3 de jul de 2017

NO LIMITE DO PRAZO LEI: Rejane e Florentino darão início as obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba

Nesta segunda-feira (03) a secretária de estado da Educação e deputada federal licenciada, Rejane Dias, assina a ordem de serviço para o início das obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) na cidade de Parnaíba. A solenidade acontece às 8h30, na rua Mira Rios, no bairro São Vicente de Paula.
Rejane Dias é autora de emenda de R$ 5 milhões para execução da obra, que deve garantir atendimento a pessoas com deficiência de toda a Planice Litorânea. “Calculamos que residam mais de 60 mil pessoas com deficiência naquela região e, com o Centro, não precisarão mais se deslocarem para Teresina, até o CEIR, para terem um atendimento gratuito e de qualidade”, destacou a deputada.
O secretário para inclusão para a pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, ressaltou que a obra deve ser concluída em um ano. “É um serviço de grande necessidade para os habitantes de Parnaíba e região e que está sendo erguido com o trabalho em conjunto da SEID, Secretaria de Saúde e o apoio incondicional da secretária e deputada licenciada Rejane Dias, que continua seu trabalho em defesa das pessoas com deficiência em todo o Estado”, comentou.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) recebe esse nome porque vai oferecer serviço de reabilitação para quatro modalidades: visual, auditiva, física e intelectual. É o tipo centro mais completo, com poucas unidades em todo o país. O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina, por exemplo, atualmente atende a três modalidades e se prepara para atender a quarta em breve.
Segundo Mauro Eduardo, a SEID está trabalhando para levar o serviço de reabilitação de alta complexidade para outras regiões do Estado. Em São João do Piauí, no extremo Sul, em breve deve ser iniciada a construção de um CER III para atender toda a região.

O CER IV é um serviço especializado, sendo uma das primeiras unidades no Estado que oferta assistência nas quatro modalidades de reabilitação, como afirma o secretário Florentino. “Vamos possibilitar o início da construção do Centro de Especializado em Reabilitação – CER IV, uma obra que a gente vem lutando há muito tempo e que agora vamos iniciar a sua concretização. Obra importante, que vai ofertar atendimento nas quatro modalidades de reabilitação: visual, física, intelectual e auditiva”.
“Um serviço especializado muito importante para a região. São poucos os Centros de Reabilitação que nós temos no Piauí com esse perfil de atendimento nas quatro reabilitações, sendo que Parnaíba, o polo da região da Planície Litorânea será extremamente beneficiada”, complementa.
A unidade terá capacidade de atendimento de, no mínimo, 700 usuários por mês, nas quatro reabilitações, com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção à saúde no território. 
A equipe será formada por aproximadamente 30 profissionais da área de saúde, como médicos, em diversas especialidades, além de fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro. 
Para o acesso ao serviço, o paciente será regulado pela Central Estadual de Regulação da Assistência à Saúde (CERAS) que receberá os encaminhamentos dos municípios.
A obra está orçada em cerca de R$5 milhões, tendo como fonte de recursos o Ministério da Saúde e Tesouro Estadual.  
Da redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...