3 de nov. de 2009

Florentino Neto elogia realização da I Conferência Municipal de Cultura

Artistas, representantes do poder público e sociedade civil marcaram presença nos dois dias (29/10/2009 e 30/10/2009) da I Conferência Municipal de Cultura de Parnaíba, nas dependências do ISEAF (Instituto Superior Antonino Freire), localizado na Avenida das Normalistas, 857, bairro Nova Parnaíba.
Na abertura da conferÊncia aconteceu às apresentações artísticas de Vera Amorim (cantando o hino da cidade de Parnaíba), Zé Cláudio (músico que acompanhou a interprete no hino) e do grupo Perola, com regência de Celso Prado.
Em seguida foi apresentado aos presentes, discutido e aprovado o regimento da Conferência Municipal de Parnaíba. A mesa de honra foi composta por personalidades como a secretária Municipal de Cultura, professora Fátima Cármino, presidente do IHGGP, jornalista Reginaldo Júnior, membro do SATED-PI, diretor teatral Jesum Messias, representante do Ministério da Cultura no Piauí, Andréa Lacerda e representando o prefeito José Hamilton, o secretário municipal de educação, professor Alcenor Candeira Filho.
Ao fazer uso da palavra, a secretária de cultura, Fátima Cármino, disse que está tramitando no Congresso Nacional a PEC 150, que determinará anualmente, 2% do orçamento federal, 1,5% dos estados e 1% dos municípios, advindos de receitas resultantes de impostos, sejam aplicados diretamente em Cultura.

“O Estado brasileiro caminha para adquirir, pela primeira vez, capacidade de planejamento das políticas nessa área”, disse a secretária de cultura Fátima Cármino.

Andréa Lacerda proferiu a palestra sobre o tema: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Serão debatidos os eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.
No segundo dia de conferência os grupos Arte-Lata e Nordestinandos comandaram o show artístico, arrancando aplausos dos presentes. O vice-prefeito de Parnaíba, advogado Florentino Neto, marcou presença e anunciou o pagamento da desapropriação da Casa Grande, residência onde morou Simplício Dias da Silva. O sobrado passa a ser de fato e de direito de patrimônio dos parnaibanos. O valor da desapropriação da Casa Grande de Simplício Dias através do processo judicial girou em torno de 98 mil reais, sedo depositado pela Prefeitura na conta dos antigos proprietários.

Ainda na conferência foram apresentadas propostas estratégicas para a implantação dos Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais; Plano Municipal de Cultura e a escolha de delegados para participarem da II Conferência Estadual de Cultura, que será realizada nos dias 26 e 27 do próximo mês, na cidade de Teresina. A Conferência Nacional de Cultura está prevista a realizada de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.

Delegados escolhidos para Conferência Estadual

Representando as Organizações Não Governamentais:

Área de Teatro: Jesum Messias de Albuquerque Neto (Jesum Messias)
Área de Música: Carlos Teófilo de Carvalho Lima (Teófilo)
Área de Dança:Carlos Santos Furtado (Didi)
Área de Artistas Plásticas: José de Maria Carvalho Silva (Zé de Maria)
Área de entidades culturais: Fábio Mualém Moraes Mendes

Representando as Organizações Governamentais:
Maria de Fátima Cármino (secretária de cultura)
Joel Neves da Costa (Secretaria Municipal de Cultura)
Cosme Costa Sousa (Fundac e IHGGP)

No próximo dia 10 deste mês, a partir das 19h00min, será realizada no auditório da prefeitura de Parnaíba a análise da minuta do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

3 comentários:

  1. ESSA CONFERÊNCIA É IMPRODUTIVA. QUERO VER FAZER CULTURA COMO O ARLINDO FAZIA, CARNAVAL,FOLGUEDOS E OUTROS MAIS. NÃO FICA SÓ NO PAPEL.

    ResponderExcluir
  2. O patrimônio cultural de uma cidade é constituído pelas obras, atividades e realizações de seus habitantes, e é importante ressaltar que essas devem traduzir a originalidade e a autenticidade da sociedade. Para o patrimônio tornar-se símbolo de uma cidade e identificar a cultura da população, deve ser construído e eleito por esta, criando identidades com os espaços e podendo servir como atração turística.
    “A arte é o espelho da pátria; a cidade que não preserva os seus valores culturais, jamais será a imagem da sua própria alma” (Chopin).

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.