Blog do Pessoa: SPMIP e Prefeitura de Parnaíba realizam mutirões preventivos contra os cânceres ginecológicos


23 de out. de 2017

SPMIP e Prefeitura de Parnaíba realizam mutirões preventivos contra os cânceres ginecológicos

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Sociedade de Proteção à Maternidade e Infância de Parnaíba (SPMIP), mutirões comunitários de prevenção e proteção contra os cânceres ginecológicos, estão sendo realizados aos sábados, na sede da SPMIP, que fica no mesmo prédio do Hospital Marques Bastos, no centro da cidade. Na manhã desta segunda-feira (23), o diretor da SPMIP, Mirócles Veras, reuniu-se com o secretário municipal de Saúde, Raimundo Bessa, com o secretário da Fazenda, Gil Borges e com o vereador Carlson Pessoa, onde discutiram sobre a eficácia desta ação conjunta.



Conforme enfatizou Raimundo Bessa, além de proporcionar mais comodidade e oportunidades para as pacientes, a parceria ainda traz economia para o município, diminuindo a demanda de pessoas que seriam enviadas para a capital, em busca de tais procedimentos. “Os cânceres ginecológicos têm crescido muito e quanto mais informação e acesso rápido à prevenção nossas cidadãs tiverem, mais protegidas contra essa doença elas estarão”, garantiu o secretário.

De acordo com Mirócles Véras, da SPMIP, estão sendo “incrementadas ações relativas aos prognósticos preventivos dos cânceres de mama e do colo de útero, para que possamos atender a toda a demanda de Parnaíba. Antigamente as pessoas tinham o diagnóstico com a doença já em estado avançado e eram inevitavelmente enviadas para Teresina. Então, nossa preocupação é que a prevenção, que é o método mais eficaz contra a enfermidade, realmente aconteça”, assegurou.


Estão disponíveis à população, de forma inteiramente gratuita: exames, consultas e demais ações preventivas contra o câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa integra as ações do projeto “Outubro Rosa”, sendo que o próximo mutirão ocorrerá neste sábado (28), durante o dia inteiro. Denominado de “Serviços do Programa Saúde da Mulher”, o programa acontece com o rastreamento e investigação do surgimento dos principais cânceres femininos.

Os cuidados com o público feminino atendido pelo projeto ainda inclui testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de agendamento para pré-natal, teste do pezinho, exames citoplasmáticos, distribuição de suplemento mineral para as gestantes, e ácido fólico, além da distribuição de métodos contraceptivos, como preservativos, DIU e anticoncepcionais orais.

O vereador Carlson Pessoa que, a convite da direção do hospital, acompanhou o último mutirão, ficou entusiasmado com o grande público beneficiado com os serviços de saúde, sendo que em cada ação são atendidas cerca de 120 mulheres. “Esta ação é extremamente importante para a população, uma vez que o câncer ainda é um grande desafio para a ciência e para a medicina. Em Parnaíba temos grandes especialistas em oncologia, como o doutor Tiago Almendra, doutor Nereu e a doutora Renata, entre outros e a Maternidade Marques Bastos possui uma estrutura muito boa. A Prefeitura de Parnaíba e o SPMIP estão de parabéns por proporcionar esses cuidados para as mulheres”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...