a Bahia e já causaram ao menos 24 mortes é o maior desafio de sua gestão.
As enchentes destruíram estradas, inutilizaram estoques de medicamentos e vacinas e deixaram mais de 90 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Questionado se aguardava a visita do presidente, Costa respondeu que não tinha essa expectativa. "O presidente durante toda a sua gestão demonstrava desprezo em relação à vida humana (...) Ele não demonstra nenhum sentimento em relação à dor do próximo", afirmou o governador.

Bolsonaro viajou a São Francisco do Sul na segunda-feira para passar o Réveillon com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a filha mais nova, Laura.

Desde que chegou ao local, Bolsonaro fez seguidos passeios de jet ski, provocou aglomerações na praia, visitou uma pizzaria e um parque temático e disse não ter nenhuma intenção de interromper a sua folga no litoral.

Fonte: Folhapress

Silvio Mendes visita Mão Santa em hospital e faz entrevista com prefeito de Parnaíba


O pré-candidato a governador do Piauí, Silvio Mendes (PSDB), fez uma visita na manhã desta quinta-feira (30) ao prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), que está internado em um hospital particular da capital, após ser diagnosticado com pneumonia.

Em entrevista à reportagem, Silvio Mendes pontuou que foi até a unidade médica para conversar com uma amiga, que faz parte da diretoria do hospital, e aproveitou para fazer uma visita de cortesia a Mão Santa. 

Durante o encontro, o ex-prefeito de Teresina fez uma entrevista com o Mão Santa. Em um áudio divulgado por meio das redes sociais, os médicos dialogam sobre o cenário político. Na gravação, Mão Santa elogia e pede apoio para Silvio Mendes. 
  
A pedido do tucano para que deixasse uma mensagem aos piauienses, o prefeito de Parnaíba fez uma avaliação sobre a pandemia e criticou a atuação de poderes como o Legislativo Federal no país.  

“Não é como um salto no escuro, é uma certeza. Se Deus, nesse momento, o mundo ficou a acachapado por causa da pandemia, o Brasil, ninguém pode negar, nunca vi tão esculhambado e nesse contexto houve um milagre, o mundo acabado e conturbado pela pandemia, o Brasil avacalhado por uns poderes, que eles me dizem poderes, e nós povos não vemos assim ”, tal. 

Questionado pela reportagem sobre, tratativas políticas com aliados em Parnaíba, Sílvio Mendes pontuou que “tudo está correndo como o planejado, sem nenhum variante”. 

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com 

MENSAGEM ÁTILA: Feliz Ano Novo

 




















Que 2022 seja cheio de alegrias, saúde, oportunidades e conquistas para todos!   Feliz Ano Novo!!  #AtilaLira #FelizAnoNovo #Feliz2022 #Piaui

Silvio Mendes busca apoio de adversários em Parnaíba


Se depender do ex-prefeito de Teresina e pré-candidato a governador, em Parnaíba os adversários Mão Santa (DEM) e Zé Hamilton (PTB) estarão no seu palanque na campanha eleitoral do próximo ano. As conversas estão adiantadas e se o acordo for confirmado será uma repetição do palanque de 2010, quando Silvio Mendes, que disputou o governo do estado, contou com  apoio dos dois líderes parnaibanos. A diferença está nas posições e cargos de Mão Santa e Zé Hamilton. Em 2010, Mão Santa era senador e candidato à reeleição; Zé Hamilton era prefeito de Parnaíba. Hoje Mão Santa é o gestor do município e Zé Hamilton primeiro suplente do senador Marcelo Castro (MDB).

Fonte: Tempo Real\cidadeverde.com

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. RAIMUNDO PEREIRA DE AGUIAR, 58 anos de idade, falecido dia (30.12.2021) em sua Residência, Travessa Santa Teresinha, N° 70, Bairro Ato Santa Maria. O corpo está sendo velado no Povoado Santa Rosa, S/N, Município de Brejinho. O sepultamento será logo mais às 16h no Cemitério da Comunidade.

2. MANOEL NASCIMENTO DE ARAÚJO, 68 anos de idade, falecido dia (30.12.2021) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. O corpo está sendo velado no Salão de Velório Prev. O sepultamento será logo mais às 16h no Cemitério Jardim Eterno. 

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 31 de Dezembro de 2021.

2021; ano do retorno à vida e da morte da nuance


Este ano ficará marcado na História pelo início da superação mundial da pandemia da Covid, através do trabalho incansável dos profissionais da saúde e – especialmente – por meio da vacinação em massa de quase toda a raça humana. O ano se encerra com uma boa notícia: o número de óbitos é apenas uma fração do que já foi, apesar de o vírus continuar sua disseminação com a nova variante. E a tendência é de queda no número de vítimas, que têm espaço garantido na memória de 2021. No entanto, o ano que acaba hoje será lembrado também pela morte da nuance nas manchetes, discussões e até na mesa do bar. Opiniões de cidadãos e parlamentares foram punidas com operações policiais, decisões de censura de altos órgãos da Justiça e até com a perda de mandato eletivo. Tudo preto e branco. Cinza nem pensar.

Troféu É Inegável

A vacina foi fundamental para combater o coronavírus. No Brasil, foram aplicadas em média quase 1 milhão de doses/dia. Após a vacinação, a média de óbitos caiu ao menor nível desde o início da pandemia.

Inimigo no Espelho do Ano

Jair Bolsonaro leva o caneco por tornar-se seu pior inimigo. Constantes questionamentos sobre a vacina sabotam o sucesso do esforço do Plano de Imunização, que controlou a pandemia e permitiu a retomada.

Sensacionalismo de Latão

Repetido à exaustão nas manchetes, o maior alarmista do ano foi o Instituto Para Métricas de Saúde e Avaliação, que previu pelo menos 779 mil mortes de brasileiros por covid até setembro. Ou até 970 mil. Na melhor das hipóteses, errou por 180 mil. E não virou fake news.

O Bom se Esconde 2021

O vício por notícias ruins enterrou resultados importantes para o Brasil: o PIB deve crescer 4,5%, o superávit público é de R$65 bilhões e o número de empregos formais criados é o maior da História: 3 milhões.

Fonte: Diário do Poder 

Oftalmologista em Parnaíba - Dr. Antonio Roberto

 


 O Dr. Antonio Roberto é médico Oftalmologista especialista no tratamento clínico e cirúrgico das doenças da retina e vítreo. Oferecemos equipamentos modernos para o diagnóstico e tratamento de condições como:

 Rtinopatia Diabética
• Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
• Oclusões Vasculares Retinianas
• Trauma Ocular
• Uveítes
• Descolamento de Retina
• Catarata

Governador W. Dias proíbe carnaval no Piauí através de decreto


O governador Wellington Dias assinou um decreto proibindo a realização de festas públicas ou privadas de carnaval e pré-carnaval no Piauí em 2022. O Decreto nº 20.439, foi publicado no Diário Oficial do Governo do Estado e entra em vigor a partir desta quinta-feira, 30 de dezembro de 2021, sem data para expirar.

Também fica proibido ao poder público a promoção, financiamento ou apoio das festividades e eventos que possam gerar qualquer tipo de aglomeração, em especial durante as festividades de réveillon 2021-2022.

A exigência do comprovante de vacinação das duas doses da vacina ou vacina única na entrada de alguns estabelecimentos foi mantida, tais como: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas; estádios e ginásios esportivos; cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil; museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in; conferências, convenções e feiras comerciais.

Confira o decreto aqui.

Natal na Óticas Sigma

 

🎁 Neste Natal, o carinho vai em forma de PRESENTE!

🎅 Natal sem presentes não é a mesma coisa, né?

🎁 É por isso que nós aqui da Ótica Sigma preparamos um montão de ofertas com direito a muitos presentes para todo mundo.

😳 Durante todo o mês de Dezembro, estaremos com 4 diferentes promoções para vocês. E ainda  realizaremos uma Rifa Beneficente em prol de famílias necessitadas (todos que desejarem ajudar o próximo poderão colocar o ponto na rifa).
📝 Descrição das PROMOÇÕES:
1️⃣ Essa primeira Promoção se chama Troca Feliz; na compra de seu óculos completo você ganha um presente da nossa linda árvore, o presente será de acordo com o número sorteado, desde cosméticos, livros, óculos etc
Para você ganhar esse presente, você terá que trocar ele por 2 kg de alimentos; assim você ganhará um excelente presente além dos descontos e ainda ajudará alguém necessitado com os alimentos trocados. Que tal essa troca do bem? 🥰

2️⃣ E essa segunda Promoção será a das Cores do Natal; selecionamos mas de 360 peças de grifes variadas para essa promoção, cada cor representará uma porcentagem de desconto; a cor verde terá 30%, vermelha 40% e amarelo 50%.  Além dos descontos nas peças selecionadas, você também ganhar  um desconto especial de 20% em todas as lentes. 🤩

3️⃣ E já nessa terceira Promoção, pensamos em quem indica, nada mais justo né? Tantas pessoas nos indicam que nós não poderíamos esquecer deles, então, se você levar ou ligar indicando um cliente e ele comprar o óculos, você que indicou irá ganhar um presente nosso também e um cupom para concorrer a Rifa Beneficente dos dois óculos. Olha que legal, gostou? 🎁

4️⃣ E por último, a nossa quarta Promoção é a do Óculos projeto popular Sigma. Funcionará assim; todas as armações do projeto de R$ 100,00 que já são identificadas com um adesivo do projeto, estarão por R$ 50,00 na compra de qualquer lente. Elas custam R$ 100,00, mas em troca da doação de 2 kg de alimentos essas armações ficarão por
R$ 50,00 apenas.

🔂 O nosso objetivo nessa promoção e nesse projeto de óculos popular é ajudar quem precisa usar óculos e não pode investir mais em um óculos e ajudar quem passa fome com doação de Alimentos nesse Natal.

🙏 E pra finalizar, nossa Rifa Beneficente estará disponível a todos que quiserem colaborar ajudando o próximo, é só trocar 2kg de alimentos por 1 ponto na Rifa.
Todos os alimentos serão doados para famílias necessitadas.  Além de você ajudar o próximo ainda poderá ganhar um óculos de grau ou solar. Juntou o útil ao agradável. 🤩

❤️ A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Vamos com o “ nosso pouco”  ajudar quem não tem NADA. 💛🖤

🏃‍♀️🏃‍♂️Corra logo, e Aproveite! Boa sorte para todos! Para mais informações entre em contato conosco pelo WhatsApp (86)9.8862-7521 ou pelo Instagram @oticas.sigma

















Réveillon: Saiba em quais cidades pode chover na virada do ano no Piauí


ano novo está chegando e grande parte do Piauí deve passar a virada do ano debaixo de chuva. De acordo com informações do site Climatempo, o risco de chover entre a noite do dia 31 de dezembro de 2021 e as primeiras horas do dia 01 de janeiro de 2022 é alto.

Segundo o mapa de risco de chuva do Climatempo, que mostra a possibilidade de chover ou não, há grandes chances de ocorrer precipitações nas regiões Norte, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí. 

Em cidades como Teresina, Parnaíba, Piripiri, Uruçuí e Bom Jesus há grande possibilidade de chuva. Já municípios como São Raimundo Nonato, Jaicós e Paulistana, não há risco de chover. 

Confira  a previsão do tempo para os dias 31 e 1º

Nesta última semana de 2021, grandes áreas de instabilidade continuam sobre o Brasil e espalham nuvens carregadas sobre os estados do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste, em parte do Nordeste e do Sul do país.  

De acordo com a Gerência de Hidrometereologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), o canal de umidade desde o Noroeste até o Sudeste do país, mesmo menos intenso, ainda favorece a ocorrência de chuva no Norte do Piauí e parte da extensão Oeste. 

A previsão para esta sexta-feira (31) é de tempo parcialmente nublado a nublado com chuvas e trovoadas nas regiões Centro-Norte, atingindo a capital do Piauí, Sudeste e Sudoeste do estado, atingindo Uruçuí, cidade que foi atingida por fortes chuvas no início da semana, deixando várias famílias desabrigadas e povoados isolados. No litoral do Piauí, o tempo varia de nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas isoladas. 

No dia 1º de janeiro, o tempo varia entre nublado a parcialmente nublado com chuva no Centro, Sudoeste e parte do Sudeste. Nas demais áreas, chuva isolada. Em Teresina, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva e trovoadas. No litoral, a previsão é de tempo parcialmente nublado com chuva isolada. 

Presidente Jair Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.212 em 2022


presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30) em transmissão ao vivo em uma rede social que o salário mínimo será de R$ 1.212 em 2022. Uma medida provisória com o novo valor será publicada no "Diário Oficial da União".

Em 2021, o salário mínimo foi de R$ 1.100. A partir de 1ª de janeiro de 2022, o valor passará a ser de R$ 1.212.

"A partir de primeiro de janeiro o novo valor do salário mínimo [será de] R$ 1.212", afirmou o presidente durante live transmitida a partir de Santa Catarina, onde Bolsonaro está de férias.Os R$ 1.212 foram fixados no Orçamento a partir de uma previsão de 10,18% para o INPC.

De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Impacto nas contas públicas

Um reajuste maior no salário mínimo também faz com que o governo federal gaste mais. Isso porque os benefícios previdenciários não podem ser inferiores ao valor mínimo.

De acordo com cálculos do governo, a cada R$ 1 de aumento do salário mínimo cria-se uma despesa em 2021 de aproximadamente R$ 365 milhões.

Policial, esposa e filha morrem em acidente envolvendo quatro veículos no Norte do Piauí

 Um grave acidente de trânsito envolvendo quatro veículos resultou na morte de três pessoas, incluindo um policial militar, por volta das 15h45 desta quinta-feira (30/12). A colisão foi registrada no quilômetro 303 da BR 343, município de Altos, sentido Campo Maior, região Norte do Piauí.

As vítimas foram identificadas como Eliezer, o policial militar da Força Tática de Altos; sua esposa identificada apenas como Neuza e a filha. O casal deixa um filho de 14 anos.

Informações preliminares apontam que um caminhão teria colidido com três veículos de passeio, incluindo o da família do PM. Com o impacto, um dos veículos de passeio saiu da pista.

Policiais Rodoviários Federais já se encontram no local e fazendo os primeiros levantamentos sobre a ocorrência. 

Piauí registra 90 novos casos e nenhum óbito por Covid em 24 horas

 Foram registrados, no Piauí,  90 casos confirmados de COVID-19. Não foram registrados óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (30).

Dos 90 casos confirmados 55 são de mulheres e 35 de homens com idades que variam de 11 a 77 anos. Devido à indisponibilidade do sistema E-SUS notifica, do Ministério da Saúde,  os casos positivos registrados no Piauí estão sendo divulgados parcialmente. 

Sesapi divulgou novo boletim covid-19 Sesapi divulgou novo boletim covid-19 

Os casos confirmados no estado somam 334.440 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.275 casos e forma registrados em 223 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 187 estão ocupados,sendo 105 leitos clínicos, 64 UTI’s e 18 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 24.157 até o dia 30 de dezembro de 2021.

A Sesapi estima que 326.978  pessoas  já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.


30 de dez. de 2021

Artigo de Final de Ano! Feliz Ano Novo para todos do Blog!!!

A pesquisa dos meus olhos!

Prof. Dr. Geraldo Filho (UFDPar – 31/12/2021)

Quando o brasileiro comum liga a televisão ou acessa algum aplicativo de canal de TV ou jornal para acompanhar as notícias fica com a sensação de que nasceu em um país africano, do tipo Etiópia ou Somália!

Por razões que só o fim das gordas verbas de propaganda explica que desde 1985, com o término do Período Militar, cevavam as empresas de comunicação televisivas e da imprensa escrita, os telejornais e jornais se esforçam por criar para o telespectador ou leitor cenário de mal-estar, estimulando reações de medo, insegurança e ansiedade.

Inconformados com o corte das verbas de comunicação no Governo Jair Bolsonaro caiu a máscara da “isenção” jornalística das redes de TV e jornais, sobretudo Rede Globo, Bandeirantes, Folha de São Paulo e Veja, revelando-se o alinhamento ideológico à esquerda, camuflado desde os anos 60 nas redações e diretorias comandadas por militantes comunistas: Anselmo Góes, Elio Gaspari, Franklin Martins, Miriam Leitão, etc. 

Como consequência, assistiu-se a formação de aliança descarada entre as TVs, jornais e os partidos de esquerda, com o objetivo explícito de derrubar o governo mediante “impeachment” ou pelas eleições de 22. Mas, como o Governo Bolsonaro mostrou forte base de apoio popular e militar e já se está a dez meses da eleição o expediente do “impeachment” parece improvável! Assim, resta vencê-lo nas urnas ou de algum modo impedi-lo de concorrer!

Com esse objetivo, apresentadores, repórteres e comentaristas (os tais “especialistas”) da Globo, Bandeirantes, CNN; de jornais como Folha de São Paulo e Estadão; além dos blogs que foram financiados as bicas nos governos Lula e Dilma, vendem ao telespectador ou ao leitor um Brasil de miséria e tragédias. Ora, este não é o Brasil que meus olhos veem!

Dizem que há corrupção no governo, mas faz três anos que não aparece um escândalo do tipo Mensalão ou Petrolão, que fizeram a festa dos partidos nos governos Lula e Dilma com recursos desviados das empresas estatais. 

Dizem que o governo não comprou vacinas e é responsável pelas mortes da Covid, mas a Inglaterra (primeiro país a vacinar) só começou em dezembro de 2020 e o Brasil iniciou a campanha de vacinação logo em seguida, em janeiro de 2021, e notem, em um país de dimensões continentais e com 210 milhões de população, o que significa enorme desafio logístico! Resultado: a vacinação no Brasil é um “case” internacional de sucesso!

Dizem que existe fome, desemprego e inflação no Brasil, mas não dizem que estes fenômenos socioeconômicos sempre existiram e existe em qualquer sociedade, o problema é quando começam a se elevar e fogem do controle, o que não é o caso do país! Aliás, a inflação na Europa e nos Estados Unidos, para o padrão deles, está nas alturas!

Ora, o fato de ter aumentado o número de pessoas com fome, que perderam o emprego ou de que tenha ocorrido inflação de preços está na razão direta da política do “fique em casa e a economia a gente vê depois”, ação estrategicamente defendida pela aliança das TVs, dos jornais e dos partidos de esquerda, com o objetivo de desgastar o Governo Bolsonaro (que sempre foi contra esse tipo de medida), pois eles sabiam quais seriam as consequências negativas para a população e cujos resultados agora procuram lançar na conta do Presidente.

A Organização Mundial da Saúde reconheceu que “fechar tudo” (“lockdown horizontal”) em países pobres, como o Brasil, por causa da Covid prejudica, sobretudo, os mais pobres, pois aqueles que têm emprego formal ficarão desempregados devido ao fechamento das empresas; e aqueles que têm empregos informais perderão a renda devido à desaceleração da economia, principalmente no setor de serviços (vendedores de rua, em eventos esportivos, na praia, em shows, feirantes, flanelinhas, etc.). Só que o Presidente desde o princípio da pandemia já dizia isso! 

Contra todo esse clima de terror dos telejornais e jornais que intenciona amedrontar os brasileiros e volta-los contra o atual Governo, preparando o retorno da esquerda e das “verbas de comunicação”, eu me defendo relatando rápidas observações do litoral do Piauí e de parte do Maranhão na região do Delta do Parnaíba.

Ora, numa região pobre como essa o impacto da retração econômica deveria agravar a olhos vistos a fome, o desemprego e a inflação. Estes fenômenos socioeconômicos tiveram suas taxas aumentadas durante a Pandemia de Covid 19? Sim, houve acréscimos, porém, que fique claro, eles resultaram da paralisação dos diversos setores da economia, obrigados a se desmobilizar por ordem de governadores e prefeitos que adotaram o “lockdown horizontal”; a elevação destas taxas não decorreu de crise econômica provocada por qualquer política equivocada do Governo Federal.

Mas observem, mesmo com o aumento da fome, do desemprego e da inflação nessa microrregião do Nordeste conhecida como Meio-Norte nem de longe o quadro socioeconômico corresponde aquele pintado pelas empresas de comunicação citadas! Não se viram pelas cidades da região pessoas esquálidas como zumbis, mendigando alimentos ou saqueando estabelecimentos comerciais movidas pela fome, como eu testemunhei no Ceará em um período de seca na década de 80 do século passado! O Auxilio Emergencial socorreu milhões de brasileiros, empregados e pequenos empresários.

Toda economia tem um percentual mínimo de indivíduos que por mais rico que o país seja não estará vinculado ao mercado de trabalho, direta ou indiretamente. Em geral são moradores de rua, com problemas psíquicos ou de vício em drogas e álcool; ou pessoas que por alguma outra razão vivem à margem das atividades econômicas, às vezes fazendo dessa condição um meio de vida eficiente para sobreviver! Assim, é fácil jornalistas mal intencionados montarem vídeos dessa miséria humana na luta diária de catar lixo ou buscar sobras de comida em lixões de restaurantes e supermercados e depois alardearem nos telejornais e jornais que a miséria se espalha pelo Brasil!

Assisti a um vídeo no qual o repórter se escandalizava com indivíduos resgatando peças de carne descartadas de um frigorífico; outro no qual no interior da Bahia pessoas pobres diziam passar fome. Mas, algo me intrigava, ninguém era magérrimo como um africano da Etiópia ou da Somália, ou como um retirante das secas do Nordeste, aí sim sofredores com fome crônica! 

Uma amiga enfermeira, carioca, nos anos 90 trabalhou na região do Delta do Parnaíba por um programa federal de interiorização da saúde. Ela confessou que tomou susto enorme com os resultados de campo, pois esperava encontrar quadro desalentador de fome. Sim, ela encontrou problemas, mas não de carência alimentar (fome) e sim de nutrição inadequada, por excesso de alguns tipos de alimento e ausência de outros, não que estes últimos não existissem na região, no entanto não faziam parte da sua tradicional “cultura alimentar”! Tome um café ou um refresco (não suco!) nos mercados e feiras do Delta e notem o teor de açúcar; vocês entenderão o susto da minha amiga!

Portanto, quando se propagandeia que no Brasil existem milhões de pessoas passando fome é mentira! Da mesma raiz daquela em que Lula reconhece, cinicamente, em vídeo famoso no You Tube, que saia mentindo e falando mal do Brasil no exterior nos anos 80 e 90 afirmando que havia milhões de pessoas com fome pelas ruas do país. 

Agora, quando a vacinação já está a todo vapor, e a população adulta em menos de hum ano quase toda imunizada os sinais de recuperação econômica contrariam frontalmente o cenário macabro das TVs e jornais. Mais uma vez: falo como professor e pesquisador universitário que habita e “percorre” (vou aos mercados e feiras; bares e restaurantes; converso com as pessoas do povo; rodo pelos bairros) as cidades do Litoral do Piauí e Delta do Parnaíba!

Olhem para a construção civil e tentem buscar profissionais da área; pedreiros e ajudantes gabaritados estão com agendas cheias. Por onde se anda na região se encontram habitações ou prédios de empresas sendo erguidos ou reformados. Várias lojas de material de construção, grandes e pequenas, se estabeleceram desde 2019.

Vão aos sábados e domingos nos mercados, de madrugada ou cedo da manhã, e vejam os ônibus de turismo (antigamente excursão!) chegando das cidades circunvizinhas de Parnaíba, ou vindas do Ceará e do Maranhão, para tomar café, comprar mantimentos e bebidas e depois rumar para as praias. 

Percebam o movimento de aviões no aeroporto de Parnaíba desde o fim de novembro; a lotação dos hotéis e pousadas nas cidades do Litoral (Parnaíba, Luis Correia e Cajueiro da Praia) e do Delta (Tutóia até Paulino Neves). Passagens de ônibus na linha regular Teresina/Parnaíba estão esgotadas para o Reveillon, quando se colocam extras lotam rapidamente.

O IBGE, utilizando metodologia de medida de emprego/desemprego ultrapassada, que procura identificar empregos com carteira-assinada, quem está desempregado e procura empregos (Como saber que quem procura emprego formal não tem renda informal?! Quem tem renda informal é considerado desocupado?!) para caracterizar o mercado de trabalho ostensivamente aponta para índices elevados de desemprego. Mais uma vez, não confio nessa metodologia antiquada e ideologicamente motivada, que sempre bota para baixo as expectativas de recuperação do mercado! 

Acredito no conceito de renda! Salário é aquilo que o indivíduo leva para casa no final do mês, independe de carteira-assinada ou não! Pagas as contas permanentes (água, luz, educação, etc.) e resguardada parcela para uma reseva previdenciária (em geral pública no Brasil) o que sobra é consumo! Assim, pelas observações descritas dessa região considerada pobre (imaginem naquelas reconhecidamente ricas!), a pesquisa dos meus olhos indica aceleração econômica pujante da economia, com aquecimento forte da renda, para o desprazer dos esquerdistas e dos seus comparsas da imprensa!