Blog do Pessoa: Roger Jacob usa a tribuna da Câmara para explicar as mudanças na educação de Parnaíba


8 de fev. de 2017

Roger Jacob usa a tribuna da Câmara para explicar as mudanças na educação de Parnaíba



O Secretário Municipal de Educação, Roger Jacob esteve nessa terça-feira (07/02), na tribuna da Câmara Municipal de Parnaíba, fazendo uma explanação detalhada sobre o plano de reordenação da rede Municipal de ensino.

Roger Jacob iniciou sua explanação enaltecendo os valorosos serviços prestados pelos professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino, a quem pediu uma salva de palmas.

``Quando iniciamos essa gestão, o prefeito Mão Santa disse que tinha o compromisso muito forte de resgatar as estruturas físicas das escolas, de melhorar a educação da zona rural e de melhorar os índices de ensino``, destacou o secretário. Com esse compromisso assumido e, com o aval do prefeito, Roger Jacob e sua equipe estão trabalhando num reordenamento de algumas escolas, principalmente, na zona rural de Parnaíba, com o intuito de melhorar os índices de aproveitamento dos alunos. ``Tínhamos duas, até três escolas diferentes separadas por muros o que dificultava a gestão. Nossa primeira medida foi derrubar esses muros e transformar as escolas numa única unidade, inclusive com a mesma equipe de gestor. Essa pequena mudança é fundamental para melhorar a estrutura da educação de nossas crianças. Quando assumimos esse desafio identificamos que tínhamos uma rede muito grande, de escolas muito pequenas. Por esse motivo nossos alunos não conseguiam aprender de forma satisfatória``, pontou o secretário.

Segurança
Roger Jacob destacou três itens que mais preocupou toda sua equipe desde a fase de transição de Governo: O baixo índice de aproveitamento no IDEB, a insegurança nas unidades escolares e o que ele chamou de ``gestão impossível``. ``Só para os senhores terem uma ideia, nesse último final de semana tivemos uma escola que foi assaltada 4 (quatro) vezes, fora os outros inúmeros casos de furtos em outras unidades escolares. O problema da insegurança se agrava mais nas escolas da zona rural, sendo um problema que precisa ser atacado de frente e com coragem``. Acrescentou o secretário.


Transporte Escolar
Todos os motoristas de transporte escolar da Rede Municipal de Ensino estão passando por treinamentos na secretária de educação para se qualificarem para a função. Outra mudança significativa explanada pelo secretário será a colocação de um monitor em todo ônibus escolar, dando mais segurança aos alunos e tranquilidade aos pais e responsáveis. A presença desse monitor será importante também para a preservação da frota de veículos do município. Segundo ainda o secretário, dos 26 veículos de transporte escolar, apenas 8 (oito) são alugados. ``É importante à qualificação dos motoristas e exigir que todos estejam habilitados para conduzir o transporte, com no mínimo CNH categoria D, sem deixar de mencionar que toda cadeia de transporte foi pensada para proteger nossas crianças e evitar que aconteça o que aconteceu no passado, quando recebemos ônibus sem janelas ou com mais de 50% dos acentos quebrados ou danificados. Por incrível que pareça a coisa que mais me dar preocupação hoje não é a merenda escolar, mas sim, que essas crianças estejam bem cuidadas dentro dos ônibus escolares``, frisou Roger Jacob.

Ao final da explanação do secretário, Roger Jacob alguns Vereadores se manifestaram sobre as medidas apresentadas. A mais enfática nas criticas foi a Vereador Fátima Carmino (PT). ``Acho que essas medidas estão acontecendo de forma rápida demais e sem ouvir os principais interessados: os pais e profissionais da educação. Não podemos realizar mudanças drásticas numa grande estrutura dessa forma``, destacou a Vereadora.

O Vereador Carlson Pessoa, líder do Governo, concordou com algumas ponderações da Vereadora de oposição e fez alguns outros questionamentos ao secretário de educação. Carlson Pessoa se mostrou preocupado e indignado com algumas mensagens que estão sendo veiculadas no Whatsapp sobre uma possível ameaça de incêndio feita a uma escola do município. Quanto a essas ponderações, Roger Jacob, disse estar ciente e já está tomando as medidas legais cabíveis sobre o caso.

Outros Vereadores se manifestaram apenas para agradecer a presença do secretário ao Legislativo do município, ressaltando que estão com o mesmo otimismo do secretário e de toda a equipe, sem, no entanto deixar de frisar que irão aplaudir as boas iniciativas e criticar às más, como deixou claro o Vereador, Ronaldo Prado.


Fonte: Walter Fontenele / Portalphb
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...