Blog do Pessoa: Enfermeiros suspendem greve após acordo com o governo na Justiça.


29 de fev. de 2016

Enfermeiros suspendem greve após acordo com o governo na Justiça.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares pararam as atividades no dia 4 de março (Foto: Gustavo Almeida/G1)Enfermeiros, técnicos e auxiliares pararam as atividades no dia 4 de março (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Os enfermeiros e o governo do estado finalmente chegaram a um acordo e a categoria suspendeu a greve na manhã desta segunda-feira (29). As negociações entre os profissionais de saúde e o estado precisaram ir para uma mesa de discussão no Tribunal de Justiça, que enfim definiu os rumos do movimento.
A audiência foi mediada pelo desembargador Erivan Lopes e teve a presença do secretário de saúde do estado, de membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do sindicato dos enfermeiros. As atividades voltam à sua normalidade na manhã desta terça-feira (1º), até que uma nova reunião já marcada para o dia 21 de março aconteça.
A greve dos enfermeiros foi deflagrada no dia 4 de março e nesta segunda completava 25 dias de paralisação. Os profissionais reivindicavam, além de reajuste salarial em 17%, a implantação do plano de cargos, carreira e salários, e do adicional de 20% de insalubridade.
O governador do estado, Wellington Dias (PT), chegou a declarar que não negociaria com nenhuma categoria grevista.

Na reunião que aconteceu no Tribunal de Justiça, representantes do estado e da categoria assinaram, perante o juiz, um documento que suspende o movimento.

No documento, o governo se comprometeu em suspender as multas e os descontos da categoria, além de garantir a apresentação de um relatório de impacto financeiro com o pedido de reajuste do sindicato.
Ainda no acordo, o estado se obrigou a não alterar o pagamento de insalubridade e que deve discutir sobre o assunto, como também o enquadrado dos profissionais administrativos (promoção e progressão), as Gimas, o plano próprio da categoria e a não efetivação de descontos na folha.

Segundo o diretor jurídico do Senatepi, Francisco Alex, a categoria se reúne ainda na tarde desta segunda-feira (29) para discutir a reunião. Ele garantiu que a categoria terá bom senso para esperar que o governo cumpra o que foi acordado em juízo.

"Saímos da greve com a certeza de que o estado manterá a insalubridade e também por ter sinalizado a discussão como a categoria deseja", disse.
Fonte: Globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...