3 de dez. de 2011

Campanha: 10% do PIB Já! - Eu Apoio a Educação

Está ocorrendo em todo o país desde o dia 06 de novembro o Plebiscito popular sobre a aplicação de 10% do PIB pra educação pública já. O Plebiscito é uma iniciativa de entidades dos movimentos sociais como o ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) e a ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes – Livre) além de vários outros sindicatos e entidades do movimento popular. O Plebiscito pretende levantar uma discussão com toda a sociedade sobre a necessidade de aumentar o investimento em educação, já que o Brasil disponta hoje como a 7ª economia do mundo, mas que ainda possui índices tão ruins quanto o de países bem menores economicamente.
Aqui em Parnaíba a campanha ganhou a adesão de servidores, professores e estudantes da UFPI e da UESPI que já arrecadaram votos e realizaram dois debates nas duas universidades. Além da pergunta sobre os 10% do PIB, foi inserida, pelo comitê estadual da campanha, uma pergunta sobre a UESPI. Trata-se sobre o investimento à nossa universidade estadual que, segundo a constituição do estado, deveria investir pelos menos 5% da receita líquida do Piauí na UESPI.

O Plebiscito será encerrado nacionalmente no dia 06 de Dezembro e aqui em Parnaíba a campanha será finalizada com um ato na Praça da Graça no dia 04/12 (sábado) a partir das 08:30 da manhã. Durante todo a manhã haverá panfletagem, falas em microfone aberto e recolhimento dos votos do plebiscito. A campanha em Parnaíba conta com a participação do SINTUFPI (Sindicato dos Servidores da UFPI) – Sub-sede de Parnaíba, ADUFPI (Sindicato dos Docentes da UFPI), ADCESP (Sindicato dos Docentes da UESPI), ANEL, Centro Acadêmico de História da UESPI, Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca da UFPI, Centro Acadêmico de Pedagogia da UFPI e acadêmicos do curos de Fisioterapia da UFPI.

Edição Blog do Pessoa

6 comentários:

  1. Hoje o Brasil aplica 4,4% do PIB na educação. Sim! se for feito a pergunta, "quem manipula" essa verba que é destinada para a educação? Certamente é quem deve estar nesse momento pulando de alegria para dar certo esse aumento, será que quase 5% do PIB do Brasil que é destinado para um fim, realmente dessa quantidade toda que não é pouca, consegue chegar literalmente 1,1% na educação? A minha duvida é, se por um acaso houver esse aumento batendo no teto de 10% quanto será que vai chegar na educação. Eu acho que para chegar 10% na educação, tinha que bater em um teto de uns 30%, porque o maior problema do Brasil nesse área com certeza é a corrupção. O desvio de verba pública, não só nesse setor mais de foma geral é alarmante, na minha opinião o político que fosse pegue cometendo tal ato(desvio), alem de se tornar inelegível teria que devolver o "desvio", com á possibilidade de sua família perder todos os seus bens e ir todo mundo pra cadeia, sem nenhum privilégio. Porque quem comete esse tipo de crime tem que ser considerado pela parte boa da sociedade e pela Justiça como culpado de todos os crimes dos outros bandidos que são chamados de escória da sociedade, porque de certa forma muitos deles estão lá por culpa de alguns energúmenos denominados de políticos. *** G7 ***

    ResponderExcluir
  2. Com tanta roubalheira, 50% ainda não dar.....O q a educação recebe hj nas mãos de um bom gestor, dar e ainda sobra. E tanto ladrão nesse congresso e o safado ainda brinca com a cara dos brasileiros e o safado ainda tira onda com a Presidente!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sera o que esta acontecendo em Sobral???

    Pq nosso pais e tao corrupto???


    Eu sou a favor dos 10%. No entanto, devereia ser desenvolvido um metodo ou mecanismo para fazer certeza que esse dinheiro vai chegar ne educacao.

    Como??

    ResponderExcluir
  4. eu acho que ta na hora de pressionar o governo paa investir mais na educacao.

    Acho que ta na hora de nos morbilizarmos para exigir a punicao de corruptos.

    Este o nosso pais. Queremos um pais melhor para nosso filhos.

    A gente nao pode admitir que ladroes peguem o dinheiro publico invistam em besteira.

    Um dia li que deputado do mato grosso fez um aeroporto para ovins. Pode???

    O piaui ta cheio de analfabetos. As companias que trabalham com Ipod and Ipad tem o maior problema para se instalar aqui devido a falta de gente qualificada.

    NOs nao desenvolvemos nossa tecnologia. Nos importamos.

    Why ??? why??? why???

    O dinheiro que era para ir pra educacao o marmajos estao roubando e nao e feito nada.

    A gente nao faz nada. Somos todos acomodos pq esperamos que DEUS venha do ceu pedir para os politicos parerem de roubar.

    HELLO!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Respeitando todas as opiniões, mas no meu ponto de vista temos de ir com calma, vendo essa hipótese de aumento para 10% por um angulo mais racional, que seja aprovado, entretanto o Estado e a cidade teria que provar que merece participar desse aumento mostrando resultados positivos na educação. No entanto não iria haver injustiças e poderia até aplicar esse procedimento em todas as outras áreas. Na saúde, na moradia e etc... Passaria a ser uma meta para os coordenadores de cada função, porque no momento que o Governo Federal repassa verbas para todos os setores à reveria, só tende a incentivar todo tipo de malfeitor que só visa o dinheiro público para o uso á seu bel-prazer. Eu sou a favor do aumento para 10% mas, é mais que justo que Parnaíba não mostra as minimas condições de pegar a sua "fatia" com esses representantes que temos. Especificamente verba pra essa área(educação), o Governo Federal nunca falhou, porque sera que o nível da educação pública em Parnaíba deixa tanto à desejar? *** G7 ***

    ResponderExcluir
  6. O dinheiro é suficiente. O negócio é que os políticos não sabem como usá-lo, a não ser quando é para proveito próprio.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.