3 de fev. de 2014

Parnaíba, no litoral do Piauí, lidera ranking de embriaguez ao volante

Município litorâneo registrou 343 casos de motoristas alcoolizados em 2013. Registros aumentam muito por conta do turismo na região, segundo PRF.

Motoristas são flagrados bêbados no trecho entre Parnaíba
e Luís Correia (Foto: Patrícia Andrade/G1)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 343 casos de motoristas dirigindo embriagados em 2013 no município de Parnaíba, enquanto a capital do estado, Teresina, registrou 322 casos, 21 a menos. Os dados foram divulgados pela PRF surpreendem porque a quantidade de veículos que circula em Parnaíba é bem menos do que o que circula na capital.

De acordo com o inspetor Rameiro, da PRF, a explicação para essa discrepância entre os casos de embriaguez ao volante nas estradas de Parnaíba se deve a esta cidade ser destino de veraneio. “Em razão das praias, há uma concentração de pessoas muito grande em Parnaíba. E aqui, como no resto do mundo, o lazer geralmente vem acompanhado de bebida alcoólica”, explica o inspetor.

“Parnaíba tem hoje cerca de 170 mil habitantes e no deslocamento de Parnaíba para Luís Correia ficam montados, em feriados principalmente, postos móveis para evitar que pessoas embriagadas passem por ali. Nessa região a fiscalização é mais intensificada pelo fator turismo. A fiscalização é quase rotineira, mas isso fica mais evidente nas épocas de alta estação”, informou Rameiro.


Conforme dados da PRF, a fiscalização de motoristas embriagados flagrou em 2013 um total de 1.142 condutores no Piauí que estavam dirigindo sob o efeito de álcool. Em 2012, foram 898 casos. Os números revelam aumento de 22% nos flagrantes de motoristas retirados de circulação depois de constatada embriaguez alcoólica.

Depois de Parnaíba e de Teresina, os municípios que mais registraram casos de embriaguez ao volante foram Picos, com 115 casos, Floriano, com 98, e Luís Correia, com 74. O inspetor Rameiro lembra que “o motorista alcoolizado é o responsável potencial pelos acidentes com maior gravidade e aqueles que resultam em morte. A fiscalização de embriaguez alcoólica ao volante representa a principal ação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal”.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Marco Freitas/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.