4 de jan. de 2011

Como melhorar o turismo em Luis Correia e Parnaiba?

Praia da Pedra do Sal em Parnaíba

Quem passou o reveillon em Luis Correia e Parnaiba constatou que a infra-estrutura do litoral piauiense vem aos poucos melhorando. Abastecimento d'água, energia e as vias de acesso as práias de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro e Maramar estão melhores.
A maioria da barracas e os esgotos sanitários já foram concluídos, o que vem proporcionando a práia de atalaia uma beleza estética e organização mais racional.
A urbanização da orla de atalaia, com a construção de pistas asfaltadas, calçadão e iluminação ainda não fora concluida. O Ministério Público tem razão ao constatar que o material usado é de péssima qualidade.
As partes centrais das cidades de Parnaiba e Luis Correia até que estão bem iluminadas, o mesmo ainda não acontece com as principais práias e seus principais acessos.
A coleta de lixo em Parnaiba funciona melhor do que em Luis Correia. Nesta última o serviço ainda é precário e as práias carecem de uma atenção especial principalmente no período de temporadas.
A maioria das estradas que dão acesso as práias foram asfaltadas e sinalizadas, o que é louvável. O que ainda é precário é o único acesso, via avenida principal de Luis Correia, que fica entupida de carros. Por que a Prefeitura em convênio com o governo estadual não urbaniza outras vias paralelas para ampliar corredores de acessos as práias?
Quais os desafios para melhorar ainda mais o turismo no nosso litoral? Sugestões: mais campanhas educativas junto aos turistas para que não joguem lixo e não usem transportes motorizados nas práias, melhoraria do atendimento nos bares e restaurantes, urbanização de mais práias.
O bom é que - mesmo poucas - algumas campanhas educativas começam funcionar. Em alguns momentos foi possível constatar turistas vaiando motoristas trafegando na práia com seus carrões. Aliás, neste ponto, o comentário é que para "aparecer" agora o sujeito precisa pousar de helicoptero na práia para poder chamar atenção.
Tanto Parnaiba como Luis Correia atraem hoje mais investimentos privados. Novos Bares, restaurantes, supermercados, mercadinhos, pousadas, hoteis, casas de veraneio e shopping vem sendo instalados. O ruim é a qualidade dos serviços, que ainda não é focado nos clientes.
Faz-se necessário com urgência controlar e regular a construção de casas e pontos comerciais na região das práias.
Apenas criticar não é mais suficiente. Dê também a sua sugestão...

Fonte: Acesse Piauí
Edição Blog do Pessoa

8 comentários:

  1. acho que não vale mais a pene sair de sua cidade para vir para parnaiba porque as coisas andão muito caras pele cidade e pelas praias,que não oferensem seguranca e não valorizão artistas da terra... me digam vale a pena

    ResponderExcluir
  2. Para que o turismo venha se consolidar no nosso litoral, uma coisa é essencial, respeitar o TURISTA, e no periodo de temporada, cobrar por um tira gosto de peixe o valor de R$ 60,00 é pedir que esse turista nao volte nunca mais.

    ResponderExcluir
  3. E quando o salario minimo aumentar para R$1000. Eu so quero e ver como vai ficar. Quem vai pagar por isso?????

    ResponderExcluir
  4. "Orla de Atalaia está sendo construída com material de baixa resistência03/01/2011 - 12h14min".

    O Conselho Regional de Engenharia e Arqueitetura no Piauí (Crea) divulgou um laudo sobre a construção da orla da praia de Atalaia em Luís Correia, litoral do estado. Segundo o relatório, o material utilizado na obra tem baixa resistência e não há projeto de acessibilidade para o local.

    A vistoria foi realizada entre os dias 8 e 9 de novembro por uma equipe de profissionais habilitados para verificação da qualidade, solidez, fatores de conservação, depreciação, acessibilidade, segurança e funcionalidade dos elementos do empreendimento. Além do controle de qualidade, o objetivo era constatar as ocorrências e condições de execução da obra de urbanização da orla.

    Durante a vistoria foram recolhidas peças do meio-fio e do passeio público para realização de teste de resistência em uma empresa especializada em Teresina. O resultado foi que o material apresentava resistência inferior ao que está especificado no projeto.Foram encontradas ainda falhas nas estruturas de madeira e verificado que algumas ferragens não estavam adequadamente tratadas para suportar a agressividade natural do local, que possui alto teor de salinidade.

    O Crea não visualizou nenhum tipo de projeto referente à acessibilidade. Ainda segundo o laudo, os sarjetões construídos ao longo da pista de rolamento estão sujeitos a entupimento com facilidade, já que a quantidade de areia poderá vir a obstruir tanto as sarjetas, quanto as galerias nas quais desaguam.

    A conclusão do relatório aponta que "o material com o qual está sendo realizada a obra está abaixo do especificado no projeto e que os serviços realizados na Orla de Atalaia deixam dúvidas quanto a sua eficácia e qualidade", especifica o laudo.

    Reportagem: Tamiris Lima

    Fonte:
    http://portaldaclube.globo.com/Municipios/noticias.php?hash=a25d91fdb7ff6eb29c32d30eb394257c&id=59

    Assim dificil falar em turismo. O governador deve ter um zelo maior com relação esta questão.

    ResponderExcluir
  5. Criticar sim, é necessário.
    A maior reponsabilidade dos problemas municipais é da prefeitura, ou seja, se os problemas existem e não sao solucionados é porque o prefeito é incompetente em nomear secretários incompetentes, nós não faremos com boas sugestões o trabalho dos incompetentes contratados.
    Não se ver obras municipais em Parnaíba, não se ver obras municipais em Luís Correia, o que se ver é o estado tentando maquear a paisagem com obras pífias, pensando que engana o povo e prefeitos comprando ações, fazendas e bois.
    Só resta uma solução que é mudar os governantes, de preferência para melhor.
    Como saber quem é o melhor não sei, mas sei quem já foram os piores, e nestes eu não voto mais.
    O povo está no caminho certo, Mão Santa e Heráclito já não contaminam mais o estado. Faremos agora com prefeitos e vereadores.

    ResponderExcluir
  6. Meu comentário publicado por Blog do Pessoa na data de 02/12/2009 às 11:50. Como atrair e segurar os turistas (1):
    01 - Não basta ter "belas" praias, bons passeios e lugares "exóticos" para serem mostrados. E preciso uma serie de cuidados para manter os turistas que já vieram e fazer com que novos turistas venham, e o que vejam repercutam por toda a vida de maneira agradável.
    02 - Aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem irão lembrar durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas vêem diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase inesquecível, mesmo que seja desagradável.
    03 - Portanto, se a praia estiver suja, se a cidade estiver suja, se o comercio local não for agradável, de modos que o turista se sinta mal, não se iluda, este não voltara, se voltar, será por um acaso do destino, ou por que aquele lugar e passagem para outros lugares.
    04 - Quase todo turista, passa o ano inteiro sonhando com o dia em que ira sair de ferias, e poderá passear na praia sem nenhum constrangimento. Mas existem locais onde ele chega e é abordado por homens que querem disputá-lo para cobrar o estacionamento, depois a disputa e nas cadeiras da praia, depois os passeios, o restaurante do almoço. Isto e altamente constrangedor, quando não vem na forma de oferta, mas sim na forma de arrastão. Infelizmente, isto e praticamente incontrolável pelos serviços regulares. Turista, e gente como agente, tem memória. E no ano seguinte, ele procura outra praia.
    05 - Turista e gente bem informada, e normalmente e a parte da sociedade mais bem informada, são Médicos, Engenheiros, Delegados, Juízes, Promotores, Desembargadores, Policiais, Advogados, e outros mais. Quem ganha salário mínimo não faz turismo, quem faz turismo tem dinheiro no bolso, não precisa constranger, ele vai gastar porque levou dinheiro para isto, esta no orçamento. Pensar que engana esta gente, e uma aberração humana, e um desagravo, e um desativam. Tudo isto e constrangimento e o turista não volta mais ali e ainda fala para todos os seus amigos e publica da forma como pode. O que os operadores de turismo fizerem ira repercutir pelo mundo.
    06 - E necessário trabalhar esta questão na televisão, no radio, nas escolas a partir do primeiro ano letivo, especialmente em cidades que tem o turismo como fonte principal de renda. O Brasil tem forte potencial turístico, mas ha lugares, cidades, estados, onde tais questões precisam ser trabalhadas com maior acuidade. Acrescente-se aos diversos fatores desagradáveis, mais este: o constrangimento para gastar varias vezes alem do necessário, (preço dobrado e triplicado). Alem de outras formas de tratamento, só produzam perda de clientela.
    07 - Em Fortaleza ha uma Feira bem no calçadão, mas eles tem o cuidado de retirarem as barracas todas as noites com horário rigoroso para montagem e desmontagem, o lugar e limpo, o turista e tratado como rei. Bom seria, se por todo o Brasil fosse assim.
    08 - Os hotéis e pousadas que recebem turistas devem ser extremamente limpos, tanto o piso como os moveis, muitos pecam neste ponto. Os restaurantes que servem turistas devem ter a cozinha aberta (vidro) para que todos que chegam vejam o que esta acontecendo no laboratório mais sagrado do ser humano - a cozinha. Se o vidro não for possível, coloquem então, um circuito fechado, mostrando a cozinha.

    ResponderExcluir
  7. Meu comentário publicado por Blog do Pessoa na data de 02/12/2009 às 11:50. Como atrair e segurar os turistas (2):
    09 - Turista dificilmente registra ocorrência, por isto as autoridades locais, Secretaria de Segurança e Secretarias de Turismo dificilmente ficam sabendo quando o turista sofre um furto ou roubo, quando alguém remenda o mesmo pneu quatro vez num só dia, tudo isto acontece e não deveria acontecer.
    10 - Turista que sofreu constrangimento, dificilmente volta aquele estado e fala mal daquele lugar ate cansar, e todos os seus colegas de trabalho evitam passar também pelo mesmo lugar.
    11 - Se faz necessário, altos investimentos em propaganda turística e treinamento de pessoal que trabalha neste ramo (operadores de turismo), e certo que alguns estados já fazem isto, a exemplo o Ceara, mas e preciso fazer mais. Melhorar as estradas, a segurança a fiscalização do comercio direcionado ao turismo e outros cuidados de praxe.
    12 - Na pratica, o turista e um cliente, um consumidor como outro qualquer, o problema, e que turista e consumidor de alto nível, silencioso, porém extremamente seletivo. Ele não devolve a ofensa no local, porque esta em terra distante, mas quando chega na sua terra anuncia para todos como foi tratado. Qual e o cliente que volta a uma loja, onde consumiu uma mercadoria que não lhe agradou, pagou um preço absurdo e voltou para casa insatisfeito? Não e nada agradável, vermos o nosso sonho transformado em pesadelo.
    13 - Turista, e gente bacana, com fonte de renda certa, e que passa um ano inteiro planejando as suas ferias, se elas forem estragadas uma vez em um lugar, ele não permitira que isto aconteça novamente, e se possível evita que outros passem por este desconforto.
    14 - Turista quer: Praia limpa, preços condizentes com o mercado, acomodações confortáveis, e tratamento adequado, sem engano.
    15 – Por que o Estado do Ceará, tão distante do resto do Brasil e do mundo, é hoje o maior pólo turístico do Brasil? A resposta e simples: Transparência, honestidade, tratamento adequado, preços adequados, praias extremamente limpas e uma serie de detalhes quase imperceptíveis, porem, altamente agradáveis. Os cearenses entendem que não e possível enganar o turista.
    16 - Talvez seja hora de se reaprender a fazer turismo. Pelo menos temos a natureza a nosso favor. Só não se sabe ate quando ela suportara.
    17 - Os sentidos mais apurados nos turistas são: Olfato, visão e paladar.

    ResponderExcluir
  8. Ha secretarios irresponsaveis e burros. Os prefeitos deveriam ser mais seletivos e cobrar resultados. Porem, tambem devemos dar sugestoes pois uma pessoa so, nao sabe tudo. Nesse caso quem tiver em "charge" deve analisar e pegar as melhores sugestoes. Dar sugestoes ajudar na hora de formular solucoes.

    O que e analisar???

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.