Blog do Pessoa: Sem porto marítimo e sem a ferrovia Transnordestina, ZPEs do Piauí serão inviáveis!!


16 de ago. de 2018

Sem porto marítimo e sem a ferrovia Transnordestina, ZPEs do Piauí serão inviáveis!!

Por: Tomaz Teixeira
Faz pena a falta de conhecimento na condução do projeto da ZPE de Parnaíba. Sem porto de mar e sem ferrovia ligando Itaqui/MA e Pecem/CE, pela ferrovia que liga Teresina a Parnaíba, que há muito cobra a sua recuperação para ligar a capital a Luiz Correia. Mas, infelizmente, os políticos do Piauí não viabilizam projetos consistentes de desenvolvimento e sequer, têm propostas direcionadas ao progresso do Piauí, em cima de planejamento de resultados.
A ZPE de Fortaleza, encravada dentro do Porto de Pecém, é o grande entrave para a ZPE do Piauí, onde pela lógica, exige apenas dois fretes das montadoras que preferem o Ceará, exigindo apenas um frete de vinda e outro de volta. Enquanto isso, a ZPE do Piauí, localizada em Parnaíba, cidade litorânea, mas, isolada no norte do estado, por falta da ferrovia e do Porto de Luiz Correia, já descartado pela Secretaria Nacional de Portos, como inviável, devido o assoreamento da área portuária, sem condições de viabilidade técnica, se constituindo no grande entrave da ZPE do Piauí. Daí, o fracasso do projeto da ZPE de Parnaíba. Em Teresina, esse projeto encravado na margem da ferrovia que liga a capital do Piauí aos estados do Ceará e Maranhão, seria mais viável.
Mas, falta aos políticos do estado, competência, visão empreendedora e maturidade, com visão de estadista para que projetos como esses sejam priorizados, pelas emendas de bancadas e projetos de viabilidade técnica e econômica, na busca por investidores que tenham interesse no aproveitamento desse projeto da ZPE do Litoral.
Competência gente! Competência! Mas, falta planejamento de resultados direcionado ao desenvolvimento do estado com sustentabilidade, quando, a ZPE, se tivesse a recuperação do trecho ferroviário ligando Teresina ao litoral, com a ligação ferroviária de Teresina com o porto de Pecém/CE e Itaqui/MA, o projeto se viabilizaria, diminuindo a incidência de 3 fretes de vinda e 3 de volta. Ora, 6 fretes? Sim, um frete do país de origem, até aos portos do CE ou MA, de trem até Teresina e de Teresina para Parnaíba, de carreta!! Qual montadora deixaria de optar pela ZPE de Pecém, CE, que permite apenas 2 fretes, sendo um de vinda e outro de volta, para as montadoras que há muito estão chegando e optando pelo Ceará. Daí, ser a ZPE de Fortaleza, a mais viável entre todas que o então Presidente José Sarney premiou os estados nordestinos. Pelo tempo, serve para mensurar que nossa classe política é neófita, despreparada e não têm interesse no progresso e muito menos no desenvolvimento do estado.
O Piauí precisa melhorar o nível de sua classe política pelo menos contratando consultorias, que orientem os políticos a dotarem o estado de projetos consistentes e factíveis de desenvolvimento. Mas, quem são esses políticos com essa mente fértil? Você conhece? Falta cultura empreendedora aospolíticos do estado. Daí, se comentar e opinar em rodas de pessoas lúcidas, de que o Piauí precisa e com urgência, ser governado por jovens empresários de visão empreendedora como aconteceu no vizinho estado do Ceará, com a arrancada promovida pelo grande Governador Tasso Jereissati.
Mas, Conversando com o Diretor Técnico da ZPE de Parnaíba, Dinarte Cavalcante Porto, esse está otimista, com a conclusão da adutora principal dos tabuleiros litorâneos, que poderá ajudar na viabilidade de exportação da MEGA produção de frutos e seus derivados, o que poderá ocorrer muito breve.
Entretanto, as ZPEs existentes no mundo, têm a filosofia diferente, que é, de atrair grandes montadoras de máquinas, automóveis, eletroeletrônicos e empreendimentos outros, visando geração de empregos, gerando renda com sustentabilidade, e viabilizando o comércio de exportação das montadoras, bem como, aumentando o percentual permitido para a venda interna, ou seja, dentro do Brasil. Isso, já acontece,  com sustentabilidade na Zona Franca de Manaus. Para que esse sucesso venha acontecer, necessário se faz agilizar a recuperação da ferrovia, ou torcer, para que o Projeto do Complexo Industrial e Portuário do Vale do Timonha aconteça, como existe uma nobre proposta ainda não do conhecimento dos neófitos políticos do Piauí, que tomarão um susto, quando a bomba explodir em pleno Vale do Timonha, local do mais importante porto marítimo do nordeste. Com um calado que vai assustar os neófitos, incomPTentes despreparados políticos do nosso estado.
É o nosso duro e sério comentário de hoje, doa a quem doer!!!
Fonte: Blog do Bsilva 

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