Blog do Pessoa: NASF promove caminhada pelo setembro amarelo


25 de set. de 2017

NASF promove caminhada pelo setembro amarelo

Este mês de setembro tem sido repleta de ações em prol da luta e valorização da vida através do Setembro Amarelo. Para engajar toda a população à causa a equipe do NASF e com apoio do secretário de saúde, Valdir Aragão, realizou nesta quinta-feira, 21, caminhada alusiva ao setembro amarelo.

Cerca de 60 pessoas vestiram amarelo e branco para participarem da caminhada, que iniciou na Beira rio e passou por ruas do bairro do Carmo. Cada participantes levou seus balões e cartazes para chamar a atenção de quem estava passando pela caminhada.

Para coordenadora do NASF, Francisca Oliveira, é essencial promover a conscientização sobre o suicídio para a sociedade. "As ações do Setembro Amarelo estão sendo realizadas para promover a saúde e fortalecer a participação da sociedade ao falar sobre o assunto".
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio a cada dia e ocupa o 8º lugar em morte  por suicídio.
Segundo a psicóloga Paula Tayse Oliveira, o suicídio não acontece do nada, mas que se trata de uma consequência decorrente de uma série de fatores de natureza emocional, psicológica e até mesmo física.

O Ministério da Saúde divulgou seu primeiro Boletim Epidemiológico sobre o suicídio no Brasil. Um dado é alarmante: a taxa de suicídio no Piauí é 57% maior que a nacional. Somente em 2015, foram 8,8 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes no Estado e no mesmo ano, no Brasil, essa taxa foi de 5,6 para cada 100 mil habitantes.
O evento contou com participação dos Residentes multiprofissionais da UFPi, NASF e ESF. 
                       
(Camila Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...