Blog do Pessoa: Vereadores solicitam ao governador instalação em Parnaíba do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte


9 de dez. de 2018

Vereadores solicitam ao governador instalação em Parnaíba do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte

Um requerimento assinado por todos os 17 vereadores de Parnaíba, foi votado e aprovado por unanimidade na sessão de sexta-feira última, solicitando o encaminhamento de correspondência ao governador do Piauí, Wellington Dias, para que ele determina ao órgão competente as providências cabíveis e necessárias a fim de que a sede do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN) seja instalada em Parnaíba. O CPLMN é sediado em Teresina e tem como Comandante o Cel. Raimundo Sousa, que já comandou o 2º BPM, no município, durante alguns anos, onde desenvolveu um brilhante e reconhecido trabalho, que lhe valeu diversas homenagens, tanto do Poder Executivo quanto Legislativo, além de outros órgãos e entidades locais.
“O referido comando foi criado por Lei Estadual (nº6.792)de abril de 2016, com atuação em toda a área que abrange os municípios que integram os Territórios de Desenvolvimento da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, ou seja, com atribuições de atuar no policiamento ostensivo, desde a cidade de Campo Maior a Cajueiro da Praia. Inicialmente a ideia era que o Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte fosse fixado na cidade de maior influência da região, ou seja, Parnaíba. Entretanto, em razão de inúmeras dificuldades logísticas isso não aconteceu até apresente data”, justificam os vereadores no documento.
Os 17 vereadores entendem que esse fator faz com que a segurança do Litoral Meio Norte fique muito fragilizada, uma vez que “a sede do Comando está a 340 km de distância dos focos das ações criminosas, dificultando a atuação, de forma planejada e sistemática, no combate ao crescente número da violência e da criminalidade”.
Pronunciamentos
Quase todos os 17 vereadores se manifestaram defendendo a matéria, onde todos são signatários. “Parnaíba hoje é um grande município que possui cerca de 20 cidades no seu entorno, incluindo algumas do Maranhão e do Ceará. O governador Wellington Dias teve o privilégio de ser o mais votado em Parnaíba. O atendimento do nosso pedido seria uma forma dele  agradecer a população da cidade. E aproveitamos para pedir que o Cel. Sousa, que tão bem já dirigiu o 2º BPM em Parnaíba, continue no comando(do CPLMN) para dar à nossa cidade mais segurança. A próxima vez que eu estiver com o governador vou cobrar isso, pois assim o governador vai reconhecer os votos que recebeu dos parnaibanos”, defendeu o vereador Ronaldo Prado, cujo posicionamento foi compartilhado pelo vereador Ricardo Veras.
Para o vereador Antônio Diniz, “é Necessário que as autoridades entendam que Parnaíba é a segunda maior cidade do Estado. Não tem o Comando de Policiamento ser do Norte e ter sua sede em Teresina. Vamos torcer para que o governador e o Comandante Geral da Polícia Militar entendam da necessidade de ser aqui a sede deste órgão” disse. O vereador André Neves, que também disse confiar na sensibilidade do governador e do Comandante Geral da PM, lembrando do compromisso do Coronel Sousa tem com a segurança da população, provando isso quando comandou o 2º BPM e que ele literalmente era quem ia à frente em todas as operações realizadas pela Polícia Militar”.
O vereador Carlson Pessoa, por sua vez, disse não entender ser na capital a sede dos Comandos de Policiamento do sul e do norte. “Estrategicamente seria Picos a sede da região sul e Parnaíba, na região norte. Claro, não sou nenhum especialista mas isso é que faria sentido”, disse o vereador, defendendo também a permanência também do Coronel Sousa no comando do órgão, “porque sabemos do grande trabalho que ele já fez em Parnaíba. Ele foi operante e foram seus próprios méritos que o credenciaram a ser o Comandante deste Comando da região Norte. Estamos fazendo este levante para que estes dois Comandos sejam sediados nas cidades polo de cada região”, pontuou Pessoa.
“Eu fico muito feliz ao votar neste requerimento coletivo, porque todos estamos unidos por uma única causa, que é a melhoria da segurança pública em nossa cidade. Essa luta já é de alguns anos. O Comando já existe, mas com sede na capital, são 340 quilômetros de distância. Só em período de grandes festas, da alta estação, é que se deslocam para realizar operações no litoral. Há mais de 01 ano o Coronel Sousa está no Comando e continua tomando à frente de todas as operações. Nem todo Coronel faz isso. Mas ele dá o exemplo. Esperamos que com o Comando sediado aqui o resultado apareça. Quando no segundo BPM, pelo trabalho que fez, recebeu todas as homenagens. Agora, só nos resta agradecer todos os vereadores, signatários desta solicitação, que estão juntos abraçando esta causa”, finalizou Neta.
Por: Bernardo Silva
Fotos: Camila Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...