Blog do Pessoa: Alunos ocupam prédio da Uespi em Parnaíba em protesto pelo não início das aulas


18 de jul. de 2018

Alunos ocupam prédio da Uespi em Parnaíba em protesto pelo não início das aulas

Estudantes de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do campus de Parnaíba, ocupam a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) em protesto pela falta de alimentação, que deveria ser fornecida pela instituição, atraso no pagamento das bolsas e salário dos professores. A situação comprometeu o início do período letivo que havia sido remarcado para esta segunda-feira (16). 
"Tudo o que a Uespi nos prometeu, resolver a alimentação, a questão das bolsas e o Incra pagar os professores, nada aconteceu até o momento. Então, os alunos estão ocupando a FCA da Uespi em Parnaíba, que é onde funciona o nosso curso. Estamos aqui sem aula e sem alimentação", disse o estudante Maciel Silva.

O curso é financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em parceria com o  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Uespi.

Devido a situação, alguns alunos abandonaram o curso. No momento, 16 estudantes ocupam o prédio. O protesto segue por tempo indeterminado. No início do mês, os estudantes foram a Teresina cobrar a resolução do problema.
"A reinvidicação é para que as aulas iniciem. Para isso é preciso sanar o pagamento dos professores do período passado que se encerrou dia 7 de julho e sanar o problema da alimentação. O coordenador do curso está acompanhando e já fez tudo o que era cabível", complementa o estudante. 

"A situação se repete. No ano passado, só estudamos um semestre e porque tomamos a iniciativa de ocupar o prédio. Já tivemos reuniões com o Incra, Pronera e fomos até o reitor. Estamos ocupando o prédio porque a própria Uespi não cumpriu o que prometeu", desabafa Maciel Silva.

Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria da Uespi que se posicionou através de nota. Confira:A Universidade Estadual do Piauí, em relação às reinvindicações dos alunos do curso de Engenharia Agronômica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) ofertado pela instituição em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), informa que vem mantendo diálogo constante com os estudantes com a finalidade de regularizar a situação. No dia três de julho, a Administração Superior recebeu um grupo de alunos na reitoria e, conforme acertado na reunião, realizou ainda na mesma semana, a contratação da empresa fornecedora de alimentação. Durante os dias seguintes, a instituição cumpriu as fases dos procedimentos licitatórios, e a ordem de serviço já foi assinada, autorizando, portanto a empresa a fornecer o serviço.

Por Graciane Sousa/Cidade Verde | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...